Problemas com o kalk


Nonnu

Recommended Posts

ola a todos...

coloquei uns topicos onde dizia ter alguns problemas com os meus corais, e entao eu uzava agua da torneira com kalk...

bem foi-me dito que teria de esquecer a agua da torneira e usar agua de O.I. com o kalk pois era a agua da torneira que esta a estragar o meu reef...

Bem, como nao tenho ainda O.I. optei por comprar uns litros numa loja da especialidade, e aproveitei e comprei tambem kalk porque ja estava com falta...

Agora acontece o seguinte, quando eu usava agua da torneira e kalk era assim, um garrafao de 5 lt, duas colheres de cha, chocalhava, esperava duas a tres horas e a agua ficava cristalina e pronta a usar.

agora fiz a mesma coisa com a agua de O.I. e o novo kalk da marca ROWAkalk, e o que acontece é que ja cheguei a espera 2 DIAS e a agua ta sempre turva e no fundo do garrafao nao aparece nem uma pitada de po do kalk, ou seja o po nao assenta.

a que se deve este problema ???

o que aconteceu tb foi que tentei entao ao fim dos dois dias usar um pouco da tal agua, e sabem o que aconteceu, no dia seguinte (hoje) tenho o PH a 10,5 e tenho os meus corais todos mirrados...

bem isto em 6 anos de reff nunca esteve a correr tao mal, acho que tenho de ir a bruxa e levar o reef cmg :)((

bem, mas digam-me por favor, o que se passa, porque o po do kalk nao assenta ? sera do kalk que nao presta ? ou sera a agua da O.I que nao estara boa ? o PH ira baixar em breve ou terei de fazer alguma coisa rapido ?

abraço a todos vós

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens como medir o ph da solução que fizeste com água de RO e kalk?

 

Ph de 10 é uma brutalidade. Passa-se aí qualquer coisa. Uma coisa te posso garantir, não é por usares água de RO e kalk que tiveste esse problema. Isso toda a gente usa ou pelo menos deveria usar... :)

 

Só se foi alguma conjugação de factores... nao faço ideia. Espera aí por mais opiniões.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Ph 10,5 !! :):)

e nao morreu nada ?? isso e uma brutalidade !! mas estou com o hugo...

doseando 2 colheres de kalk em 5 litros numa agua de osmose que vem a 6,5 em media mesmo que fiques com a solucao de kalk mais OI a 10 12 de ph, inserindo lentamente no aquario e de preferencia a noite nunca te origina isso que dizes...

muito estranho, como o Hugo disse, e uma questao de medires os PH da OI sem kalk e depois com kalk e verificares os resultados...

 

Faz uma troca de agua rapidamente para desceres esse PH. Tens a certeza do resultado ?? 10,5 de PH ?? :)

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem a noite 22 horas quando medi era mesmo o valor que eu disse pois tive o cuidado de repetir o teste, e nao, nao morreu nada, mas agora sao 8:45 e medi outra vez e ja esta normal, normalizou durante a noite, agora esta a 8,4.

Mas e em relacao ao po do kalk nao assentar no fundo do garafao, que me dizem ?

É que assim a agua que adiciono é sempre rica em po certo ?

Pk razao estara este factor a acontecer ?

è que isto nunca me aconteceu em 6 anos de reef, sempre adicionei kalk, e em duas a tres horas o po assentava e estava pronto, agora com esta agua e o novo kalk que comprei ROWAkalk e agua de O.I. o po do kalk nem em dois dias assenta, esta sempre turva a agua do garrafao...

A Agua da O.I. esta a PH 7

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a água está a 7, em princípio não será daí.

 

Admitindo que com o kalk a água ficaria saturada, elevaria para um ph de 12.

 

Mesmo que espetasses com os 5 litros lá para dentro de uma vez, que não se deve fazer, não vejo que seria suficiente para aumentar dessa maneira o PH.

 

A não ser que tenhas baixo efeito tampão :)

 

Qual o valor de alcalinidade?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bigada a todos por me tarem a ajudar..

,as ainda ninguem me explicou o fundo da questao e é isso que eu queria saber...

 

Mas e em relacao ao po do kalk nao assentar no fundo do garafao, que me dizem ?

É que assim a agua que adiciono é sempre rica em po certo ?

Pk razao estara este factor a acontecer ?

è que isto nunca me aconteceu em 6 anos de reef, sempre adicionei kalk, e em duas a tres horas o po assentava e estava pronto, agora com esta agua e o novo kalk que comprei ROWAkalk e agua de O.I. o po do kalk nem em dois dias assenta, esta sempre turva a agua do garrafao...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já disse não sei porque isso acontece.

 

Se a água parece mesmo de RO, só se for da marca do kalk, não sei...

 

Já tentáste usar esse kalk na água da torneira como fazias?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So se for da qualidade do Kalk !!

mas como fazes ?? abanas, misturas, sacodes, deixas apenas repousar ?? descreve melhor o procedimento de modo a tentarmos perceber o que se passa ??... de resto nao faz muito sentido o que dizes... porque o carbonato de calcio que resulta da mistura tem tendencia a cair para o fundo do recepiente. :)

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais