Tu Gruts or not tu Gruts :P


Recommended Posts

Bem uma duvida existencial ... :P o esmero em criar grutas para os peixes foi tão bem sucedido para mal dos meus pecados que agora só raramente lhes ponho a vista em cima

(Caeruleus) :D se não fosse pêlos alevins (uns 20) :P recem nascidos já tinha tirado as grutas todas.

Que fazer ? que posso por com eles de peixes de meio aquário ?

Qualquer coisa para dar um pouco mais vida ao aquario ?

Comentários sugestoes e ou ideias são bem vindos,

 

 

Thanks ...

 

Flávio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

aconselho-te a povoares o aquário com mbunas, pois se já começaste com eles. Assim não terás problemas com a alimentação pois todos são vegetarianos.

 

Abraço

 

panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás

 

Eu digo "not to gruts" :lol:

São vantajosas para os alevins, mas quando se tornarem uma praga vai ser complicado removê-los... :arrow:

Enche isso com mbunas, nomeadamente de pequeno porte ou pouco agressivos (P. saulosi :arrow: , P. demasonis :arrow::evil: , labeotropheus, "P." Tropheops não amarelos 8)8) ...etc).

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- nem todos os mbunas são vegetarianos, mas isto sou só eu a chatear ih ih :lol::lol::lol::lol:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ps- nem todos os mbunas são vegetarianos, mas isto sou só eu a chatear ih ih :arrow::arrow::arrow::evil:

 

Boas

 

se te informares bem apenas 1% dos mbunas poderão complementar a sua alimentação com insectos e pequenos crustaceos.

N chateias nada apenas acho k estás enganado.

 

Abraço

Panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:arrow:

Como disse estava apenas a ser chato, a brincar, a meter-me contigo... :arrow:

Eu sei que os mbunas são vegetarianos, e que complementam a sua dieta com pequenos invertebrados (crustáceos e moluscos), no entanto existem algumas espécies carnívoras, mas que (infelizmente) não se vendem muito...Quanto a serem apenas "1% dos mbunas poderão complementar a sua alimentação com insectos e pequenos crustáceos" não concordo: as algas contém muitos organismos que os peixes adoram, nomeadamente caracois (um dos pratos principais dos Caeruleus).

Repito, estava apenas a meter-me contigo... :arrow:

 

A título de curiosidade, alguns mbunas carnívoros:

 

- Pseudotropheus crabro - Limpador de parasitas. Vive com peixes-gato do género Bagrus (Bagrus meriodionalis), alimentando-se dos seus parasitas e por vezes dos seus ovos. Também se alimenta de algas soltas.

-(género) Petrotilapia - Algas soltas, alevins, ovos, detritos orgânicos e plancton

- Melanochromis labrosus- Tapa fendas e cavidades com a boca, alimentando-se dos invertebrados que lá se encontram. Utiliza os grandes lábios como ventosas, sugando o interior das fendas e respectivos habitantes.

- Melanochromis lepidiadaptes- Escamas de outros peixes.

- Melanochromis melanopterus- Predador de alevins e pequenos peixes. Algas, insectos, crustáceos e plancton (um dos meus mbunas favoritos!!).

- Genyochromis (Genyochromis mento - única espécie) - Retira pedaços de barbatanas, cauda e escamas de outros peixes. Este peixe adaptou-se de modo a passar despercebido quando se aproxima dos outros peixes, consegue isto pois cada população "adquiriu" a cor dos peixes que se encontram no habitat em redor.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

"not to gruts"

Um dos problemas com que se debatem alguns ciclidófilos são precisamente as decorações "mal projetadas", como já vi alguns aquários com decorações "permanentes", como pedras e troncos colados ao vidro traseiro.

Ora, quando falamos de m'bunas por exemplo, o melhor será colocar as pedras ou outros materiais que sejam de maneira a que sejam fácil de remover.

É obvio que as "grutas" são essenciais para um akua de m'bunas, no entanto é preciso ter esse cuidado.

Como sempre o Diesel estava inspirado :arrow::arrow:

Acrescentando...ou não, gostava apenas de dozer que os m'bunas na sua generalidade não são ervívoros mas sim omnívoros, sendo a sua alimentação à base de algas que se encontram presas às rochas e pequenos invertebrados que aí se encontram. No entanto, e com a evolução de algumas espécies em cativeiro, os F8685734654, e baseado em alguns factos que tenho presenciado, existem alguns m'bunas no mercado que por mais alimento rico em proteinas animais que consigam ingerir não há "malawi bloat" que lhes pegue :evil::lol:

Agora, o normal é eles "baterem a bota" quando alimentados à base de proteinas animais, já que o seu organismo não consegue assimilar essas proteinas em grande quantidade.

Isto foi só para chatear.... :arrow:

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas ideias mas a minha dúvida mantem-se,  mbunas que não passem o dia escondidos ... :?  

 

Quanto a alimentação o que é que costumam dar ?  

 

 

Thanks, F.

Boas,

M'bunas que não passem o dia escondidos não há :D ...se o seu nome quer dizer isso mesmo...não podes fazer nada senão educá-los a não se esconderem :lol: , faz parte da sua natureza.

Alimentação,

Tudo e mais alguma coisa excepto carne

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais