Molly maluco


Recommended Posts

Ola pessoal

 

Eu tenho 3 mollys (2 machos pretos + 1 femea branca) que sempre se deram bem. Um dos machos é ja adulto e agora reparei que tá com um speed enorme a perseguir todos os peixes do aqua, mas mais virado para o outro molly macho, enquanto levanta a barbatana de cima como uma crista. Tenho a sensaçao que so nao matou os peixes mais pequenos porque apanhei-o e meti de castigo numa maternidade. O que fazer agora?

 

O aqua é de 150 L e valores actuais so tenho o ph = neutro.

 

 

PS: Nao sei se tem alguma coisa relacionada , mas ontem comprei uma planta + 4 rasboras + 2 "bebados". O que aconteceu: 20 minutos apos a introduçao dos novos habitantes morreu o betta macho , depois uma zebra pintada, um rasbora, um bebado, um rasbora, betta femea, outro rasbora. Morreram todos seguidos excepto os ultimos 2 que morreram durante a noite. Nao fiz rigorosamente nada até porque nao tive tempo e entretanto as mortes pararam

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

As mortes provavelmente deram-se devido a um pico de amonia, quanto ao molly deixa o estar de castigo durante 2 dias a ver se ele se acalma um bocado, quando tenho um peixe assim uso este método e eles acalmam-se...

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

As mortes provavelmente deram-se devido a um pico de amonia, quanto ao molly deixa o estar de castigo durante 2 dias a ver se ele se acalma um bocado, quando tenho um peixe assim uso este método e eles acalmam-se...

 

Abx

 

 

será que isto tem a ver com o rei do aqua?. desde que retirei o escalar que o betta passou a ser o rei. agora que morreu o betta quem será o rei? será este comportamento de querer mandar no aqua? ou nao existe rei?

 

Agora tou a reparar , a femea molly nao larga maternidade. será que aquele comportamento era fruto de um ritual de acasalamento. se sim nao haveria perigo em o macho matar os outros peixes mais pequenos?

 

 

Os picos de amónia sao previsiveis ou evitáveis?

Editado por Ashwinder
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será que isto tem a ver com o rei do aqua?. desde que retirei o escalar que o betta passou a ser o rei. agora que morreu o betta quem será o rei? será este comportamento de querer mandar no aqua? ou nao existe rei?

 

Agora tou a reparar , a femea molly nao larga maternidade. será que aquele comportamento era fruto de um ritual de acasalamento. se sim nao haveria perigo em o macho matar os outros peixes mais pequenos?

 

 

Os picos de amónia sao previsiveis ou evitáveis?

 

Tendo em conta aquilo que disseste sobre a barbatana do macho, acho que isso era mesmo porque os dois queriam a fêmea... nos viviparos o número de fêmeas deve ser sempre superior ao número de machos, aconselho-te a comprares mais duas ou 3 fêmeas para esse aqua, quando o fizeres acabam-se as guerras. Até porque assim a fêmea fica exausta por ter dois machos a persegui-la, as vezes elas morrem por isso...

 

quanto aos picos de amónia, geralmente são derivados de um ciclo de amónia mal feito ou de excesso de peixes no aquário, por isso são claramente evitáveis. Que peixes tens nesse aqua (diz a espécie e os números)? já t5ens o aquário montado à quanto tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta aquilo que disseste sobre a barbatana do macho, acho que isso era mesmo porque os dois queriam a fêmea... nos viviparos o número de fêmeas deve ser sempre superior ao número de machos, aconselho-te a comprares mais duas ou 3 fêmeas para esse aqua, quando o fizeres acabam-se as guerras. Até porque assim a fêmea fica exausta por ter dois machos a persegui-la, as vezes elas morrem por isso...

 

quanto aos picos de amónia, geralmente são derivados de um ciclo de amónia mal feito ou de excesso de peixes no aquário, por isso são claramente evitáveis. Que peixes tens nesse aqua (diz a espécie e os números)? já t5ens o aquário montado à quanto tempo?

 

 

 

o aqua de 150L tá montado desde o natal. tenho mais ou menos 20 plantas todas elas bem bonitas e saudáveis, 3 troncos artificiais.

 

fauna: 2 espada / 1 platy / 2 guppie / 5 bebados / 5 rasboras / 1 limpla vidros comum / 2 limpa fundos comuns / 2 mollys / 2 camaroes / 3 zebras pintadas

 

Os peixes continuam a morrer. fiz tpa depois de morrerem uns 10 ou 15 seguidos e continuam a morrer 2 por dia. hoje ainda so morreu 1 rasbora

 

Nunca me tinham morrido peixes excepto 2 ou 3 que ja deviam vir doentes , no entanto quanto aos rasboras há uma curiosidade: Sempre tive 4 e nunca houve problemas, um belo dia comprei 6 e no primeiro dia fiquei encantado com o cardume, mas passado 1 ou 2 dias morreram todos até aos 4, voltei a repetir a compra dos 6, e voltaram a morrer até aos 4. Como ainda nao tava satisfeito voltei a comprar 6 e coincidiu com estas mortes todas incluindo a dos rasboras que actualmente sao 5.

 

tenho notado tambem que alguns peixes nomeadamente os mollys vem muito a superficie tipo respirar, mas a bomba tá sempre ligada e a circulaçao ao topo da agua é boa. Se tiver oportunidade amanha vou levar um pouco de agua para analizar, mas ja tou mentalizado para morrer tudo e depois começar de novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Pode ser envenenamento... Tens a certeza que não tens nenhuma decoração que liberte substâncias tóxicas, os troncos artificiais, por exemplo?

 

Abx

 

 

Nao os troncos tao dentro do aqua desde o principio. Foram fervidos e nunca houve problemas. Só se for de uma planta que introduzi tipo feto. Foi a partir da introduçao dessa planta + 4 rasboras + 2 bebados que começaram as mortes. Tenho feito Tpas diárias , mas tao-me a deixar pobre, portanto vou ter de deixar de fazer. De ontem para hoje nao morreu nenhum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens feito uma boa aclimatação quando trazes os peixes da loja ou simplesmente os deitas para o aquario quando chegas a casa? Deitas alguma da agua onde trazes os peixes para o teu aqua?

 

 

Faço assim: 5min saco fechado dentro do aqua + 5minutos aberto , depois vou metendo meios copos de agua para dentro do saco de 5 em 5 minutos. depois ao fim de 2 copos tiro apenas os peixes para o aqua

 

Hoje morreu mais 1 bebado

 

Levei a agua para testes a uma clinica e os parametros tao normais para o meu aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa forma de acondicionamento não é a mais indicada, mas mesmo assim julgo que essa não +e a causa do problema.

O meu molly macho também é bastante agressivo, mas nunca matou ninguém.. vê os nitritos e amonia.

E TPA's diárias não é de todo uma coisa muito aconselhável, mesmo na tua situação. Quanto muito, de dois em dois dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa forma de acondicionamento não é a mais indicada, mas mesmo assim julgo que essa não +e a causa do problema.

O meu molly macho também é bastante agressivo, mas nunca matou ninguém.. vê os nitritos e amonia.

E TPA's diárias não é de todo uma coisa muito aconselhável, mesmo na tua situação. Quanto muito, de dois em dois dias.

 

 

Quanto ao molly ofereci-o. Os valores dos testes da agua eu nao os tenho, mas costumo ir a uma loja/clinica que me faz os testes e por agora tá tudo ok.

 

Quanto as tpas só fiz 3 dias seguidos de 15/20 % porque os peixes continuavam a morrer, mas parece que foi a soluçao do problema. parece tar tudo bem por agora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA's diárias não é de todo uma coisa muito aconselhável

discordo, Psyfactor... principalmente numa situação de emergência...

tive uma doença num dos meus aquários, que não consegui identificar, e consegui livrar-me dela com TPAs diárias de 20/30%, durante uma semana (ou mais...), sem aplicação de qualquer medicamento, pois não sabia qual...

até conheço um caso (aqua de 700L, creio), que tem como rotina, um sistema automatizado de TPAs diárias (100L), com o maior sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aproveitando o topico, tinha um casal de molly´s, primeiro o macho e uma semana depois comprei uma femea e a femea morreu 3 ou 4 dias depois, apos isso comecaram a aparecer guppys e neons mortos com as barbatanas comidas, inicialmente pensei que fosse o betta mas apos o ter posto numa maternidade continuaram aparecer peixes mortos.

Por exclusao de parte e porque me parece que guppys nao atacam outros guppys e neons nao atacam outros neon deduzo que seja a molly macho que sempre foi muito espevitada e sempre se meteu com os outros peixes todos.

 

Agora a minha pergunta, tera sido o stress da femea ter morrido?? e que ele antes estava sozinho e metia-se com os outros peixes mas nenhum aparecia marcado e de repente era 1 ou 2 peixes por dia a morrerem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o topico, tinha um casal de molly´s, primeiro o macho e uma semana depois comprei uma femea e a femea morreu 3 ou 4 dias depois, apos isso comecaram a aparecer guppys e neons mortos com as barbatanas comidas, inicialmente pensei que fosse o betta mas apos o ter posto numa maternidade continuaram aparecer peixes mortos.

Por exclusao de parte e porque me parece que guppys nao atacam outros guppys e neons nao atacam outros neon deduzo que seja a molly macho que sempre foi muito espevitada e sempre se meteu com os outros peixes todos.

 

Agora a minha pergunta, tera sido o stress da femea ter morrido?? e que ele antes estava sozinho e metia-se com os outros peixes mas nenhum aparecia marcado e de repente era 1 ou 2 peixes por dia a morrerem...

 

Boas

Poe o setup do aquario pra se poder tirar conclusoes :?

boa aquariofilia

cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Poe o setup do aquario pra se poder tirar conclusoes :?

boa aquariofilia

cumps JMG

 

 

Aqua de 50l

ph neutro (7)

troncos plantados com musgo java

guppys, neons, kulhy, corridoras, molly, betta, camaroes e caracois

Falta alguma coisa?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqua de 50l

ph neutro (7)

troncos plantados com musgo java

guppys, neons, kulhy, corridoras, molly, betta, camaroes e caracois

Falta alguma coisa?

Obrigado

 

Boas

Não falta nada :?

Não me parerce ser o molly a morder

é provavel ser o betta

E a molly femea nao apresentava outros sintomas antes de morrer?

boa aquariofilia

cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pensava que era o betta mas pulo numa maternidade e eles continuaram a morrer dai a minha unica hipotese ser a molly.

Boas

Mas se for o betta ja pode ter começando a morder lhes antes

por isso podem morrem logo ou depois

boa aquariofilia

cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Mas se for o betta ja pode ter começando a morder lhes antes

por isso podem morrem logo ou depois

boa aquariofilia

cumps JMG

 

mas nao estavam mordidos quando pus o betta na maternidade percebes dai ter ficado confuso pois nao sabia que a molly podia ser violenta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais