Fertelizante, o que aconselham? ajudem-me please


Recommended Posts

Gostaria de saber que fertelizantes aconselham, e onde os compram. Uso os da nutrafin, mas não vejo resultados. agradeço a vossa ajuda.

 

Boas

 

Bom, em primeiro lugar a tua falta de resultados pode advir de outro factor que não o fertilizante. Pode ser falta de luz, plantas exigentes, necessidade de co2... enfim. Tendo esses elementos em conta, e pela minha experiência tenho duas palavras para ti: Horizonte Aquático, um dos patrocinadores do Fórum.

 

Pessoalmente utilizo o fertilizante de micros e potássio e ferro em separado. Até agora não me posso queixar.

 

Cumps aquariófilos banana rock

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho duas lâmpadas uma flora-glow 20w, outra normal 18w ( 6500k).

Como flora tenho: Cryptocoryne parva, hygrophila polisperma, duas rouxas que não sei o nome, e outras dua que também não sei o nome.

O problema é que não têm havido desenvolvimento, não estão boas nem más, estão mais ao menos sempre na mesma.

http://img231.imageshack.us/img231/4415/fscn0052tp7.jpg

Editado por blue bird
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

aproveitando-me do topico ponho aqui uma uestão igualmente relevante em relação a uma plantação que fiz e que me parece que não esta a correr bem.

Adquiri 2 pés de vasllisnerias, no areao pus umas pastilhas de fertilizante flora da red sea bem como um complemento de gotas periodico e um diario.

Bem o que se passa é que so tenho uma lampada de luz, entra muita luz diaria no sitio do aquario, mas, a planta que ainda tem so 5 dias esta a quebrar-se e não se esta a desenvolver.

Falando de peixes estou com 3 gatos, 6 barbos, 8 danio zebra e uma guppie femea.

Mais uma vez peço desculpa pelo aproveitamento mas disseram-me que a red sea era uma boa marca e gostava de saber a vossa opinião consoante os factos.

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bom, em primeiro lugar a tua falta de resultados pode advir de outro factor que não o fertilizante. Pode ser falta de luz, plantas exigentes, necessidade de co2... enfim. Tendo esses elementos em conta, e pela minha experiência tenho duas palavras para ti: Horizonte Aquático, um dos patrocinadores do Fórum.

 

Pessoalmente utilizo o fertilizante de micros e potássio e ferro em separado. Até agora não me posso queixar.

 

Cumps aquariófilos :|

 

 

Como disse o antmarques, há sempre que estudar a relação destes factores antes de começar a comprar fertilizantes. Ajudava saber em ambos os casos mais detalhes sobre os aquários.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

120 litros

temperatura 27 graus

com filto externo eheim 2213

 

Falta ainda a iluminação, co2, plantas e informações mais específicas sobre a fertilização.

 

já agora o que acham do fertelizante da tropica é fácil de encontrar? e resultados

 

Não acho que valha a pena estar a gastar dinheiro nos fertilizantes da Tropica. São bons, mas para fertilizar por exemplo com macros mais vale arranjar certos compostos na farmácia ou na Horizonte Aquático (patrocinadora do fórum) e preparar os fertilizantes.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho duas lâmpadas uma flora-glow 20w, outra normal 18w ( 6500k).

Como flora tenho: Cryptocoryne parva, hygrophila polisperma, duas rouxas que não sei o nome, e outras dua que também não sei o nome.

O problema é que não têm havido desenvolvimento, não estão boas nem más, estão mais ao menos sempre na mesma.

http://img231.imageshack.us/img231/4415/fscn0052tp7.jpg

semanalmente adiciono uma pastinha de co2 da prodac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho co2.

Plantas vallisneria 2 pes e uma anubia pequena em fase de re-crescimento.

Mas o problema é so com a vaslineria.

 

Iluminação só uma lampada de 1,20m.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

blue_bird, quantos Ks tem a flora-glo?

 

As plantas que tens, não tendo uma exigência por aí além, pedem já um pouco de fertilização de macros e quem sabe Co2. Essas pastilhas não são a melhor forma de adição de Co2, nem a mais barata. Dá depois uma vista de olhos à secção DIY e à receita caseira. Convinha também aumentar depois um pouco a massa vegetal do aquário. Quanto à iluminação, não me parece que seja a raíz do problema, embora não deva ser posta de parte a possibilidade de um upgradezito. Quantos litros tens neste momento?

 

Partindo do princípio que fazes tpa's semanais e não fertilizas com ferro, poderás estar ou vir a estar com carência deste nutriente.

 

 

 

Jnio, se for uma T8 (36w) é iluminação a menos. Essas plantas não precisam de Co2, talvez para começar um fertilizante de ferro e mais plantas de baixa exigência, se for esse o propósito. Tens 120 litro reais?

 

 

Insisti no ferro porque acho que é aquele micro que quando está em falta, faz-se logo notar nas plantas de baixa exigência.

 

Deixo aqui um famoso artigo do André Silvestre: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035

 

 

Foi somente a minha opinião, pode ser que apareça alguém mais experiente

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a flora -glow tem 2800k

O aquário tem +/- 45lt, faço tpa's semanalmente +/- 10%, fertelizo com plant gro+plant gro npk nutafin 8 semanalmente.

O que queres dizer com aumento de massa vegetal?

 

Plant gro é fertilizante de?

 

 

Tem 30w.

Alguma recomendação de calhas?

A que tenho é da Aquapor.

Parece que vou ter de recorrer a anubias e outras que tal.

 

Quais são as dimensões do aquário?

 

 

 

Desculpem estar sempre a perguntar, mas não colocam logo a informação toda...

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zlatan

Aquario 120lt, sendo 100lt brutos da aquapor

calha 30w aquapor

temperatura 27 graus

Musgo de java, uma anubia sem folhas mas a crescer e vallisnerias a enfraquecer.

Diariamente 2 gotas de flora 24 red sea

adicionei tambem flora gro da red sea, que é um suplemento com minerais e flora dose tambem red sea que é um substrato mineral periodico.

obrigado pela tua disponibilidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

plant gro+plant gro npk são fertelizantes nutrafin.. estava lá

 

 

Parto do princípio que o plant gro seja de ferro. A iluminação parece-me ser suficiente. Eu só trocava a flora-glow por uma de 6500k. Isso tá a pedir a receita caseira de Co2... Se seguires em frente com ele, não te esqueças de estudar depois a questão do difusor, se for para desenrascar uma pedra difusora dá. Atenção às variações de pH.

 

Plantas, tenta identificá-las nos sites que estão num inamovível no sub-fórum plantas, caso contrário abre um tópico com a questão nesse sub-fórum.

 

Ora bem, a melhor maneira de fertilizar N, P e K é fazê-lo separadamente. Como acho que já tinha referido, a melhor solução (e muito mais económica) é comprares os compostos em causa, em pó, e fazeres tu próprio os fertilizantes. Com Co2, essa iluminação e fertilização acho que já ficas com um leque de plantas para escolher razoável....

 

Ah, faltam ainda os testes, pois claro. Eu compraria o de nitratos, fosfatos e ferro, este último mais para despistar qualquer carência.

 

Pesquisa, muita leitura aqui no fórum e na net. Foi só o meu conselho... ;)

 

zlatan

Aquario 120lt, sendo 100lt brutos da aquapor

calha 30w aquapor

temperatura 27 graus

Musgo de java, uma anubia sem folhas mas a crescer e vallisnerias a enfraquecer.

Diariamente 2 gotas de flora 24 red sea

adicionei tambem flora gro da red sea, que é um suplemento com minerais e flora dose tambem red sea que é um substrato mineral periodico.

obrigado pela tua disponibilidade

 

 

Suponho que seja um 100x30x40. Eu tenho um e quando o comprei arranjei uma calha dupla da aquapor, tirei os vidros e fiz uns suportes DIY, lol. Ficas com 60w e na altura comprei por 60€. Posso-te dizer que o meu não chega a 100 litros e com 60w já consegues manter plantas um pouco mais exigentes, tens obviamente limitações mas já fica uma coisa melhor. Agora qual é o teu objectivo? Teres plantas de baixa exigência, sem Co2; colocares Co2 e algumas plantas já mais exigentes; fazer um plantado com plantas exigentes, uma coisa que apela já mais à vista, mas que ao mesmo tempo vai exigir tempo e paciência?

 

Da primeira para a última ainda vão alguns € :drinking: , não sei, é uma questão a ser estudada (testes, fertilizantes, plantas,...). Os 30w parecem-me poucos, no entanto sempre poderias arriscar uns fetos de java, elódeas,... Vai ao site da tropica (tropica.com) e na pesquisa avançada metes plantas com pouca luz ou muito pouca luz.

 

 

Quanto aos fertilizantes, eu tive a pesquisar e o flora 24 red sea parece ser de micros e o flora gro de ferro, confirma. O que poderá estar a faltar deverá ser o ferro, vê bem o que eles recomendam, começa se calhar por meter umas gotinhas diariamente do flora gro porque o outro deve ter uma concentração de ferro pouco relevante.

Se tivesses folhas nas anúbias e elas começassem a ficar amarelas era quase certo ser carência de ferro...

 

Qual a percentagem de água retirada nas tpa's? Com que frequência?

 

 

 

Cumps.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande zatlan

Es um amigo a maneira, muito boas as tuas explicações, já estive a ler varios artigos e vai bem ao encontro de que falaste.

Quanto a iluminação vou tentar deixar assim para já e pensar numa solução.

Vou procurar ferro extra para as plantas.

Não queria por co2, pleo menos do caseiro, não me inspira muita confiança, pois li que altera em muito o ph, não quero isso.

Em relação aos tpa`s, não faço, apenas tenho acrescentado agua pois no aquario evapora muito.

 

Havera relação nisso?!

 

muito obrigado mesmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferro tens o teu flora gro, penso eu. Para veres no que dá. Não coloques também só plantas tipo anúbias, de crescimento lento (se mantiveres a iluminação).

 

Através das tpa's consegues repor alguns nutrientes. Se calhar a quantidade de água que substituis não é muito significativa e podes começar por fazer tpa's semanais, 15 ou 20%.

 

O Co2 caseiro vai-te alterar tanto o pH como os outros. É certo que se meteres por exemplo fermento a mais aquilo ao início vai deitar muito e podem haver oscilações mais perigosas. Depois também há formas de regulação...

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não queria por co2, pleo menos do caseiro, não me inspira muita confiança, pois li que altera em muito o ph, não quero isso.

Em relação aos tpa`s, não faço, apenas tenho acrescentado agua pois no aquario evapora muito.

 

Havera relação nisso?!

 

muito obrigado mesmo

 

Boas...

 

Penso que não. Já tive co2 caseiro num 240L que posteriormente substitui por pressurizado e o pH manteve-se nos 6.2. O que penso influenciar é que no caseiro não controlas o numero de bolhas/s enquanto que no pressurizado poderas controlar. Quantas mais bolhas/s e quando mais baixo estiver o difusor, penso que mais baixa o pH. Penso... acho que não estou a dizer babuseiras :oops:

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, peço desculpa por estar a postar a minha duvida no teu tópico mas gostava de saber onde se compra os fertilizantes em pó e que quantidades se deve misturar, quais as indicadas para rottalas, crypto, fetos de java e riccia?

é que eu tenho um aqua de 60x30x30, ou seja aproximadamente 55l, e até os fetos de java que são uma planta de facil cuidado me estão a morrer de dia para dia, as folhas ficam amarelas e postriormente castanhas :puppydogeeu não adiciono qualquer tipo de fertilizante, só uso um que é uma mixelânia qualquer que não dá resultado, por isso deixei de usar.

os fetos até têm folhas novas, umas 6 talvez, e estão verdes só que as folhas velhas estão horriveis :oops: .

ajudem-me por favor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.