Pack de Plantas "Anti-Algas"


Hugo Félix

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Estou com um grave problema de algas no meu aquário, derivado talvez do excesso de nitratos provocado pela comida dos Discus (papa caseira)

 

Gostaria que me indicassem algumas plantas resistentes de que não precisassem de co2 (por agora não há dinheiro para o reactor) e que me ajudassem a resolver este problema.

 

Pensei em fazer um tapete, mas haverá alguma espécie de planta de tapete que se aguente bem sem co2?

 

No fundo do aquário tenho uma parede de valisnerias, (e algumas egerias que tirei, porque sujavam muito e além disso não gostava delas :) ) que aparentemente são as unicas plantas que crescem, porque adquiri também algumas hygrophilas e crescer, nada...

 

Assim a minha ideia era fazer um tapete de plantas e arranjar uma ou outra planta muito grande (falaram-me nas anúbias gigantes, mas qual o nome cientifico? também pensei em echinodorus bleheri ou ozelot, o que me dizem?)

 

Aconselhem-me por favor, porque estas algas estão-me a matar :D

 

Obrigado a todos mais uma vez.

 

Abraço

 

 

Dados do aquário:

 

450Litros

+/- 1w/l de luz

Amónia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - entre 25 e 50 sensivelmente

Ph - entre 6,5 e 7

Temperatura - 30ºC

Dureza - 1

 

 

Fauna -

 

3 Discus

7 Corydoras

3 Saes

2 Botias Palhaço

1 Ancistrus

 

Flora -

 

Valisnerias

Hygrophilas

2 Cryptocorynes Petchii

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

contra as algas convem arranjares plantas de crescimento rápido, logo as anúbias estão postas de lado...

 

Como tens um aqua relativamente grande e com bom indice de iluminação porque não experimentas Heranthera Zosterifolia ou Hygrophyla polyesperma (ou outro genero de hygrophila)?

 

abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Estou com um grave problema de algas no meu aquário, Com a luz que tens, mais as plantas que tens não seria de esperar outra coisa derivado talvez do excesso de nitratos provocado pela comida dos Discus (papa caseira) Baixar os nitratos muita muda de água e os Discus agradecem.

 

Gostaria que me indicassem algumas plantas resistentes de que não precisassem de co2 (por agora não há dinheiro para o reactor) e que me ajudassem a resolver este problema.

 

Pensei em fazer um tapete, mas haverá alguma espécie de planta de tapete que se aguente bem sem co2?

 

No fundo do aquário tenho uma parede de valisnerias, (e algumas egerias que tirei, porque sujavam muito e além disso não gostava delas :crazyeyes: ) que aparentemente são as unicas plantas que crescem, porque adquiri também algumas hygrophilas e crescer, nada...

 

Assim a minha ideia era fazer um tapete de plantas e arranjar uma ou outra planta muito grande (falaram-me nas anúbias gigantes, mas qual o nome cientifico? também pensei em echinodorus bleheri ou ozelot, o que me dizem?)

 

Aconselhem-me por favor, porque estas algas estão-me a matar ;)

 

Obrigado a todos mais uma vez.

 

Abraço

Dados do aquário:

 

450Litros

+/- 1w/l de luz Isto é um exagero, ainda para mais se tens plantas pouco exigentes. Para Luz intensa é recomendado 372w, isto para plantas que precisam se muita luz...

Amónia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - entre 25 e 50 sensivelmente

Ph - entre 6,5 e 7

Temperatura - 30ºC

Dureza - 1

Fauna -

 

3 Discus

7 Corydoras

3 Saes

2 Botias Palhaço

1 Ancistrus

 

Flora -

 

Valisnerias

Hygrophilas

2 Cryptocorynes Petchii

 

 

Indicaste o valor de NO3, mas o de PO4 não está.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Indicaste o valor de NO3, mas o de PO4 não está.

 

 

Boas,

 

Não tenho teste de PO4...

 

Não vou estar a mudar a água todos os dias... mudo semanalmente ou 2x por semana...

 

A solução passa mesmo por colocar mais plantas... Quais?

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não existem plantas que as algas não agarrem,o que podes fazer é diminuir a iluminação,para 450L de água 220W de luz chega muito bem para manteres qualquer planta.Se o aqua é alto mete lâmpadas com Kelvins altos,de 8000K e 10000K.

 

A questão do 1W por Litro situa-se mais em aquário com 100L,e isto também depende do formato do aquário. Em aquas grandes não é necessário tanta luz.

 

Se fertilizares rigorosamente verás que as algas não aparecem,mas sem CO2 é dificil...Assim,diminui a luz e mete Fetos,Anubias,etc. Vai ao site da Tropica e vê que plantas se adequam ao que tu queres.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não existem plantas que as algas não agarrem,o que podes fazer é diminuir a iluminação,para 450L de água 220W de luz chega muito bem para manteres qualquer planta.Se o aqua é alto mete lâmpadas com Kelvins altos,de 8000K e 10000K.

 

A questão do 1W por Litro situa-se mais em aquário com 100L,e isto também depende do formato do aquário. Em aquas grandes não é necessário tanta luz.

 

Se fertilizares rigorosamente verás que as algas não aparecem,mas sem CO2 é dificil...Assim,diminui a luz e mete Fetos,Anubias,etc. Vai ao site da Tropica e vê que plantas se adequam ao que tu queres.

 

 

Hum... estou a ver, vou tentar então meter as anúbias

 

Em relação às fertilizações... não percebo muito disso... só costumo por um fertilizante de ferro quando mudo a água... que mais é preciso? e onde comprar?

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não tenho teste de PO4...

 

Não vou estar a mudar a água todos os dias... mudo semanalmente ou 2x por semana...

 

A solução passa mesmo por colocar mais plantas... Quais?

 

 

A solução não passa só por colocar mais plantas, tens luz a mais tens que rever isso (eu coloquei a azul na resposta anterior).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A solução não passa só por colocar mais plantas, tens luz a mais tens que rever isso (eu coloquei a azul na resposta anterior).

 

 

Sim, também vou tentar rever então esse problema.

 

Mas em relação aos fertilizantes... podem-me dar uma ajuda?

 

Obrigado!

 

Abraço.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mete Fetos,Anubias,etc.

 

Mesmo diminuindo a luz para um valor a rondar os 250W meter plantas de crescimento lento?? hmmm...não me parece que vá resolver o problema dos nutrientes em excesso.

 

Mete plantas de crescimento rápido para ajudar a remover o excesso de nutrientes (flutuantes por exemplo, ou outra qualquer que gostes mas desde que seja de crescimento rápido).

 

Quanto ao teste de PO4 caso queiras manter um plantado recomendo vivamente.

 

Os fertilizantes podes ler um pouco mais no tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035 , mas de um modo geral convém adquirires NPK em separado (quer seja DIY quer de uma marca qualquer) e tentar manter sempre presentes mas nunca em excesso na água quer nitratos, quer fosfatos quer potássio.

 

Os valores que vou aqui meter são meramente indicativos e apenas servem de ponto de referencia no inicio das fertilizações (sendo que a melhor maneira para te guiares nas dosagens dos ferilizantes é ires observando o aqua e as carencias das plantas).

NO3- 5 a 10ppm (sendo que acima dos 40 ppm convém mesmo baixar os níveis por intremédio de TPA, etc...)

PO4- 0,5 a 1ppm

K-15 a 30ppm

 

 

Espero ter ajudado alguma coisinha...

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo diminuindo a luz para um valor a rondar os 250W meter plantas de crescimento lento?? hmmm...não me parece que vá resolver o problema dos nutrientes em excesso.

 

Mete plantas de crescimento rápido para ajudar a remover o excesso de nutrientes (flutuantes por exemplo, ou outra qualquer que gostes mas desde que seja de crescimento rápido).

 

Quanto ao teste de PO4 caso queiras manter um plantado recomendo vivamente.

 

Os fertilizantes podes ler um pouco mais no tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035 , mas de um modo geral convém adquirires NPK em separado (quer seja DIY quer de uma marca qualquer) e tentar manter sempre presentes mas nunca em excesso na água quer nitratos, quer fosfatos quer potássio.

 

Os valores que vou aqui meter são meramente indicativos e apenas servem de ponto de referencia no inicio das fertilizações (sendo que a melhor maneira para te guiares nas dosagens dos ferilizantes é ires observando o aqua e as carencias das plantas).

NO3- 5 a 10ppm (sendo que acima dos 40 ppm convém mesmo baixar os níveis por intremédio de TPA, etc...)

PO4- 0,5 a 1ppm

K-15 a 30ppm

Espero ter ajudado alguma coisinha...

 

Abraço

 

Boas!

 

 

Obrigado pela ajuda, vou ler o tópico com atenção.

 

Em relação à marca dos fertilizantes, alguma em especial? (quer pelo preço, quer pela qualidade?)

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não te esqueças que sempre podes fazer o CO2 caseiro, fica-te muito barato o que poerás gastar são 3€ no máximo. E tens um excelente tópico para leres

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78586

e aqui fica outro

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Boa sorte

artur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não te esqueças que sempre podes fazer o CO2 caseiro, fica-te muito barato o que poerás gastar são 3€ no máximo. E tens um excelente tópico para leres

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78586

e aqui fica outro

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Boa sorte

artur

 

Obrigado mais uma vez.

 

Já experimentei co2 caseiro e não deu grande coisa... mas obrigado na mesma.

 

Abraço.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Obrigado pela ajuda, vou ler o tópico com atenção.

 

Em relação à marca dos fertilizantes, alguma em especial? (quer pelo preço, quer pela qualidade?)

 

Boas,

fertilizantes de NPK aconselho DIY pois saem muitissimo mais barato (se procurares no forum encontras inumeros topicos sobre o assunto), mas se não quiseres ter o trabalho (que não é quase nenhum) podes comprar numa boa loja de aquariofilia ou nos patrocinadores do forum...

Quanto a micros tens vários no mercado (numa boa loja de aquariofilia encontras várias marcas de referencia e podes ainda dar uma vista de olhos nos patrocinadores do forum).

 

Abraço

 

PS:estive agora a rever o topico todo e reparei que não referi que concordo totalmente com o zogli e o trocado, quando dizem que tens luz a mais...

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais