Recommended Posts

Publicado (editado)

Montei o meu aquário à quase um mês e a semana passada finalmente comprei o primeiro peixe um plecostomus, seguidamente um guppy e uma coridora albina.

O plecostomus estava com íctio, no entanto já fiz o tratamento e parece que resultou. O guppy em dois dias morreu, e hoje morreu-me a coridora albina. Fiz hoje o teste dos Nitritos e deu 0.0mg/L, ainda não comprei o teste da amónia pois era muito caro. Trouxe comigo uma coridora para colocar para fazer companhia À outra, quando não é o meu espanto e vejo que a outra ja estava morta. Agora estou com receio de colocar esta, pois pode acabar por morrer.. ;) Será que alguém me pode ajudar com estes dados? Ou é muito subjectivo?

Características:

- aquario 57x30x36 cm

- filtro easy crystal filter pack 300

- termostato

- areão- areão biologico

- tronco

- 5 plantas

- 1 lâmpada 15w white (sei que é fraca tenciono comprar uma com mais Watt's)

- água 25,5º C

- ph=7.2/7.3

- 1 peixes plecostomus

- 1 amplulária maça

Ps: A água tem uma pelicula á superficie tipo óleo que não consigo eliminar...

Editado por taniae

''Um aquário é um pedaço de Natureza em sintonia dentro do nosso lar''

Publicado:

mesmo sem saber a existencia de amónia, nitritos e fosfatos, a única coisa que te posso aconselhar é fazeres uma boa TPA antes de colocares o teu cory...

a película de 'gordura' geralmente aparece na altura da alimentação (principalmente com flocos); se no teu aquário isso persiste, é natural que tenhas aí uma explosão de fosfatos, em virtude duma alimentação exagerada...

tens algas? qual a periodicidade e quantidade das TPAs?

Publicado:
mesmo sem saber a existencia de amónia, nitritos e fosfatos, a única coisa que te posso aconselhar é fazeres uma boa TPA antes de colocares o teu cory...

a película de 'gordura' geralmente aparece na altura da alimentação (principalmente com flocos); se no teu aquário isso persiste, é natural que tenhas aí uma explosão de fosfatos, em virtude duma alimentação exagerada...

tens algas? qual a periodicidade e quantidade das TPAs?

Eu simplesmente não alimento os peixes com flocos, porque só tenho o plecostomus, ele come as algas... ;)

Tenho algumas algas mas julgo que nada de muito significativo. Pois o plecostomus é um bom trabalhador. Faço TPA semanais, retiro 5L de água.

cabecadura

Publicado:

Sim ainda está no saco... desgraçado...abri o saco para entrar ar e está dentro do aquário para a água nao estar fria. Estava á espera de feedback do forum para saber o que fazer.

E que testes aconselham comprar, amónia ou nitratos??? Qual dos dois é mesmo fundamental?

Obrigada

Publicado:

taniae,

o cory não vai aguentar muito mais tempo no saco! vais ter que começar a fazer a ambientação com água do aquário (pós TPA generosa) muito lentamente! o ph da água do saco deve estar baixíssimo com o peixe a enchê-la de CO2 de cada vez que respira... cuidado com isso!

ambos os testes são fundamentais, embora o primeiro a aparecer seja a amónia, dando origem aos nitritos...

Publicado:

Já coloquei a coridora ontem. E fiz uma TPA de 6 L. Hoje vou fazer novamente outra e vou rezar para que não morra...

Obrigado a todos pela ajuda :rolleyes:

Publicado:

olha comprei na aquaplante ai a uns 2/3 meses uma 3 guppys femeas extras que sao grandes,

ja tenho uma criaçao que ao seionde colocar tanto peixe, tenho um aqua de 40 so com 60 a 70 pequeninos.

no grande devo ter outros 40 ou mais de todos os tamanhos

Publicado:

Não te esqueças de dar de comer à coridora, elas não comem algas comem os flocos que chegam ao fundo e pastilhas para peixes de fundo. Também gostam duma rodela de courgette(o pleco também) mas não pode ser o alimento principal.

Publicado:
olha comprei na aquaplante ai a uns 2/3 meses uma 3 guppys femeas extras que sao grandes,

ja tenho uma criaçao que ao seionde colocar tanto peixe, tenho um aqua de 40 so com 60 a 70 pequeninos.

no grande devo ter outros 40 ou mais de todos os tamanhos

Pergunta estúpida: Em que é que isso ajuda para o caso do/a "Taniae" ?

Agora sobre o caso faz uma boa TPA e dá pastilhas do fundo para as corys e o pleco,vais ver o seu crescimento muito mais rápido e eles agradecem pois também precisam de comer ;)

Publicado:

Bom, começar é sempre difícil. Não tenho muita experiência, tenho apenas um aquário pequeno. Tentei começar pelos neos, e gupys, mas foi complicado, também morriam com facilidade. Pelo que optei por pôr ums peixinhos cor de laranja, dqueles de água fria, mas que no inverno eles agradecem a água mais amena. À medida que a água ia ganhando a colónia de bactérias boas, fui tentando colocar os típicos peixes tropicais. Confesso que havia alturas em que desesperava e passavam-se meses que nao comprava peixes. Depois fi ganhando a paciência. Cuidado com as mudanças repentinas da temperatura de água. o íctio parece normalmente em peixes que inicialmente estavam numa água mais quente e depois ressentem-se ao entrar na água ligeiramente mais fria. nao te esqueças de fazer os tais 10 minutos de ambientação do saco à agua do aquário, depois colocar água dentro do saco, esperar mais 10 minutos, e só depois mudar o peixe com calma pa dentro do aquário. Também acho que a água do teu aquário está um pouco fria. Eu tenho a minha a cerca de 28 graus, até porque os últimos mollyes que comprei apanharam ictio, e de vez em quando um deles ainda aparece com pontos brancos, mas têm sobrevivido.

Podes achar a ideia dos peixes de água fria riícula. Mas eles são muito calmos, dão-se mto bem com os gupys e pleocostumus.

Outro problema que tive frequentemente no início foi em manter o ph a 7. a minha água da torneira é 9.0ph, pelo que optei pela água do garrafão mais barata do jumbo.

Olha, não desesperes. boa sorte com isso. :rolleyes:

Publicado:
10 minutos de ambientação do saco à agua do aquário, depois colocar água dentro do saco, esperar mais 10 minutos, e só depois mudar o peixe

não é preciso esperar 10m, basta que a água do saco esteja à mesma temperatura da do aquário, para se poder começar a aclimatação; aqui é que 10m é muito pouco, pois tudo vai depender da diferença dos parâmetros! vou dar-te um exemplo para poderes perceber: comprei 15 cardinais que chegaram a minha casa com o ph da água do saco a 5! demorei 2 horas até a água do saco estar igual à do aquário, porque tive que ir fazendo a coisa muito gradualmente! assim, quando os peixes entraram no aquário não sentiram qualquer diferença... já passou muito tempo e ainda cá continuam todos!...

o estado de stress dos peixes dentro do saco é enorme, o que faz com que eles respirem de uma forma extremamente ofegante, libertando CO2 acima do normal, daí que muitas vezes o ph tenha uma descida brutal, aquando do transporte! se lhes fazes uma só introdução de água do aquário no saco e passados 10m os libertas, o choque pode ser enormel! por isso, muitas vezes os peixes morrem quando são introduzidos no aquário, no próprio dia ou no seguinte...

... e peixes de água fria, num aquário pequeno, a 28º??? deves rever essa situação...

Publicado:

olha, penso que na altura tinha a água a uns 26 graus. Tinha neons e guppys, corydoras e pleocostumus, e o meu querido zé maria, o peixe de água fria que cresceu bastante (cerca de 10cm) mas que foi morto por um bótia que tive. isso foi o descalabro. devolvi o bótia à loja em troca de dois gupys. o gajo tinha um dente que se ouvia ao roer na maternidade de plástico que na altura tinha instalada no aquário. Não fosse o gajo e o meu peixe cor de laranja ainda exisita provavelmente. foi um luto aqui em casa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!