Recommended Posts

Ola

 

Para não estar sempre a criar novos topicos, vou espor as minhas duvidas na montagem de um aquario agua salgada neste topico. Fica claro aberto a todos que tenham duvidas comuns.

 

Ok

 

Vamos começar

 

Aquario de 100x45x45 =+-200lts

 

Sump = Qual é o tamanho ideal?

 

Escumador = aqua medic midifloter e bomba de ar com 250lt/h

 

bomba de retorno da sump= EHEIM centrifugal pump 1250 (1200lts/h chega?)

 

bombas de circulação= 3x EHEIM compact 1000 (3x1000lts/h chega?)

 

 

Estou a pensar usar uma coluna seca onde vai estar os furos para a saida e entrada de agua. Qual deverá ser o diametro dos furos?

 

Por agora é só. Temos de ir com calma.

 

Desde já obrigado pelas vossas respostas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já deixa-me que te diga que não estás a começar mal :twisted: e só por isso vou responder, porque esta informação já está no forum e podes procurar... :twisted:

 

Sump = Qual é o tamanho ideal?
a resposta é: O maior possível, para teres também refúgio. :twisted:

 

Escumador = aqua medic midifloter e bomba de ar com 250lt/h
Com este escumador, que é muito bom (tenho um) terás apenas de ser criterioso nas trocas de água semanais.

 

bomba de retorno da sump= EHEIM centrifugal pump 1250 (1200lts/h chega?)
Chega. Juntamente com as bombas de circulação, está ok.

 

bombas de circulação= 3x EHEIM compact 1000 (3x1000lts/h chega?)

Essas bombas não são externas? :wink: Porque não metes powerheads? São mais baratas e controlas melhor os fluxos.

Eu colocaria 4 maxijects de 1000l/h.

 

Estou a pensar usar uma coluna seca onde vai estar os furos para a saida e entrada de agua. Qual deverá ser o diametro dos furos?

A resposta para mim é: o maior diâmetro possível na saida e o diametro da bomba de retorno na entrada.

 

Posso-te só dar uma sugestão. Porque não fazes o retorno ao centro do aquário (junto o mais possível ao vidro de trás) e colocas lá um sqweed?

Já vi a trabalhar e é um show. Distribui o fluxo ora para um lado do aqua ora para outro e tens um excelente wavemaker, sem gastar nada :twisted:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola hugo, obrigado pela resposta.

 

Fiz este post para esclarecer duvidas que ainda tenho mesmo depois de muita pesquiza e leitura.

 

Sump = nao tinha considerado a hipoteze do refugio.tenho que pesquizar. na questão do tamanho tinha pensado em 50*40*40 +-80lts brutos. estas medidas estao boas?

 

maxijects Ok :D vou por as 4

 

O que raios é um sqweed? :?::?::cry: Tenho que pesquisar.( onde posso me informar? fiz uma busca no google e nada)

 

Tenho tempo. O aquario vai ser o meu presente para mim de Natal. :?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo eu tambem não sei o que é que é um sqweed :cry: :D :(

 

Um abraço.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço realmente desculpa. Sweed é como se diz porque o verdadeiro nome é SCWD.

 

Este aparelho é um wavemaker potentíssimo, sem gastar qualquer electricidade. Funciona unicamente com a movimentação da água.

 

Tem uma entrada e duas saidas e uma série de rodas dentadas dentro dele que com a passagem da água vão fazendo com que uma das saidas feche, saindo a água por ela, depois fecha a outra e assim sucessivamente. Ou seja, imaginem isto ligado ao tudo de retorno, precisamente ao centro do aquário. Aquilo vai enviar água ora para um lado ora para outro. Excelente, digo eu...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos

 

1º Alexandre: obrigado por esclareceres o nome do aparelho. Já agora sabes se o efeito é alguma coisa semelhante com o wamaker da tunze?

 

2º Panguiau: Obrigado mas tambem sei qual a loja aqui em lisboa que vende e o preço. Vi anunciado no site deles. De qualquer forma obrigado.

 

3º Hugo: Não á problema nenhum. toda a gente se engana. Já agora onde posso ver isso a trabalhar? estou cheio de curiosidade. Já alguem esperimentou?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um, para montar no novo aquário, mas ainda não o tenho a funcionar.

 

De qualquer maneira se quiseres cá vir ver, pode vir. Liga-se ao chuveiro :wink: dá para ver como é bom!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo

 

Obrigado pelo convite mas eu queria é ver já a trabalhar.

Quando é que o vais montar?

Adorava ajudar-te nisso e via logo como se pode montar isso e o efeito que dava. (e via tambem os teus aquarios :? ) E claro tirava ideias para o meu setup.

Como já escrevi eu tenho tempo. é so para o Natal :roll:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais