Mais um novato...!


Nrodrigo

Recommended Posts

Olá a todos!! :)

 

Mais um para o molho dos novatos!

Ofereceram-me um aquário à cerca de um mês. Resolvi, antes de o montar, fazer umas pesquisas no forúm, que achei bem conseguido. Encontrei aqui tudo o que necessitava (desde montagem, manutenção, plantados, entre outros). Fiz a montagem, inspirado nalgumas ideias que fui encontrando por aqui, coloquei plantas naturais, areão, etc. Durante 2 semanas e pouco deixei-o fazer o ciclo, com TPAs, comida e pequenas manutenções ao filtro, afim de não lhe retirar as benditas bactérias.

Passadas estas 2 semanas (mais concretamente hoje) coloquei os primeiros habitantes.

 

Aqui está o setup:

 

Tamanho: 61x31x38 = 50L

Filtro: Interno Aquapor 300

Termostato: Scuba 100

Iluminação: 15W com reflector

 

PS: escusado será dizer que tudo isto veio em Kit. E sim eu sei que é pequeno e não posso ter muitos habitantes...

 

Flora:

Valisnéria (alguns pés)

3 annubias

Musgo Java (acho eu...)

Tronco

 

Fauna:

2 corydoras

1 caracol

 

 

O PH está em 7.2 e a temperatura entre os 24º/25º.

 

Estou a pensar pôr um cardume de cinco néons, um ou dois ancistros (acho-lhes piada) e alguns camarões.

 

Espero não ter feito asneira, e que a bicharada sobreviva...! Contudo já tenho um belo monte de algas (apesar de o aqua não estar exposto perto de janelas, acho ser do excesso de nutrientes do fertilizante que lhe meti, para as poucas plantas que tenho. Agradecia qualquer ajuda.)

Outra coisa que acho estranho é que as corydoras vêm à superfície do aqua frequentemente e descem de novo para o fundo. Será falta de oxigénio mesmo com as plantas?

 

Gostava de ouvir sugestões, opiniões, críticas para o melhorar/alterar se necessário.

 

Agradeço desde já a vossa atenção

 

 

Aqui estão fotos da minha "obra de arte"...! (sim o vidro está sujo! :P algo a resolver brevemente!)

 

p1250132rw9.th.jpg

 

p1250130dr2.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não. As bactérias que falo, espero não dizer asneira, são as que se vão acumulando no filtro ao longo do ciclo do azoto, acho, ou seja, as bactérias benéficas. Tirando essas não lhe adicionei mais nada.

Editado por Nrodrigo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, era só mesmo para alertar, pelo sim pelo não, que o ciclo ainda não está feito e os outros peixes não devem ainda ser colocados.

 

Quanto aos peixes, os neons, não sendo esse um pH proibitivo para eles, preferem um pH ácido e cinco acho poucos.

Ancistrus, grande demais para o teu aquário e ainda por cima como tens duas corys, talvez fosse preferível arranjares mais uma. Camarões, atenção só mesmo aos peixes que vais colocar posteriormente e que possam fazer deles um petisco.

 

 

A saída do filtro está ao nível da água?

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zlatan9

Ok, era só mesmo para alertar, pelo sim pelo não, que o ciclo ainda não está feito e os outros peixes não devem ainda ser colocados.

 

Quanto aos peixes, os neons, não sendo esse um pH proibitivo para eles, preferem um pH ácido e cinco acho poucos.

Ancistrus, grande demais para o teu aquário e ainda por cima como tens duas corys, talvez fosse preferível arranjares mais uma. Camarões, atenção só mesmo aos peixes que vais colocar posteriormente e que possam fazer deles um petisco.

 

 

A saída do filtro está ao nível da água?

 

 

Pois os restantes peixes só vão para o aqua daqui a 2 ou 3 semanas. Quanto aos restantes peixes vou ter em conta os teus conselhos. Gosto de néons, mas se não os puder meter opto por outros, quanto ao ancistro (o meu peixe preferido) gostava mesmo de ter um, mas se dizes que é grande demais, se calhar é melhor não arriscar. Acima de tudo o bem estar dos peixes. E camarões ainda não sei quantos vou meter, mas também não estou a pensar meter peixes muito maiores que eles, por isso não acho haver perigo.

E a saída do filtro está no interior, abaixo do nível da água.

 

Aqua T

Ola

 

Acho que é normal a corydora fazer isso de vir à superfície e depois ao fundo, o meu pleco faz isso com as bolhas de ar que se formam à beira do filtro, mas corrijam-me se estiver errado...

 

Abx

 

Ok assim fico mais descansado! :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Nrodrigo!

 

parece-me que estás a fazer as coisas com calma, o que é logo à partida, meio caminho andado para que tudo te possa correr bem.

escolheste as plantas adequadas à fraca iluminação que tens, mas não devias ter já aplicado o fertilizante, porque elas ainda estão na fase de adaptação, não se desenvolvendo a ritmo normal e consequentemente não absorvendo os nutrientes que estás a adicionar; daí as algas surgirem... a melhor maneira de as combateres é fazendo umas TPAs, de modo a retirares os que estão em excesso. de qualquer forma, sendo plantas pouco exigentes, deves ser moderado com o fertilizante no futuro, porque tirando as vallisnerias, todas as outras são de crescimento lento.

como o ciclo ainda vai a meio, deves mesmo ir adicionando bacterias para fortalecimeto da colónia, o que é imprescindivel nesta fase.

relativamente aos peixes, já te deram bons conselhos.

 

boa sorte! :rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

josé mendonça

olá Nrodrigo!

 

parece-me que estás a fazer as coisas com calma, o que é logo à partida, meio caminho andado para que tudo te possa correr bem.

escolheste as plantas adequadas à fraca iluminação que tens, mas não devias ter já aplicado o fertilizante, porque elas ainda estão na fase de adaptação, não se desenvolvendo a ritmo normal e consequentemente não absorvendo os nutrientes que estás a adicionar; daí as algas surgirem... a melhor maneira de as combateres é fazendo umas TPAs, de modo a retirares os que estão em excesso. de qualquer forma, sendo plantas pouco exigentes, deves ser moderado com o fertilizante no futuro, porque tirando as vallisnerias, todas as outras são de crescimento lento.

como o ciclo ainda vai a meio, deves mesmo ir adicionando bacterias para fortalecimeto da colónia, o que é imprescindivel nesta fase.

relativamente aos peixes, já te deram bons conselhos.

 

boa sorte! icon_smile.gif

 

De facto, decidi fazer as coisas sem pressas, graças a tudo o que li previamente aqui no fórum.bowdown

Quanto ao fertilizante não pus muito, apenas uma camada bem fina, mas sei que apenas essa foi o bastante para despoletar as algas! Erro de iniciante, para a próxima não o cometo!!

Tenho feito TPAs desde o início da montagem do aqua. Provavelmente não foram suficientes. Vou passar a fazê-los mais frequentemente.E vou então seguir o teu conselho quanto às bactérias.Espero que ajude. De qualquer maneira o meu caracol já anda a trabalhar no assunto!

 

Obrigado pelos conselhos! :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Antes de mais parabens pela calma e preocupação que estas a ter.

 

Quanto às corydoras, eu tenho 3 tipos, 2 deles fazem isso que descreves (principalmente as paleatus), depois tenho as adolfoi que é raro virem à superficie..

 

 

Quanto às algas, faz umas tpas e o que tiver mesmo em excesso tenta tirar com a mão.

 

Só tenho uma questão, se tens um ph 7.2, porque não optas por peixes que requerem esse PH?

Os neons requerem ph acido, ou seja, terias que andar a baixar o ph.

 

Boa sorte e continuação de bom trabalho..:blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao fertilizante não pus muito, apenas uma camada bem fina

pensei que te estavas a referir a fertilização líquida e não a substrato fértil... sendo assim, deves adicionar mais plantas com pouca exigências de iluminação, mas é melhor começares a pensar em substituir a tampa do aquário por um ou dois vidros e arranjares uma calha mais potente.

tens as anúbias enterradas ou presas ao tronco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se permites uma opiniao minha as valisnerias ficavao melhor a moita feita por traz desse tronco.

 

quanto a manutençao que tens feito até aqui tudo bem e tens feito as coisas com calma e muita leitura o

que é mais importante.

 

quanto aos fertelizantes as plantas que tens sao plantas de manutençao facil

basta a quando faças uma troca de agua semanal metas um pouquinho so´de fertelizaçao

porque nao sao plantas devoradoras de nutrientes o que te vai fazer surgir esse tal ataque de algas indesejaveis.

 

até la vai metendo os updates do aquario que estamos cá para te ajudar a melhora-lo. :-D

 

edit: so agora reparei que a fertilizaçao que falas foi atravez de substracto fertil tambem pensei em fertelizante liquido

o ideal seria adicionares mais umas plantas devoradoras de nutrientes para te manter essas algas controladas.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

josé mendonça

pensei que te estavas a referir a fertilização líquida e não a substrato fértil... sendo assim, deves adicionar mais plantas com pouca exigências de iluminação, mas é melhor começares a pensar em substituir a tampa do aquário por um ou dois vidros e arranjares uma calha mais potente.

tens as anúbias enterradas ou presas ao tronco?

 

As anúbias estão enterradas e já começaram a ter rebentos ::D:

 

 

Mas...umas perguntas: banana rock

 

Tentei achar no DIY qual a maneira de fazer bactérias, mas não achei. Há receitas caseiras ou só de compra?

 

Em relação ao CO2 acham que coloque já ou espere porque poderá aumentar as algas?

 

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu sou apologista da Não colocação de bacterias, gosto mais que elas se desenvolvam por si..sinto mais segurança, não me perguntem porque..::D:

 

Não confio muito nos "aditivos", evito sempre usar isso..

 

Quanto ao co2, penso que para as plantas que vais ter, não precisas.

 

Eu tenho-as num aqua exactamente como o teu e não uso nada disso, elas estão perfeitamente bem de saude:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As anúbias não devem ter os rizomas enterrados, caso contrário acabam por apodrecer.

 

Quanto às bactérias terás que comprar um produto para o efeito. Eu não conheço os produtos, não sei bem que tipo de bactérias criam/ajudam a criar, talvez o josé mendonça possa explicar melhor. A minha dúvida era se as bactérias se poderiam colocar a meio do ciclo.

 

As bactérias que iniciam o processo sãos nitrossomas, reproduzem-se de oito em oito horas e convertem o amoníaco em nitritos. Isto dura dez dias e aí os níveis de amoníaco podem subir consideravelmente. Após dez dias surgem outras bactérias "amigas"- nitrobacter. Estas convertem os nitritos em nitratos. Ao acabar o ciclo os nitritos deverão desaparecer. É claro que estes intervalos (já não me lembro onde li isto) variam, é só mesmo para se ter uma ideia.

 

Para mais informações, tens as Faqs de Aquariofilia.

 

 

Em relação ao CO2, penso que não seja necessário nem recomendável para o teu aquário e tendo em conta essas plantas.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

josé mendonça

As anúbias estão enterradas e já começaram a ter rebentos :)

Mas...umas perguntas: ;)

 

Tentei achar no DIY qual a maneira de fazer bactérias, mas não achei. Há receitas caseiras ou só de compra?

 

Em relação ao CO2 acham que coloque já ou espere porque poderá aumentar as algas?

quando falamos da introdução de bactérias no aquário, referimo-nos a um líquido contendo várias estirpes das mesmas, que decompoêm amónia, nitritos, nitratos e matérias orgânicas.

para além de considerar fundamental no cliclo do azoto, aplico sempre que faço uma TPA, na proporção da água que reponho.

existem variadas marcas que as comercializam; eu uso o 'Stability' da Seachem.

 

quanto ao CO2, como já aqui te foi respondido, não há necessidade, visto que as tuas plantas conseguem aproveitar o que já está contido na água, sem que a falta de injecção adicional lhes impeça o desenvolvimento. aliás, este só se justifica se for acompanhado de uma boa iluminação, caso contrário estamos a dar ao aquário mais um motivo para que as algas se aproveitem.

faço aqui novo reforço para que 'uses e abuses' de mais plantas enterradas no substrato para que consumam os nutrientes que aí se encontram.

e não te esqueças disto que referiu, e muito bem, o zlatan9:

As anúbias não devem ter os rizomas enterrados, caso contrário acabam por apodrecer.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a todos os preciosos conselhos!! ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

 

Quanto às anúbias informei-me previamente, e não lhes enterrei os rizomas precisamente porque sabia que poderiam apodrecer.

Quanto ao CO2 não o vou colocar então.

Vou então pôr mais plantas no aqua, talvez mais valisnérias (de crescimento rápido), uma vez que crescem na vertical e não ocupam muito espaço.

 

 

Assim que tiver novidades, boa espero, vou pondo fotos... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.