Mortes incontroláveis


ShangaiMoon

Recommended Posts

Boa tarde a todos. :mrgreen:

 

 

Eu tenho um aquário de 54L que não me tem dado problemas... Há cerca de uma semana comprei um casal de Colisas e um Botia (para controlar as pragas de caracóis). O Botia, depois de o introduzir no aquário, só o vi durante dois dias mas sempre escondido... Depois disso, só uns dias depois e já morto, só se via a espinha. Depois desta morte, houve outras: um peixe vidro, dois peixes pinguim, vários neons azuis e pretos e, por fim, hoje morreu a fémea Colisa e dois guppies júniores de apenas 1 cm cada desapareceram misteriosamente. Todos estes peixes, à excepção dos guppies pequeninos estão no meu aquário há mais de um ano... E nunca tiveram problemas. Testes químicos à água dão ok, mudanças de água (1/3 por semana) tudo normal, temperatura estabilizada, filtros limpos, tudo normal... No entanto, nunca vi o Colisa macho meter-se com ninguém... Simplesmente continuam a aparecer-me peixes mortos... Será que os está a matar? Ou é apenas coincidência o facto de só ter acontecido desde que o introduzi e estar sempre a comê-los é o normal?

 

 

Obrigada pela atenção! cabecadura

 

 

(P.S. - Ele come os flocos como todos os outros peixes, não há razão para estar "esfomeado" nem nada do género!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mete um setup completo mas pode ser o macho este por vezes torna-se agressivo..

e tens peixes de ph diferentes.

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mete um setup completo mas pode ser o macho este por vezes torna-se agressivo..

e tens peixes de ph diferentes.

 

 

Setup completo? Que quer isso dizer? Desculpa a azelhice, ainda sou um pouco nova nisto. banana rock

 

Quanto ao pH... Sim, mas... Eles têm-se dado todos bastante bem... Até agora, pelo menos, nunca tive qualquer problema... Que fazer?

 

Obrigada pela resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

O setup completo de um aquário é:

. tamanho

. fauna (peixes)

. p.h.

. temperatura

. etc

 

Os peixes antes de morrer apresentam pontos brancos ou uma espécie de fungos?

Pode ser esse colisa que os está a matar ou pode ser uma doença...

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

O setup completo de um aquário é:

. tamanho

. fauna (peixes)

. p.h.

. temperatura

. etc

 

Os peixes antes de morrer apresentam pontos brancos ou uma espécie de fungos?

Pode ser esse colisa que os está a matar ou pode ser uma doença...

 

Abx

 

 

 

 

O aquário tem 54L. Tenho actualmente dois peixes vidro, um peixe pinguim, 4 néons, 6 platys (3 macho, 3 femea), 3 guppies adultos (2 femea e 1 macho), 2 guppies júniores, 2 limpa-fundos, 2 molly lira femea, 1 molly preta femea, 1 tetra do Congo e 1 colisa macho, dois caracóis maçã e um mais pequeno e uma praga de caracóis, mas esses não devem ter grande relevância. Tinha mais esses que morreram. O pH é de aproximadamente 7, a temperatura é de entre 26 e 28ºC (consoante as variações ambientais...), de momento flora tenho pouco dado que os caracóis ma foram comendo, vou introduzir brevemente. Os peixes não apresentam íctio ou fungos nas barbatanas, não andam parados nem estranhos... Simplesmente aparecem mortos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem 54L. Tenho actualmente dois peixes vidro, um peixe pinguim, 4 néons, 6 platys (3 macho, 3 femea), 3 guppies adultos (2 femea e 1 macho), 2 guppies júniores, 2 limpa-fundos, 2 molly lira femea, 1 molly preta femea, 1 tetra do Congo e 1 colisa macho, dois caracóis maçã e um mais pequeno e uma praga de caracóis, mas esses não devem ter grande relevância. Tinha mais esses que morreram. O pH é de aproximadamente 7, a temperatura é de entre 26 e 28ºC (consoante as variações ambientais...), de momento flora tenho pouco dado que os caracóis ma foram comendo, vou introduzir brevemente. Os peixes não apresentam íctio ou fungos nas barbatanas, não andam parados nem estranhos... Simplesmente aparecem mortos...

Boas,

Estes são os peixes que tens actualmente, já sem contar com os que morreram, certo? Para 54 litros, parece-me claramente peixes a mais!!!

 

Fizeste testes à amónia e nitritos? Provavelmente, quando adicionaste os últimos peixes, deu-se um pico de amónia (fatal para os peixes) que as bactérias do filtro não conseguiram eliminar. Além disso, a morte do bótia agravou ainda mais a situação.

 

Se for este o caso, faz TPA's de grande volume nos próximos dias e podes também acrescentar um produto para reforçar as bactérias, do género do Nutrivec da Sera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estes são os peixes que tens actualmente, já sem contar com os que morreram, certo? Para 54 litros, parece-me claramente peixes a mais!!!

 

Sem dúvida....o surpreendente é que, com tanto peixe, ainda sobre espaço para alguma água... :)

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso dizer que tenho um aqua igual - 54L, e a fauna é:

 

4 guppys

5 corys.

 

É só para ter termo de comparação, não quer dizer que como tenho é o ideal:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais