iluminação com balastro eletronico


AntonioMiguel

Recommended Posts

Oi...mais uma vez!!!

 

Cá venho eu com mais umas duvidas....é assim, seguindo uma ideia de aqui em tirar o balastro eletronico daquelas lampadas de casquilho...tirei um de uma lampada de 11 watt e liguei uma florescente normal de 18 watts e :lol: :lol: :lol: maravilha.... funcionou.... pensei vou experimentar com uma de 36.... e tcham ham .... funcionou tambem!!!

 

Agora a minha questão é a seguinte.... já que quero fazer uma tampa... assim utilizava estes eletronicos que são mais leves não aquecem e saem baratos (relativamente), até que ponto posso funcionar com eles???

Aquilo não vai pegar fogo?

As lampadas vão durar menos??

 

Alguem me pode dizer algo???

ehehehehe

 

 

Ok fico á espera e bons mergulhos!!!

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou a pessoa indicada para responder à questão, mas parece-me ser um assunto interessante. Pode ser que alguém com conhecimentos dê uma ajuda.

Gostava que indicasses como fizeste as ligações para eu tambem experimentar :P

A duração das lampadas deverá ser igual à que se verifica ao utilizar balastros electrónicos "normais". O que pode acontecer é os componentes de potência do balastro (creio que são triacs) se danificarem prematuramente, porque foram concebidos para trabalharem a potências mais baixas -11w do que as que referes -maiores do que 18w. Pode ser é que esses componentes sejam fabricados para servirem numa gama de potências mais alta do que aquela para que estão a ser utilizados e aí tudo bem. Se o balastro não aquecer muito é sinal de que não há problema, e os podes utilizar.

Abraço

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante o processo de fabrico, os balastros electrónicos da Osram e da Philips são sujeitos a um teste chamado "Burn-in", que que é uma espécie de prova de stress, em que os balastros são sujeitos a sobrecargas de tensão pela utilização de lâmpadas com potência superior ou inferior à potência do balastro.

Um dos resultados deste teste é uma lista de combinações permitidas e não permitidas entre lâmpadas e balastros electrónicos.

Analisando a lista (neste caso da Osram) é possível tirar algumas conclusões gerais: a primeira é que quando a potência da lâmpada é superior à do balastro, só em 2w, a lâmpada já está em sobrecarga. Nalguns casos, foi detectado sobrecarga no balastro electrónico e enegrecimento prematuro da lâmpada. Noutro caso ainda, na utilização de um balastro de 9w para acendimento de uma compacta fluorescente de 7w, foi verificada a destruição do circuito de corte, que é o circuito responsável pelo corte automático de alimentação a lâmpadas defeituosas ou em fim de vida, que alguns balastros da Osram tem.

A sobrecarga na lâmpada pode-se traduzir, por exemplo, no escurecimento dos topos da lâmpada, coisa que num balastro electrónico a funcionar correctamente nunca pode acontecer, luz com cintilação que também não pode haver, e outro género de coisas como perda de potência e desvios na temperatura de cor, difíceis de detectar a olho nu.

A sobrecarga no balastro provoca sobreaquecimento deste e em consequência disto diminuição da sua eficiência e por aí adiante.

Se o mesmo balastro electrónico servisse para todas as lâmpadas era uma coisa linda!

Infelizmente não serve.

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos,

 

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais