Recommended Posts

Publicado

Ola pessoal... bem, isto de aqua é tipo bola de neve...nunca mais para....

O meu inicio nisto foi muito mau... perdi quase todos os peixes que tinha, agora quero fazer tudo como deve ser, por isso venho aqui com estas perguntas...

- Gostava de colocar lá umas pedras...onde posso arranjar pedras na natureza que de para la colocar? Qualquer pedra serve, bastando por isso ferver? As pedras das praias...dão?

- Tambem pensei em troncos...qual o mais indicado?

Desculpem estas perguntas,mas so novato nisto :(

Publicado: (editado)

Que peixes tens? Ou vais ter?

Cuidado com algumas pedras, podem ser calcárias e aumentam-te o PH em demasia.

Troncos têm tendencia a baixar o PH. ( apesar de haver quem não ache, mas eu acho )

Os troncos ou compras numa loja ou aqui pelo fórum, ou encontra uma que não contenha resinas, pois isso ia ser fatal para o teu aquário.

Editado por SeaL

- Legend of Lusitanian Pride -

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Publicado:

Pedras em principio, muito bem tratadas, pode servir qualquer uma.

Apesar de ser importante ter em conta os factores que o Seal disse, há várias hipoteses.

Mas ferve MUITO!! e tenta ver o aspecto do solo ou da vegetação à volta para ver se é um espaço poluido ou não..

Publicado:

Eu tive oportunidade de fazer alguns testes com pedras calcárias. O que posso dizer, mas com uma precisão muito pouco científica é que o poder de aumentar o pH das rochas calcárias é tanto maior quanto menor for o ph; logo, será tanto menor quanto maior for o ph. De facto, aquilo que pude observar (com 1 balde de 25 Litros e sem fauna nem flora) é que mais ou menos a partir do ponto neutro (7) as rochas pouco efeito têm. Adicionando uma segunda rocha a esses 25 litros, o Ph, de facto, sobe uns 0,2. O mais engraçado é que enchendo o balde de pedras calcárias o pH tem tendência a... descer:p Ou seja, aquilo que me apercebi foi que quando o volume de pedras calcárias ultrapassa o volume de água, o PH baixa.

Mas ATENÇÃO!! Isto foi tudo pouco controlado, limitei-me a ir medindo o ph e de vez em quando o kh (sempre baixo). O ph teria tendência a baixar, pois água em repouso tende a baixar o ph. Mas o que foi interessante é que as rochas calcáriasapenas ajudavam a manter o 7 e pouco mais,

Ainda hei-de fazer mais testes, mas julgo que, afinal, não é tão importante assim meter rochas calcárias por exemplo, para aquas de CA's:P

(teorias de rookie) :(

Publicado:
Eu tive oportunidade de fazer alguns testes com pedras calcárias. O que posso dizer, mas com uma precisão muito pouco científica é que o poder de aumentar o pH das rochas calcárias é tanto maior quanto menor for o ph; logo, será tanto menor quanto maior for o ph. De facto, aquilo que pude observar (com 1 balde de 25 Litros e sem fauna nem flora) é que mais ou menos a partir do ponto neutro (7) as rochas pouco efeito têm. Adicionando uma segunda rocha a esses 25 litros, o Ph, de facto, sobe uns 0,2. O mais engraçado é que enchendo o balde de pedras calcárias o pH tem tendência a... descer:p Ou seja, aquilo que me apercebi foi que quando o volume de pedras calcárias ultrapassa o volume de água, o PH baixa.

Mas ATENÇÃO!! Isto foi tudo pouco controlado, limitei-me a ir medindo o ph e de vez em quando o kh (sempre baixo). O ph teria tendência a baixar, pois água em repouso tende a baixar o ph. Mas o que foi interessante é que as rochas calcáriasapenas ajudavam a manter o 7 e pouco mais,

Ainda hei-de fazer mais testes, mas julgo que, afinal, não é tão importante assim meter rochas calcárias por exemplo, para aquas de CA's:P

(teorias de rookie) :(

Isso vai um bocado contra o que se lê por ai, mas eu considero natural, se adicionares 1 ou 2 pedras que haja uma variação de ph superior aquela que poderá surgir se adicionares mais 5 a seguir, porque a maior oscilação é na presença inicial de calcario.

Agora descer...já é esquesito..lol

Publicado:

Até se percebe... se subisse assim tanto, o pessoal dos CA's limitava-se a meter predragulhos no aqua e tinha o seu "golden 8,2".

Correndo o risco de dizer uma barbaridade, julgo que a certo ponto pode-se formar uma camada à volta da pedra (bicarbonato de cálcio? :mrgreen::lol: me:P) que faz o efeito precisamente contrário..

Ainda hoje estive à conversa com um amigo meu que me disse que era um efeito possível (ele explicou-me o porquê, mas´não percebi nada:P). Um dia em que passe por uma loja que eu cá sei, ainda hei-de perguntar isto...

Publicado:
Até se percebe... se subisse assim tanto, o pessoal dos CA's limitava-se a meter predragulhos no aqua e tinha o seu "golden 8,2".

Correndo o risco de dizer uma barbaridade, julgo que a certo ponto pode-se formar uma camada à volta da pedra (bicarbonato de cálcio? :mrgreen::lol: me:P) que faz o efeito precisamente contrário..

Ainda hoje estive à conversa com um amigo meu que me disse que era um efeito possível (ele explicou-me o porquê, mas´não percebi nada:P). Um dia em que passe por uma loja que eu cá sei, ainda hei-de perguntar isto...

Aliás, acho que isto ocorre precisamente quando há saturação

(mas vou estar calado que já devo ter dito barbaridades suficientes para o pessoal aqui do fórum "que sabe" andar a subir às paredes:p

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!