NRoque Publicado Janeiro 24, 2008 Publicado Janeiro 24, 2008 Ola pessoal... bem, isto de aqua é tipo bola de neve...nunca mais para.... O meu inicio nisto foi muito mau... perdi quase todos os peixes que tinha, agora quero fazer tudo como deve ser, por isso venho aqui com estas perguntas... - Gostava de colocar lá umas pedras...onde posso arranjar pedras na natureza que de para la colocar? Qualquer pedra serve, bastando por isso ferver? As pedras das praias...dão? - Tambem pensei em troncos...qual o mais indicado? Desculpem estas perguntas,mas so novato nisto Citar
Rui J. Rocha Publicado: Janeiro 24, 2008 Publicado: Janeiro 24, 2008 (editado) Que peixes tens? Ou vais ter? Cuidado com algumas pedras, podem ser calcárias e aumentam-te o PH em demasia. Troncos têm tendencia a baixar o PH. ( apesar de haver quem não ache, mas eu acho ) Os troncos ou compras numa loja ou aqui pelo fórum, ou encontra uma que não contenha resinas, pois isso ia ser fatal para o teu aquário. Editado Janeiro 24, 2008 por SeaL Citar - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
pamivelmo Publicado: Janeiro 24, 2008 Publicado: Janeiro 24, 2008 Pedras em principio, muito bem tratadas, pode servir qualquer uma. Apesar de ser importante ter em conta os factores que o Seal disse, há várias hipoteses. Mas ferve MUITO!! e tenta ver o aspecto do solo ou da vegetação à volta para ver se é um espaço poluido ou não.. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Psyfactor Publicado: Janeiro 24, 2008 Publicado: Janeiro 24, 2008 Eu tive oportunidade de fazer alguns testes com pedras calcárias. O que posso dizer, mas com uma precisão muito pouco científica é que o poder de aumentar o pH das rochas calcárias é tanto maior quanto menor for o ph; logo, será tanto menor quanto maior for o ph. De facto, aquilo que pude observar (com 1 balde de 25 Litros e sem fauna nem flora) é que mais ou menos a partir do ponto neutro (7) as rochas pouco efeito têm. Adicionando uma segunda rocha a esses 25 litros, o Ph, de facto, sobe uns 0,2. O mais engraçado é que enchendo o balde de pedras calcárias o pH tem tendência a... descer:p Ou seja, aquilo que me apercebi foi que quando o volume de pedras calcárias ultrapassa o volume de água, o PH baixa. Mas ATENÇÃO!! Isto foi tudo pouco controlado, limitei-me a ir medindo o ph e de vez em quando o kh (sempre baixo). O ph teria tendência a baixar, pois água em repouso tende a baixar o ph. Mas o que foi interessante é que as rochas calcáriasapenas ajudavam a manter o 7 e pouco mais, Ainda hei-de fazer mais testes, mas julgo que, afinal, não é tão importante assim meter rochas calcárias por exemplo, para aquas de CA's:P (teorias de rookie) Citar
pamivelmo Publicado: Janeiro 24, 2008 Publicado: Janeiro 24, 2008 Eu tive oportunidade de fazer alguns testes com pedras calcárias. O que posso dizer, mas com uma precisão muito pouco científica é que o poder de aumentar o pH das rochas calcárias é tanto maior quanto menor for o ph; logo, será tanto menor quanto maior for o ph. De facto, aquilo que pude observar (com 1 balde de 25 Litros e sem fauna nem flora) é que mais ou menos a partir do ponto neutro (7) as rochas pouco efeito têm. Adicionando uma segunda rocha a esses 25 litros, o Ph, de facto, sobe uns 0,2. O mais engraçado é que enchendo o balde de pedras calcárias o pH tem tendência a... descer:p Ou seja, aquilo que me apercebi foi que quando o volume de pedras calcárias ultrapassa o volume de água, o PH baixa. Mas ATENÇÃO!! Isto foi tudo pouco controlado, limitei-me a ir medindo o ph e de vez em quando o kh (sempre baixo). O ph teria tendência a baixar, pois água em repouso tende a baixar o ph. Mas o que foi interessante é que as rochas calcáriasapenas ajudavam a manter o 7 e pouco mais, Ainda hei-de fazer mais testes, mas julgo que, afinal, não é tão importante assim meter rochas calcárias por exemplo, para aquas de CA's:P (teorias de rookie) Isso vai um bocado contra o que se lê por ai, mas eu considero natural, se adicionares 1 ou 2 pedras que haja uma variação de ph superior aquela que poderá surgir se adicionares mais 5 a seguir, porque a maior oscilação é na presença inicial de calcario. Agora descer...já é esquesito..lol Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Psyfactor Publicado: Janeiro 25, 2008 Publicado: Janeiro 25, 2008 Até se percebe... se subisse assim tanto, o pessoal dos CA's limitava-se a meter predragulhos no aqua e tinha o seu "golden 8,2". Correndo o risco de dizer uma barbaridade, julgo que a certo ponto pode-se formar uma camada à volta da pedra (bicarbonato de cálcio? me:P) que faz o efeito precisamente contrário.. Ainda hoje estive à conversa com um amigo meu que me disse que era um efeito possível (ele explicou-me o porquê, mas´não percebi nada:P). Um dia em que passe por uma loja que eu cá sei, ainda hei-de perguntar isto... Citar
Psyfactor Publicado: Janeiro 25, 2008 Publicado: Janeiro 25, 2008 Até se percebe... se subisse assim tanto, o pessoal dos CA's limitava-se a meter predragulhos no aqua e tinha o seu "golden 8,2". Correndo o risco de dizer uma barbaridade, julgo que a certo ponto pode-se formar uma camada à volta da pedra (bicarbonato de cálcio? me:P) que faz o efeito precisamente contrário.. Ainda hoje estive à conversa com um amigo meu que me disse que era um efeito possível (ele explicou-me o porquê, mas´não percebi nada:P). Um dia em que passe por uma loja que eu cá sei, ainda hei-de perguntar isto... Aliás, acho que isto ocorre precisamente quando há saturação (mas vou estar calado que já devo ter dito barbaridades suficientes para o pessoal aqui do fórum "que sabe" andar a subir às paredes:p Citar
Recommended Posts