Zeolite


filipe.soares

Recommended Posts

Boas.

 

Geralmente não se usam filtros em aquários de água salgados, a não ser que sejam aquários só de peixes, mas no meu caso utilizo para reduzir os nitratos e tenho optimos resultados.

Mas limpar uma vez por semana o filtro

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas so zeolite comsidera-se um filtro? epa eu acho que um filtro é muito mais que isso? faz mal ter la a zeolite?

 

abraço obrigado

 

 

Se lavares todos os dias não faz mal...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

A utilização de zeolite, para mim, é uma fantochada! Para que a zeolite faça qualquer coisa no aquário, tens que fazer 10% de TPAs por semana, limpares os vidros, o copo do escumador.....se fizeres isso tudo e não tiveres a zeolite, o resultado é o mesmo! Conheço qujem tenha tido e a opinião é a mesma da minha!

Sobre a limpeza do filtro frequentemente, aplica-se mais aos aquas salgados, pois os detritos acomulados no filtro entram em decomposição mais rapidamente e os vivos são mais sensiveis à quimica da água!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A utilização de zeolite, para mim, é uma fantochada!

 

 

Boas Pedro.

 

Não achas que estás a ser um pouco precipitado nessa afirmação? surprised

 

Os zeolites são importantes quando fazem parte de sistemas de criação e manutenção de bactérias que visam reduzir os fosfatos e nitratos, criando assim, num aquário de reef, um ambiente baixo em nutrientes, ideal para a manutenção de corais mais exigentes, como SPS. Têm é de ser usados como complemento aos restantes componentes desses sistemas já que a base ou nicho onde as bactérias se vão alojar são, exactamente, os zeolites. Há igualmente outros factores que jogam com o uso de zeolites e que o complementam, tais como, boa escumação, manutenções de limpeza dos próprios zeolites, mudar os zeolites de tempos a tempos, usar bons zeolites, trocas de água e por aí fora...

 

Outra coisa a ter em conta é o factor tempo mas acho que isso já tu sabes muito bem. As coisas num aquário de água salgada têm de demorar muito mais tempo a acontecer e é preciso ser cuidadoso e minucioso a dosear os zeolites e os outros componentes a ele incorporados de modo a que os corais não se ressintam com mudanças bruscas.

 

Dizer que o uso de zeolites, só por si, não dão resultado ou tanto resultado como que se fossem associados a outros componentes, tudo bem e mesmo assim é preciso ter em conta outros factores, como por exemplo, que zeolites se está a usar ( zeolites há muitos, é preciso é escolher o melhor material). Dizer que é uma fantochada acho um bocado brusco até porque, um dos componentes mais importantes do sistema Zeovit ( para citar o mais usado e com melhores resultados) são precisamente os zeolites. Mas, acho que isto também não preciso de te dizer ( é mais para quem desconhece). ;)

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obviamente que para a coisa correr bem e ter algum resultado, seja o que for, é necessário deixar passar o tempo, mas algures na net (pena não encontrar a porcaria do site) um norte americano com um sistema grande, teve um reactor de Zeolite e ele próprio diz que não notou diferenças entre os 4 anos de manutenção "normal" e os 3 de manutenção com zeolite.

Por acaso pesquisei à uns meses, na altura que o Diogo Lopes estava a vender o dele, para saber se valia a pena comprar e como funciona, por isso digo que para mim é uma fantochada. Prefiro gastar dinheiro em boa rocha e um bom refúgio. Mas está claro, é uma opinião pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou de acordo a 100% com o Pedro tambem andei a pesquisar na net e todos os aquario montados com zeolite os proprietarios nao notarem diferença nenhuma .por isso ha material para o aquario que podemos prescindir

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais