Tapete de riccia


Daniel Almeida

Recommended Posts

Boas

 

Gostava de saber o que perciso a nivel de fertilização para ter um tapete de riccia...

Já sei o procedimento para prender a riccia, e isso tudo.

As duvidas são:

Posso por akadama como substrato? faz alguma diferença c a riccia?

Uma vez q o aqua é para camarões, as fertilizações não irão afectálos?

Necessito de CO2?

Qual o racio de luz/watt?

 

Desculpem as perguntas mas mais vale prevenir que remediar :tongue:

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Daniel!

 

eu mantenho riccia em vários aquários, mas vou dar-te o exemplo do mais básico, habitado por camarões, alevins e neritinas (pequenas):

 

- substrato: areão (só!)

- CO2: inexistente

- iluminação: 0,7w/L

 

p.s. - não fertilizo.

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Daniel!

 

eu mantenho riccia em vários aquários, mas vou dar-te o exemplo do mais básico, habitado por camarões, alevins e neritinas (pequenas):

 

- substrato: areão (só!)

- CO2: inexistente

- iluminação: 0,7w/L

 

p.s. - não fertilizo.

A flutuar certo?

A minha ideia é fazer em tapete, e acho que não é a mesma coisa

 

Obrigado na mesma :)

CUmps

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho em tapete e cresce as olhos vistos, tenho Co2 caseiro (difusor de vidro), fertilizo N e K diariamente com 3 ppm de N e 20ppm de K e fertiulizo com P quando acho necessario, meto tambem sera florena diariamente 1 ml /1.5 ml. Quanto a luz o aquario é de 60cm (54 L brutos) e tenho 84W de luz mas são lampadas E-27, ou seja o racio penso que nao se deva comparar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho em tapete e cresce as olhos vistos, tenho Co2 caseiro (difusor de vidro), fertilizo N e K diariamente com 3 ppm de N e 20ppm de K e fertiulizo com P quando acho necessario, meto tambem sera florena diariamente 1 ml /1.5 ml. Quanto a luz o aquario é de 60cm (54 L brutos) e tenho 84W de luz mas são lampadas E-27, ou seja o racio penso que nao se deva comparar.

ok era mesmo isto:D

Será que se desenvolve sm CO2?

Talvez mais lentamente não?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tenho a certeza, mas após uma pesquisa no google "Quando submersa a situação é mais crítica, necessita de injeção de CO2 e iluminação forte, prefere água mole e neutra ou ligeiramente ácida.". É uma questao de experimentar, pode ser que cresçaa mas lentamente..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A Riccia é uma planta, felizmente, pouco exigente.

 

Mas por ser uma planta de crescimento rápido, obviamente que vai adorar o CO2, facilitando assim, ainda mais o seu crescimento.

 

Quanto ao precisar ou não de CO2, depende de várias coisas. Quais as quantidades dos outros nutrientes no aquário, a luz, etc...

 

O problema não é o ter ou não ter CO2, mas sim qual a luz e fertilização que vamos fazer. Esses dois factores é que definem o uso, ou não do CO2.

 

Se eu tiver um aquário com muita luz, por melhor que controle os nutrientes, se não injectar CO2, dificilmente me livro das algas, pois não há CO2 suficiente para as plantas consumirem os nutrientes e luz disponíveis.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tenho a certeza, mas após uma pesquisa no google "Quando submersa a situação é mais crítica, necessita de injeção de CO2 e iluminação forte, prefere água mole e neutra ou ligeiramente ácida.". É uma questao de experimentar, pode ser que cresçaa mas lentamente..

ja lá vem o Fortunato :D

Obrigadinho

 

P.S: Já não fui a tempo...

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A Riccia é uma planta, felizmente, pouco exigente.

 

Mas por ser uma planta de crescimento rápido, obviamente que vai adorar o CO2, facilitando assim, ainda mais o seu crescimento.

 

Quanto ao precisar ou não de CO2, depende de várias coisas. Quais as quantidades dos outros nutrientes no aquário, a luz, etc...

 

O problema não é o ter ou não ter CO2, mas sim qual a luz e fertilização que vamos fazer. Esses dois factores é que definem o uso, ou não do CO2.

 

Se eu tiver um aquário com muita luz, por melhor que controle os nutrientes, se não injectar CO2, dificilmente me livro das algas, pois não há CO2 suficiente para as plantas consumirem os nutrientes e luz disponíveis.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Ok entendido.

Vou inicialmente tentar sem CO2, se depois vir carências, meto.

Obrigado a todos pela ajuda.

Quando o nano tiver pronto eu posto aqui fotos.

 

Cumps

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

É assim, o Luís para variar já disse tudo! :wink:

 

Eu pus riccia em tapete há cerca de uma semana, e posso dizer que neste momento tenho a riccia já muito ca fora da rede, está a crescer a olhos vistos aquela cena..

 

Tenho um aqua de 120L, cerca de 90w de luz (o que vou mudar brevemente), e fertilizo com N diariamente com 2,5ppm, K diariamente tambem com 15ppm e agora tenho cortado no P poruqe estou infestado de algas nas pedras... Faço injecção de CO2 caseiro com difusor de vidro, e acho que é tudo...

 

Mas para o problema das algas já vem amanha um menino que espero que tome conta delas, lda 25... biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais