Dicrossus filamentosus


Joaoavo

Recommended Posts

Boas,

 

Peço a quem tenha dicrossus filamentosus, para reparar na cabeça das fêmeas e me diga se têm manchas azul metálico (de modo semelhante aos machos mas mais pequenas e menos coloridas)

 

De há uns tempos para cá reparei que a minha tem e temo que esteja a virar um macho. não percebo porquê, pois so tenho um casal, mas já li que elas são capazes de fazer isso. Reparei também que uns raios da cauda estão maiores que outros, como que se tivesse a adquirir a farma de lira característica dos machos, mas pode ser paranóia minha.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Joaoavo!

 

a minha dicrossus fêmea começou a ganhar cores há umas semana e agora já consigo notar uma ligeira alteração na cauda... vou ficar com 2 machos!!! bigsmile

 

sempre pensei que só a fêmea dominante virava macho, mas pelos vistos, isto não é assim tão linear...

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Joaoavo!

 

a minha dicrossus fêmea começou a ganhar cores há umas semana e agora já consigo notar uma ligeira alteração na cauda... vou ficar com 2 machos!!! :smile2:

 

eu tenho cerca de 7 exemplares, mais machos que femeas pelo que parece 5 machos e eles agora andam a mostrar o seu porte uns aos outros a ver quem é o mais bonito, tambem uma das femas esta mais gorda se isso é sinal de estar grávida nao sei...ja os vi montes de vezes a esconder em tocas grutas e a mexerem nas folhas que tenho e acondicionarem num local melhor e da forma que pretendem....os machos teem umas cores excelentes....lindos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Será que podem colocar fotografias aqui dos vossos exemplares?

Se forem os que vi na net são peixes fantásticos, sabem de alguem que tenha um trio ou um casal para venda?

Desculpem lá este desvio no tópico.

Já agora a mudança de sexo é consequência de alguma alteração na água?Haver grande número de fêmeas ou de machos e devido a essa "pressão" o peixe mudar de sexo?

Cumprimentos

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu li é que quando o cardume perdia o macho, a fêmea dominante mudava de sexo e tornava-se um macho fértil.

 

Se fizerem uma pesquisa no google com o noem do peixe, há um relato disto nos primeiros resultados.

 

O meu caso vai um bocado contra esta lógica, pois so mantenho um casal e mesmo assim a fêmea vai mudar.

 

A hipotese que coloco é que todos os peixes nasçam com a aparência de fêmeas, apesar de existirem machos e fêmeas misturados. Os machos mais fortes diferenciam-se enquanto que oa mais fracos permanecem com a aparência de femeas, para evitar serem atacados.

Digo isto porque o meu macho sempre bateu na minha "femea", por isso coloco a hipotese de ela nunca ter sido uma fêmea.

Creio que nao existem relatos de o mesmo peixe ser sexualmente viável enquanto fêmea o macho no seu tempo de vida.

 

Já vi algo parecido quando mantive bettas. Tinha comprado 1 macho e 2 fêmeas, mas uma das fêmeas era um macho de barbatanas curtas. Mantive o trio no mesmo aquário e o macho de barbatans curtas sempre assumiu a coloraçao de fêmea, bem como um ovopositor, sendo mesmo agredido pela fêmea verdadeira.

Um dia removi o macho de barbatanas grandes e a fêmea para fazer criação e quando voltei a introduzi-los no aquário de origem, a suposta fêmea começou a lutar com o meu macho de barbatanas compridas, tornando-se o macho dominante.

 

Se alguém souber alguma coisa mais sobre isto diga sff.

cumprimentos

 

toupeira, a unica foto que tenho é do macho e não esta grande coisa

Image17.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Pois o que pesquisei é que eles realmente vivem em grupos com um macho dominante e várias fêmeas.

Vim dos salgados e parece-me um pouco como os palhaços mas o oposto a nível de sexos, nos palhaços é tudo macho e a fêmea é a que é dominante.

Quando em cima me referi a "pressões" referia-me a este género de pressões, na natureza é muito frequente, só que quando há demasiada pressão esses tais machos "fracos" abandonam o grupo.

 

Ainda bem que referiste o exemplo dos bettas, já tive criações de bettas e pude trabalhar como voluntário no Aquário Vasco da Gama por duas vezes e muitas vezes acontecia os machos não desenvolverem as longas barbatanas e haver essas confusões a que te referes.

 

Se encontrar mais informações coloco aqui.

Nunca vi esse peixe à venda , já algum de vocês conseguiu reproduzir?

 

Abraço

 

Bernardo Pedreño Ferreira

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah João ia-me esquecendo, apesares de dizeres que a fotografia nãio está muito boa, calculo que não tenhas captado as cores todas do peixe, mas mesmo assim gosto bastante, tenho que arranjar uns peixes desses.

 

Abraço

 

Bernardo Pedreño Ferreira

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so mantenho um casal e mesmo assim a fêmea vai mudar.

como já disse, é tambem o meu caso...[/b]

 

A hipotese que coloco é que todos os peixes nasçam com a aparência de fêmeas

isso é certo!

 

apesar de existirem machos e fêmeas misturados. Os machos mais fortes diferenciam-se enquanto que oa mais fracos permanecem com a aparência de femeas, para evitar serem atacados.

então porque mudarão a determinada altura?

 

Digo isto porque o meu macho sempre bateu na minha "femea"

novamente o meu caso

 

Bernardo,

 

na sábado passado, ainda havia alguns na Naturline :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais