Sistema de iluminação para aquario de 600L,qual escolher?


Recommended Posts

Venho-vos pedir a ajuda para me ajudarem a decidir quais as lampadas e sistema de iluminação que devo de escolher para um aquario de 600litros para instalar num aquario plantado, comunitário.

 

 

Ainda não me decidi se instalar dois sistemas de iluminação T8 2x58w em que ficaria a debitar no aquario cerca 232W ou se instalar um ou dois sistemas de iluminação T5 2x80w, em que ficaria a debitar com dois sistemas destes, 320w no aquario.

 

 

 

Já vi á venda lampadas fluorescentes T5 Azuis da Osram, como Lampadas Fluorescentes Quintron (Luz do Dia) da Osram e penso que não haja muito mais variadade.

 

 

Mas de qualquer forma que tipo de lampadas aconselham a montar num aquario deste tipo com este tipo de iluminação?? Ou se aconselham a montar outro tipo de iluminação...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É caro se comprares os projectores completos....

 

Ideia : 2 Hqi 70W com material comprado casa material electrico fica por volta de 100 Euros

 

2º > A qaulidade da luz não tem nada a ver nem por sombras :P

 

3º > Passas de 2000 Lumens ( se for uma boa flurescente ) para 5000 no minimo !!

 

4º > As plantas adoram aquilo !! :wink:

 

5º > Os reflexos da água fica tipo mar ( sombras, claridade, ambiente )

 

6º > 70W é igual a uma de 200W

 

7º > Não me lembra mais !!

 

Um abraço

Cumprimentos

------------------------------------------------

HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 * 70W para um aqua de 600 litros, para isso é que mais vale ficar pelo fluorescente. 2* 150W ou mesmo 2* 250W é que faz render os €€€ / luz

 

Jackdaniels, faz lá essas contas do preço de 150W fluorescente para eu ver. :P

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alô Jackdaniels,

 

Claro que sou suspeito, mas olha para o meu AVATAR.

 

Quem sabe não poderá ser mais uma BOA hipotese ???

 

Consegues encontrar em várias lojas, tanto Power-compact bem como H.Q.I.

 

Saudações

Luís

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem cada projector HQI de 150W fica-me +- em 100euros.

 

 

No caso de comprar 2 sistemas 2x80w T5 fica-me entre 100euros e 150 euros, se não estou em erro.

 

 

Ainda para mais se comprar apenas 2 projectores HQI fico apenas com uma pequena area em que aquilo fica a iluminar o aquario, embora a luz se expanda pela agua, mas mesmo assim fica uma distribuição muito mal feita, se for feita por dois unicos projectores.

 

 

Estarei errado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2º > A qaulidade da luz não tem nada a ver nem por sombras  
Bem dizer que a qualidade de luz duma HQI é superior à de uma fluorescente é um sacrilégio!!!

Se há uma forma de analisar isto é olharmos para o índice de restituição de cores (Ra em português e “CRI” em inglês ) de uma HQI e de uma fluorescente. O índice Ra ou “CRI” é a capacidade que uma fonte de luz tem em reproduzir as cores o mais fielmente possível da realidade.

O sol tem índice Ra=100.

A únicas HQI´s do mundo com Ra>90 foram lançadas este ano em Portugal, e são as HQI Powerball da Osram …/942 e …/955 e tem respectivamente indíce Ra 94 e 95. Todas as outras anteriores tinham Ra 80-89.

A fluorescente Biolux da Osram , e as equivalentes da Philips na cor 965, têm Ra=98!

E isto por enquanto não está ao alcance de uma HQI, nem de uma HCI que tem muito mais qualidade de luz que uma HQI.

 

3º > Passas de 2000 Lumens ( se for uma boa flurescente ) para 5000 no minimo !!

Peço-te desculpa mas não posso concordar com isto.

Vamos analisar a HQI-TS 70/NDL UVS da OSRAM e a fluorescente T5 FQ 54w/840, equivalentes na temperatura de cor. A primeira tem um fluxo luminoso inicial de 5500 lumens e a segunda de 5000 lumens.

A primeira consome 70w e mantém o fluxo luminoso inicial durante 1.000 horas a funcionar com equipamento convencional apropriado e completamente compatível. No máximo ao fim de 6.000 horas deve ser substituída dependendo evidentemente de muitos factores e no nosso caso, do aquário de cada um.

Há aquariofilistas que em àgua salgada substituiem as HQI ao fim de 2.000 horas de funcionamento. Porque será!?

Com reactância electrónica as HQI duplicam a sua vida útil (para 12.000 horas) e mantêm 70% do fluxo luminoso inicial até às 10.000 horas.

A segunda consome 54w, ligada a um balastro que consome 1w, tem uma duração média de de 20.000 horas, e mantém 80% do fluxo luminoso até às 18.000 horas.

Não há HQI nem HCI, que possa bater estes números!

Há ainda mais…uma T5 FH 35W/840 tem um fluxo luminoso de 3650 lumens…se juntarmos duas para obtermos uma potência de 70w temos 7300 lumens, mais que uma HQI de 70.

 

5º > Os reflexos da água fica tipo mar ( sombras, claridade, ambiente )
Isso é verdade. A luz emitida por uma HQI tem características diferentes.

Por exemplo, eu não aconselho a utilização de fluorescentes para aquários plantados com altura superior a 50cm. Acho que neste caso a luz das HQI é muito mais eficiente, porque penetra mais profundamente na coluna de água, embora isso também dependa de muitos factores. Outras das vantagens óbvias das HQI é o seu pequeno formato e a sua capacidade de concentrar nesse formato uma quantidade enorme de luz. Aí as HQI são imbatíveis.

 

6º 70W é igual a uma de 200W

Bem à luz do que já disse aqui vou encarar esta frase como uma hipérbole.

 

Em resumo, tanto as HQI como as fluorescentes oferecem um leque enorme de hipóteses em termos de iluminação para os nossos aquários, e se alguém gosta mais de HQI do que fluorescente ou vice-versa, por mim tudo bem. Gostos não se discutem.

Gosto dos dois tipos de luz, e cada um que decida, tanto em termos funcionais como em termos estéticos aquilo que achar melhor.

Só não posso concordar é com coisas que não correspondem exactamente à verdade.

Espero que compreendas Flash e que não leves a mal o meu reparo.

 

 

Cumprimentos,

 

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O preço é uma estimativa, devido a nao haver calha disponivel pelo que sei, por isso pus uma variaçao entre os 100 e os 150 euros.

 

 

O modelo presumo que seja da OSRAM, visto ter sido ainda o unico balastro que tenho visto com este sistema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.