Recommended Posts

Publicado

boas tardes a todos...

temperatura - 26.5 ºC

tamanho: 100*50*45

pH - 6.5-7

kH - 4

gH - 6

NO2 - 5

NO3 - 50

NH4 - 0

filtro externo eheim (n me lembro do modelo mas é o adequado às dimensões do aqua)

filtro de fundo

CO2 caseiro

algumas plantas e peixes pequenos(16) danios zebra, neons, etc... ainda nada de minha preferencia

até aqui tudo bem menos os nitritos que estão deveras altos :'( o que axam que tenho de fazer para os baixar..

o aquario tem cerca de um mês e está ciclado...

fiz TPA de 15% a semana passa e não adiantou de muito... q faço????

obrigado

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
;)!!!!

Sou tb novo nisto mas vou tentar lançar alguns pontos que talvez sejam pertinentes:

- Dizes que o aquário está ciclado, o que te leva a fazer essa afirmação?

- Tens feito a monitorização dos nitritos? Qual tem sido a sua evolução? Têm estado estáveis (baixos) e agora é que tiveram um pico?

- Se houve um pico só agora, o que é que aconteceu recentemente que possa ser atribuido a isso? Lavaste o filtro com água da torneira, por exemplo?

- Concentração de nitritos leva-me a supor que as bactérias que os decompõem em nitratos ainda não estão presentes e/ou não o estão em quantidades suficientes para a sua decomposição.

- Regra geral num aquário ciclado e com tudo a funcionar bem, o objectivo principal das TPA´s é a remoção dos nitratos visto serem estes o producto final da decomposição da amónia gerada pelos excrementos dos peixes. Se as bactérias ão estão presentes em quantidade suficiente de modo a procederem à sua decomposição, a única maneira que eu conheço de remoção de nitritos é tb recorrendo às TPA´s. Quando dizes que fizeste de 15% na semana passada e não funcionou queres dizer que o valor não mexeu nada antes e após a TPA? Ou que baixaram mas logo retornaram ao valor actual?

- A persistir, faz TPA´s de maior volume

Esperos que algum destes pontos contribua para solucionares o teu problema e de qualquer modo não deve demorar muito para que "peixe mais graúdo" aqui do forum te auxilie melhor visto eu andar tb nisto há poucas semanas.

Publicado:

obrigado pela ajuda...

sim, tenho andado de olho nos testes e estes estavam bons e derrepente subiram um pouco mas nada de preocupante e eu ai fiz a TPA... depois refiz os testes e ai ée que os valores dos nitritos subiram tanto...

fui agora à loja e o que me aconselharam foi colocar mais bacterias no filtro e fazer um novo TPA.... é o que farei... espero que resulte pois quero começar a por escalares mas assim não ponho nem por nada...

não quero de modo nenhum prejudicar a saude dos peixes...

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Publicado:

Muda àgua.

Durante 2/3 dias faz TPAS de 20% de manhã e à tarde e interrompe a alimentação...

Daqui por 3 dias os nitritos estão a 0.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Viva,

Quanto à alimentação, podem bem estar duas ou três semanas sem comer, que não morrem. Dizes que tens os nitratos a 50 e tens nitritos. É estranho... Faz os testes à água da torneira e diz quais os valores (se calhar esses testes já não estão bons..)

Entretanto, vai fazendo TPAs e observando os peixes

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:
Viva,

Quanto à alimentação, podem bem estar duas ou três semanas sem comer, que não morrem. Dizes que tens os nitratos a 50 e tens nitritos. É estranho... Faz os testes à água da torneira e diz quais os valores (se calhar esses testes já não estão bons..)

Entretanto, vai fazendo TPAs e observando os peixes

obrigado pelo conselho...

já está tudo resolvido apenas com TPA banana rock

tá tudo a correr bem

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!