Problemas na Manutenção - Ajuda


Recommended Posts

Olá Pessoal não sei se estou no tópico certo mas é assim:

 

Ontem coloquei um tronco que andei durante 4 semanas a preparar da seguinte forma 1º foi fervido durante 4h, depois coloquei-o e agua durante 4 semanas trocando, 2 vezes por dia, a agua até ficar limpida. Finalmente coloquei lá o tronco. Fiz a manutenção semanal mudança parcial de àgua +/- 10% fiz a receita de CO2 do Governa, ontem à noite reparei que tinha a àgua bassa e meio acastanhada,

os peixes parecem-me bem, a flora é pouca apenas 2 cryptocorines 1 anubia nana 1 feto de java e 3 pés de alternatherna Rosaefolia, se não estou em erro.

 

A minha questão é o que fiz de errado nesta ultima mudança para que a agua esteja com esse aspecto? sinceramente não sei como descrever, lavei filtro tudo foi feito a preceito, estou confuso e sem saber como remediar o caso se vou ou não retirar mais água, se vai ou não afectar os peixes.

 

Artur

Editado por Tui Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso deve ser o tronco. podes voltar a ferve-lo nao precisa ser 4h, interessa e mudar a agua varias vezes, tipo ferve-lo varias vezes.

tambem podes mudar 20% da agua do akua, nao te preocupes se for bem feita nao faz mal aos peixes,ate agradecem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz umas tpa´s.

 

Como é que lavas-te o filtro?

 

Já agora, qual o motivo de adicionares o co2?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pamivelmo

 

Eu lavei o filtro com àgua corrente como sempre faço.

 

Li aqui no forum que deveria colocar CO2 por causa das plantas naturais, pois é essencial ao seu desenvolvimento, e fotossintesse se não estou enganado.

 

e já que aqui estou pergunto o seguinte o tronco está a ficar com uma pelicula esbranquiçada, e vejo a minha mecanica e o relax a debicarem no tronco nessa pelicula.

 

Dantes atacaram a minha Criptocoryne pelo caule, adicioneu a alimentação deles um suplemnto à base vegetais que comprei.

 

Continuou sem perceber o que está mal. Pedi à minha mãe para fever o tronco e ela disse que já tinha feito 2 vezes a 1ª de 4 horas e a outra de 2h, 30m.

 

Só vejo os gajos com umas cores luminosas e lindas, mas estou com receio que possa lhes acontecer algo.

 

Será percebes o que quero dizer.

 

Estou a iniciar o meu 1º aquario com plantas.

 

Obrigado

 

Artur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro deve ser lagado com água do aquário, porque com agua corrente podes matar por completo a colonia de bacterias, ou seja a filtragem começa do 0. Em principio não é bem do 0, mas pode acontecer.

 

 

Das plantas que tens, so a Rosaefolia poderá requerer c02, as outras safam-se bem sem ele. Tem atenção que o co2 baixa o PH.

Já agora, que iluminação tens?

 

 

E quais as dimensões do teu aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pamivelmo

Tenho 2 lampadas de 18w uma dayligth outa para plantas o meu aquario tem 80cm de comprimento, só que agora tem tronco e a Rosaefolia

DSC00023-1.jpg

a imagem não é amelhor mas é a que posso colocar.

 

Artur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pamivelmo

Tenho 2 lampadas de 18w uma dayligth outa para plantas o meu aquario tem 80cm de comprimento, só que agora tem tronco e a Rosaefolia

DSC00023-1.jpg

a imagem não é amelhor mas é a que posso colocar.

 

Artur

 

Para a Rosaefolia tens pouca luz, parece.

 

Sabes o resto das dimensões? O mais importante é a litragem (que se calcula multiplicando o comprimentoxlarguraxaltura e divide-se por 1000).

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pamivelmo

 

são 18w cada lampada que vinha já no aquario, eu sei que o aquario leva 95 litros brutos, de agua sei que tenho 85l de agua pois tenho o areão substrato filtro e termoststato que ajudam a encher, só que ess formula não funciona com o meu aquario uma vez que é panoramico.

 

Artur

Editado por Tui Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, ok.

 

Mas a iluminação continua a ser pouca. Mantem te pelas anubias, fetos de java, vallisnerias, etc.. mas na minha opinião podes por bem mais plantas. Podes mesmo plantar o tronco que adicionas-te (nao sei se já esta plantado ou nao, fica a sugestao).

 

Deixa passar algum tempo, vai fazendo tpas para ver a evolução da coisa. O tronco foi tratado antes de colocado no aqua?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Hoje dia 11 de Fevereiro, venho editar este post, é o seguinte eu retirei o tronco de vez do aquario, a minha mãe cortou o feto de java todo porque ficou negro, e agora está cheio de rebentos.

O CO2 deita poucas bolinhas, poucas mesmo não sei se é normal, todas as minhas plantas estão a desenvolver-se fantasticamente bem estão bem pegadas ao areão e estão cheias de rebentos novos. Só tive uma baixa o sapatilhas (barbo verde) morreu, não me perguntem pois não sei, foi de um dia para o outro.

Mas o meu grande problema e não consigo resolver e tenho lido aqui no forom que devo fazer imensos TPa´s mas garanto-vos que não está a resultar, nem um bocadinho, a agua apresenta uma cor baça e esverdeada. Este é sem duvida o meu maior problema na manutenção do meu aquario.

 

Preciso de Ajuda e conselho por favor alguem saberá o que estarei a fazer de mal.

 

Artur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje dia 11 de Fevereiro, venho editar este post, é o seguinte eu retirei o tronco de vez do aquario, a minha mãe cortou o feto de java todo porque ficou negro, e agora está cheio de rebentos.

O CO2 deita poucas bolinhas, poucas mesmo não sei se é normal, todas as minhas plantas estão a desenvolver-se fantasticamente bem estão bem pegadas ao areão e estão cheias de rebentos novos. Só tive uma baixa o sapatilhas (barbo verde) morreu, não me perguntem pois não sei, foi de um dia para o outro.

Mas o meu grande problema e não consigo resolver e tenho lido aqui no forom que devo fazer imensos TPa´s mas garanto-vos que não está a resultar, nem um bocadinho, a agua apresenta uma cor baça e esverdeada. Este é sem duvida o meu maior problema na manutenção do meu aquario.

 

Preciso de Ajuda e conselho por favor alguem saberá o que estarei a fazer de mal.

 

Artur

 

Água esverdiada é sinal de algas em suspensão na água, isso só com mudas de água ou com filtro UV.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.