Problema


Salvador C. Abreu

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho lido aqui uns topicos no forum sobre isto mas ainda não entendi umas coisas! Tenho uma aquário há algum tempo mas nunca usei kits de testes nem nada dessas coisas pensando que não é preciso mas acho que sim.. ou nao??? Alguem me pode explicar o que é o KH e outras siglas dos teste tipo nitratos ou nitritos nunca percebi o que isso é nem para que serve... Os meus peixes nunca tiveram nenhum problema estao de optima saude! Mas as minha plantas nao crescem... mas as algas sim!! O que se passa? Queria plantar mais o aquário mas ses estas plantas nao crescem temo que outras tb não!

 

Aquário - 80x30x40

 

Filtro - 2211 - 300 l/h

 

Termostato - 100 watts

 

Iluminação - 2x55watts PLL 6500 K

 

"População"

 

10 neons

1 neon rosa

2 corydoras albinos

1 raposa voadora (Acho eu... é o maior do aqua com uma risca preto ao longo do corpo)

 

Temperatura +/- 25º C

 

Co2 Caseiro

 

14dez2007ay6.jpg

 

Nunca tive muito cuidado com o aquário porque não tinha tempo, mas agora estou empenhado em tratar dele como deve ser!

Alguem me pode ajudar??

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tópico movido para o Sub-Fórum correcto.

 

Relativamente às tuas dúvidas:

 

Tenho uma aquário há algum tempo mas nunca usei kits de testes nem nada dessas coisas pensando que não é preciso mas acho que sim.. ou nao???

Depende da experiência da pessoa... no teu caso, acho que devias usar testes.

 

Alguem me pode explicar o que é o KH e outras siglas dos teste tipo nitratos ou nitritos nunca percebi o que isso é nem para que serve...

O que não falta, espalhadas pelo Fórum, são explicações do que são essas coisas. De uma maneira muito básica:

 

KH é a chamada Dureza Carbonatada. Para que é que serve num aquário de água doce plantado? Primeiro para saber se o pH vai flutuar muito ou pouco, aquando a adição de CO2. Em segundo lugar, pode-nos dar uma idea da concentração de CO2 dissolvida na água, com ajuda de uma tabela e de outro teste de pH, se bem que há método mais fáceis e práticos, do que isso.

 

Nitratos e Nitritos são produtos que resultam da oxidação da Amónia produzida pelos peixes. Qualquer um dele é tóxico, se bem que o Nitrato só para valores muito elevados é que se torna perigoso para os peixes (depende dos peixes, obviamente). São essenciais para as plantas, e geralmente caso haja falta deste nutriente, adiciona-se no aquário sobre a forma de Nitrato (NO3).

 

Os meus peixes nunca tiveram nenhum problema estao de optima saude!

Ainda bem...

 

Mas as minha plantas nao crescem... mas as algas sim!! O que se passa? Queria plantar mais o aquário mas ses estas plantas nao crescem temo que outras tb não!

O que se passa, é que tu não deves fertilizar o aquário... :? Tal e qual os peixes, as plantas necessitam de 'comida'. Se não forneces nutrientes às plantas, obviamente que elas acabam por morrer.

 

Os aquários plantados não são só água, plantas, luz e CO2... há uma imensidão de factores em jogo. Uns felizmente, a gente pode controlá-los... outros nem isso.

 

Acho que deves ler mais um bocado sobre aquários plantados. Nomeadamente, os bons tópicos que encontras aqui no Fórum, como os aquários do FAAO, do Marc e do André Silveste, somente para mencionar alguns.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela resposta!

 

Vou procurar mais coisas se precisar de ajuda novamente digo!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais