ramirezis... doença?


Marta Silva

Recommended Posts

Há cerca de uns 4 dias os meus ramirezis fizeram a segunda postura, passados dois dias os ovos desapareceram e os ramirezis esconderam-se atrás dos troncos. Ingenuamente pensei que tivessem nascido alguns putos e que eles os tivessem escondido lá para aqueles lados. Passado um dia continuavam escondidos atrás do tronco, nem liguei muito... O problema é que hoje continuam lá e quando a fêmea saiu reparei que havia qualquer coisa que não estava bem. A fêmea está muito mais escura, não para de abrir e fechar a boca e não come. O macho hoje também não saiu de lá para comer. A fêmea parece estar muito debilitada, e o macho apesar de eu não o poder ver mais atentamente deve estar parecido.

O que é que acham que se passa?

Antes de me fazerem aquelas perguntas típicas relacionadas com os parâmetros da água adiento-vos já que antes de abrir o tópico certefiquei-me que o problema não era temperatura nem amónia nem pH... Também já tentei ver alguns sintomas exteriores de doença, mas não notei nada para além da mudança das cores das fêmea

Acho que preciso de encontrar rapidamente uma solução antes que eles deixem mesmo de abrir a boca :huh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá "nora".

Não é facil diagnosticar doenças à distancia.

Sintomas de respiração ofegante estão associados, normalmente, a falta de oxigénio.

Ora isto pode acontecer por diversas razões.

Se os peixes já estão aí à algum tempo, e admitindo que nada "estranho" aconteceu, eu arriscaria em parasitas que lhes estão a "entupir" as guelras.

Assim um tratamento com esha 2000, Sterazin da Waterlife....ou outro, poderá surtir efeito.

Boa sorte.

Beijinho.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Digo que são flagelados intestinais.

aumenta oxigenação da água e aumento temperatura activamos o sistema imunitário do peixe deste forma aumentamos a eficácia dos medicamentos.

boa aquariofilia

cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há cerca de uns 4 dias os meus ramirezis fizeram a segunda postura, passados dois dias os ovos desapareceram e os ramirezis esconderam-se atrás dos troncos. Ingenuamente pensei que tivessem nascido alguns putos e que eles os tivessem escondido lá para aqueles lados. Passado um dia continuavam escondidos atrás do tronco, nem liguei muito... O problema é que hoje continuam lá e quando a fêmea saiu reparei que havia qualquer coisa que não estava bem. A fêmea está muito mais escura, não para de abrir e fechar a boca e não come. O macho hoje também não saiu de lá para comer. A fêmea parece estar muito debilitada, e o macho apesar de eu não o poder ver mais atentamente deve estar parecido.

O que é que acham que se passa?

Antes de me fazerem aquelas perguntas típicas relacionadas com os parâmetros da água adiento-vos já que antes de abrir o tópico certefiquei-me que o problema não era temperatura nem amónia nem pH... Também já tentei ver alguns sintomas exteriores de doença, mas não notei nada para além da mudança das cores das fêmea

Acho que preciso de encontrar rapidamente uma solução antes que eles deixem mesmo de abrir a boca :twisted:

 

 

Boa noite

 

A mim aconteceu mais ou menos a mesma coisa... só com a diferença de não ter havido desova e a femea tar redonda no local dos ovos, ela tá escura, para não dizer enegrecida.

O macho tá normal.

 

Não faço a minima do que terá sido

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá "nora".

Não é facil diagnosticar doenças à distancia.

Sintomas de respiração ofegante estão associados, normalmente, a falta de oxigénio.

Ora isto pode acontecer por diversas razões.

Se os peixes já estão aí à algum tempo, e admitindo que nada "estranho" aconteceu, eu arriscaria em parasitas que lhes estão a "entupir" as guelras.

Assim um tratamento com esha 2000, Sterazin da Waterlife....ou outro, poderá surtir efeito.

Boa sorte.

Beijinho.

JPM

 

Olá tio :twisted:

o macho agora saiu lá do sitio e reparei em mais uma coisa, as fezes dele eram um fiozinho branco fininho como uma linha. No inicio também tinha pensado nos parasitas nas guelras, até tenho o esha 2000 cá em casa, mas depois de ver isto estou mais inclinada para os parasitas intestinais. É mais provável não é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flagyl power! :D

 

Pois, hoje de manhã iniciei o tratamento com Flagyl, a fêmea já estava muito mal e acabou por morrer mas o macho ainda está vivo. Hoje o macho já saiu de trás do tronco, ele não está tão mal como a fêmea estava, vamos lá ver se pelo menos ele se safa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos dias é que ela teve com tons negros ( muito escura) ?

A minha já tá assim á 1 semana :D

 

então tás com mais sorte do que eu... à três dias quando ainda tava a guardar os ovos estava bonita e comia muito bem. Isto aconteceu tudo muito depressa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais