Dimorfismo sexual em Apistogrammas viejita juvenis


Recommended Posts

Olá a todos

 

Adquiri recentemente um casal de apistos viejita (pensava eu) juvenis, aí com 2,5 - 3 cm. Tanto quanto sabia, podia-se distinguir macho de fêmea pelas barbatanas dorsais e anais, sendo que estas são mais pontiagudas para os machos - até aqui tudo bem -, ora acontece que um dos apistos é extremamente agressivo com o outro, abrindo as barbatanas e guelras para intimidar, e claro, tenho sérias dúvidas de que tenha adquirido um casal.

 

Alguém sabe um truque infalível para distinguir machos de fêmeas nesta espécie enquanto juvenis? Mais uma nota, andei a pesquisar e existem 3 tipos de Apistogrammas viejita: os I, II e III. Creio que os meus são do tipo II.

 

Espero que alguém mais experiente me possa ajudar com isto.

 

Mto obrigado!

 

Ricardo Monteiro

Editado por Joe2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou pôr pois, mas vai ter de ficar para a próxima semana porque não tenho a máquina comigo. Mas tá combinado, fica o tópico em aberto. :D

 

Parece-me que os meus Apistos são totalmente diferentes dos da imagem que postaste. Os meus, apesar de juvenis, já deixam notar uns azuis fosforecentes nas barbatanas dorsal, para além de terem o focinho todo azul.

 

Tenho muita pena que sejam dois machos, acho que vou ter de me livrar de um. Se houver por aí alguém que troque por uma fêmea, fica aqui a hipótese de troca em aberto.

 

Sabes ao certo que tipo de viejita são esses da foto?

 

Um abraço

 

RM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegui saber isto:

Sexual dimorphism: In juveniles the difference is hard to see. The females show some color as well, although in fully grown fish the males are much more colorful. Besides that the males have an extended dorsal fin.

Teria todo o gosto em ficar com uma mas és do Norte :S

Penso que aqueles são do tipo 1 mas não tenho a certeza. É como os outros Apistos há várias estirpes dentro da espécie. Tenta ver se são mais parecidos com estes:

 

Macho

a.viejita_05.jpg

 

Femea

a.viejita_03.jpg

a.viejita_04.jpg

 

 

Esta também talves possa ajudar:

Apvie_u0.jpg

Editado por André Marçal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não será bem isto. Penso mesmo que estes sejam do tipo I. Os meus são azuis, ou então mudam de cor da noite para o dia e ficam assim. :D

 

Vou procurar umas imagens mais de acordo com os meus e já faço post.

 

Te jah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Borelli não são que esses eu conheço bem. Tanto quanto sei são viejita tipo II, dentro das 3 estirpes existentes dentro da mesma espécie.

 

Tenho mesmo de fazer post dos meninos para desfazer o mistério,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais