Iluminação/ Plantas


JPN

Recommended Posts

Olá,

 

Gostava de saber a vossa opinião sobre o espectro destas lâmpadas.

 

1º Se todas elas são de bom nivel para para um plantado?

 

2º Quais as melhores para musgos e para plantas de crescimento em altura?

 

3º Qual evitar para evitar um maior crescimento de algas?

 

Claro que estas perguntas são para o caso destas lâmpadas terem um bom desempenho, se não quais as mais aconselhaveis.

 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6880_16.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim todas são próprias para um plantado. Podes ver o nivel e o espectro de qualquer lâmpada pelo código da lâmpada.Por ex. a da imagem em cima/esquerda tem o código 865.O 8 é o IRC da lâmpada (Indice de Reprodução Cromatica,capacidade da lâmpada reproduzir fielmente a cor que se propõe). Vai de 1 a 9.

 

O 65 são os Kelvins da lâmpada 6500 K.

 

Quando escolhes uma lâmpadas o IRC é importante,quanto maior o IRC,melhor a lâmpada. Ok Kelvins podem variar de 4000K a 10000K.

Quanto mais Kelvins tem a lâmpada mais penetra na coluna de água,o que quer dizer que essas lâmpadas são melhores para aquários com grande altura e/ou se tivermos plantas de tapete,pois com uma lâmpada de 10000K a luz chega mais facilmente as plantas de fundo.

 

Lâmpadas com menos K proporcionam mais crescimento em altura,pois as plantas tendem a procurar a luz,mas isto tem a ver também com a quantidade de luz que o aqua tem.

 

Para evitar as algas passa muito pela fertilização adequada,pois se tiveres lâmpadas entre 4000K e 10000k e uma boa fertilização as algas não vencem.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que há uma explicação para as cores representadas nos gráficos, tipo o vermello é melhor para as plantas de tapete ou para as outras, os amarelos faz mais ou menos algas etc....

Sabes relacionar o significado das cores ou existe algum artigo onde esteja representado?

É neste campo que me surgem muitas dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim todas são próprias para um plantado. Podes ver o nivel e o espectro de qualquer lâmpada pelo código da lâmpada.Por ex. a da imagem em cima/esquerda tem o código 865.O 8 é o IRC da lâmpada (Indice de Reprodução Cromatica,capacidade da lâmpada reproduzir fielmente a cor que se propõe). Vai de 1 a 9.

 

O 65 são os Kelvins da lâmpada 6500 K.

 

Quando escolhes uma lâmpadas o IRC é importante,quanto maior o IRC,melhor a lâmpada. Ok Kelvins podem variar de 4000K a 10000K.

Quanto mais Kelvins tem a lâmpada mais penetra na coluna de água,o que quer dizer que essas lâmpadas são melhores para aquários com grande altura e/ou se tivermos plantas de tapete,pois com uma lâmpada de 10000K a luz chega mais facilmente as plantas de fundo.

 

Lâmpadas com menos K proporcionam mais crescimento em altura,pois as plantas tendem a procurar a luz,mas isto tem a ver também com a quantidade de luz que o aqua tem.

 

Para evitar as algas passa muito pela fertilização adequada,pois se tiveres lâmpadas entre 4000K e 10000k e uma boa fertilização as algas não vencem.

 

 

Após ler este post, fui ver as minhas lampadas e reparei que sao 21W/827 ou seja 21W 2700K, e pensei, será aqui a razão para algumas algas filamentosas? o que provoca uma temperatura de cor tão baixa em termos práticos? será uma opção indispensavel a curto prazo ir para as de 4000K ou 6000K?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar ficas com uma cor amarelada, não é muito agradável aos nossos olhos.

 

Fora isso se não tiveres plantas de tapete e tiveres luz suficiente para a quantidade de plantas não terás grandes problemas, (terás mais crescimento vertical).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar ficas com uma cor amarelada, não é muito agradável aos nossos olhos.

 

Fora isso se não tiveres plantas de tapete e tiveres luz suficiente para a quantidade de plantas não terás grandes problemas, (terás mais crescimento vertical).

 

 

Sim o aqua está um bocado amarelado, e tambem noto o criscimento vertical principalmente na bacopa australis, bem ja tou a ver que a medio prazo vou mudar para 2 de 4000k mais 2 de 6000k, em economizadoras é um bocado dificil de arranjar mas ja vi que por exemplo a osram tem..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim todas são próprias para um plantado. Podes ver o nivel e o espectro de qualquer lâmpada pelo código da lâmpada.Por ex. a da imagem em cima/esquerda tem o código 865.O 8 é o IRC da lâmpada (Indice de Reprodução Cromatica,capacidade da lâmpada reproduzir fielmente a cor que se propõe). Vai de 1 a 9.

 

O 65 são os Kelvins da lâmpada 6500 K.

 

Quando escolhes uma lâmpadas o IRC é importante,quanto maior o IRC,melhor a lâmpada. Ok Kelvins podem variar de 4000K a 10000K.

 

Para evitar as algas passa muito pela fertilização adequada,pois se tiveres lâmpadas entre 4000K e 10000k e uma boa fertilização as algas não vencem.

 

Exelente explicação, mas so uma pergunta se calhar idiota... comprei uma aqua glo que indica 18000k fui enganado ou existem espectros mais elevados que os 10000K que indicas???

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exelente explicação, mas so uma pergunta se calhar idiota... comprei uma aqua glo que indica 18000k fui enganado ou existem espectros mais elevados que os 10000K que indicas???

 

Sim, existem espectros superiores a 10000k ou até mesmo 18000k, penso ja ter visto 25000k.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exelente explicação, mas so uma pergunta se calhar idiota... comprei uma aqua glo que indica 18000k fui enganado ou existem espectros mais elevados que os 10000K que indicas???

Olá Fish3rMan! Nenhuma pergunta é idiota,algumas respostas talvez...

 

Sim,como o M4n3 disse,até 25000K ,que acho que é os K de uma actinica. Eu dei um intervalo entre 4000K e 10000K porque acho que é o mais adequado para plantados,18000 também podes utilizar,mas são mais valores para um aqua salgado.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fish3rMan! Nenhuma pergunta é idiota,algumas respostas talvez...

 

Sim,como o M4n3 disse,até 25000K ,que acho que é os K de uma actinica. Eu dei um intervalo entre 4000K e 10000K porque acho que é o mais adequado para plantados,18000 também podes utilizar,mas são mais valores para um aqua salgado.

 

 

Eu coloquei esta lampada porque tenho um aquapor 60 cm que vem com uma calha T8 15W como não posso (quero) substituir a tampa do aqua perguntei numa loja o que podia fazer para melhorar a iluminação no aqua e permitisse ter uma quantas plantas.... a resposta foi AQUA GLO....

 

Entretanto e enquanto ganho coragem para alterar a tampa fiz uma calha temporaria DIY com mais 15W...

 

Espero não ter feito nada de errado

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais