Duvida sobre Discos


cesar pinto

Recommended Posts

Boa noite,gostava que me dessem umas luzes sobre discos!

Tenho um aqua de água doce com guppys,neons,um bicolor pequeno..só que sempre gostei muito de Discos e gostava de arriscar em comprar para já uns 2..que penso que o meu aqua só permite us 4..

então gostava de saber 1º que discos posso ter ou de mais facil tratamento que sou principiante,sei que existe várias especies. Tudo menos selvagens pq quem me vende diz ser de cativeiro!

Depois posso manter as minhas plantas actuais? ( anúbias,etc) , que tipo de peixes posso juntar?..

Sei que água tem de ser mudada 30,50% semanal, verdade?

O Ph tb não é facil manter e a temperatura a 26 graus? ...tou certa? ...

Se me poderem ajudar ajudava-me muito...

 

Obrigada

 

Gina

Cesar e Gina Pinto

 

O meu reef:http://www.reefforum.net/showthread.php?t=8457&page=4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem te querer desanimar, pelas perguntas que fazes não me pareces com noções suficientes para manter Discos, primeiro tens de ler muito, para depois então enveredares por esse caminho. Não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas se te informares o suficiente inicialmente vais poupar desgostos e desistencia prematura. Desculpa não responder às tuas perguntas, mas o melhor é mesmo tu depois de leres alguma coisa conseguires responder, então estarás preparada para o inicio do trajeto.

 

http://www.aquallun.com.br/disco.htm

 

http://www.ecoanimal.com.br/ecochannel/art...artigodisco.asp

 

http://www.drpez.net/portal/discos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os peixes que tens não são incompativeis com discus apesar de eles não gostarem de muita agitação à sua volta, principalmente na hora da comida.

Quanto ao aquário se tem 150lt ou mais dá para 5 ou mais pois dois não é nada aconselhável um vai impor-se e o outro está condenado a médio prazo,

o minimo são três.Não te metas em estirpes selvagens, mas o que particulares ou lojas vendem na sua maioria não o são e se o forem eles informam-te.

 

No que diz respeito a plantas quantas mais melhor, peixes como companhia convém serem calmos, tens uma grande variedade de caracideos, por exemplo

os neons têem a desvantagem de quando os discus ficarem grandotes serem alimento, mas tens os narizes de bêbado, os diferentes peixes lápis,etc.

Quanto às plantas esta-me a esquecer do pormenor da temperatura, os discus requerem um minimo de 28ºC como temperatura de manutenção,

para as anubias não é problema mas terás que escolher as plantas tendo em conta a temperatura.

A água não necessita de trocas tão grandes 20% por semana está bom, o pH e a dureza também não é assim tão importante pois não sendo selvagens. e não

estando a falar de reprodução, já têem várias gerações de aquario, adaptando-se perfeitamente a um pH neutro e a uma dureza média.

Espero ter ajudado.

 

Abraço,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

150 L até dá para 6, mas para manter discus é preciso saber alguma coisas primeiro.

 

Lê um bocado sobre o assunto aqui no fórum, vais ver que tiras as dúvidas todas de forma simples.

 

Mais sobre discus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

150l litros dá pra 3 e mesmo assim é forçar o limite....

antes de mais nada tens que ver que agua tens, se é compativel com discus ou pq se tens gupy's àpartida n será, depois pesquisa bastante aqui no forum primeiro antes de avançares ( a temperatura deve estar entre os 29 e os 30 e n 26 como disseste), tpa's quantas mais melhor!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o aconselhado é 50 Litros por discu, ou seja, 200 L para 4 discus.

 

Tinha visto em vários sites 6 para 120 L, mas realmente não faz sentido, fui às fontes seguras e realmente tinha uma ideia errada do espaço necessário para cada Discu, como é obvio vocês que têm discus sabem bem mais disso que eu, por isso fui só confirmar:)

 

Como o william disse, para 150 Litros, 3 Discus é o limite. Quem sabe sabe:)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o aconselhado é 50 Litros por discu, ou seja, 200 L para 4 discus.

 

Tinha visto em vários sites 6 para 120 L, mas realmente não faz sentido, fui às fontes seguras e realmente tinha uma ideia errada do espaço necessário para cada Discu, como é obvio vocês que têm discus sabem bem mais disso que eu, por isso fui só confirmar:)

 

Como o william disse, para 150 Litros, 3 Discus é o limite. Quem sabe sabe:)

Abraço

 

 

Ok,obrigada pela ajuda primeiro que tudo!

Pois é o aquário que tenho é de 120 litros...isto quer dizer que pelo que entendo dá uns 50 litros por disco,dá para ter 2?3?...de qualquer forma vou ler o que me enviaram, que já começei a ler..e depois conto com a vossa ajuda!!

Cesar e Gina Pinto

 

O meu reef:http://www.reefforum.net/showthread.php?t=8457&page=4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O william tem discus e sabe da matéria, falou-te em 3.

 

Digamos que 50 litros por discu é uma "regra" para termos noção, tudo depende do discu, se for um discu de 6cm é uma coisa, se for de 15 é outra.

 

Se tens um aqua de 120 litros, se calhar podias pensar noutra fauna que ficaria bem melhor instalada, se o teu gosto for mesmo dos discus, opta pelo que te disseram (3 a passar o limite) ou troca de aqua:), há ai muito boas ofertas, vendes esse e por pouco mais compras um com mais litragem. Ve la o que é melhor para ti..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite..bem um novo aqua não está muitos nos planos, até porque cá em casa já temos um aqua de água salgada de 150"50"50cm.

Mas vou arriscar os discos..já estive a ler um pouco sobre ele e com calma acho que vou..lá... bang

vou devagarinho..e para já pergunto-vos..que discos ( dentro das varias espeçies ) posso comprar?

Posso baixar PH do aquario com vinagre ?

Pois está a 8.5 PH.

Editado por cesar pinto

Cesar e Gina Pinto

 

O meu reef:http://www.reefforum.net/showthread.php?t=8457&page=4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola cesar...Baixar com vinagre?..cuidado com o que les...usa turfa se quiseres baixar o PH da agua ou entao productos que se encontram a venda para o efeito mas o melhor e mesmo usares a turfa é mais economico e para alem de baixar o PH ainda deixa na agua alguns nutrientes beneficos para os discus....mais uma coisa...atenção muito se fala sobre discus em varios sites...mas...aconselho-te a leres o que se encontra aqui no Forum nao tou com isto a puxar a brasa a sardinha do forum pq muita coisa que se dix por aqui tb nao é completamente certa...mas sempre é a melhor biblioteca que conheço sobre discus como cuidar e manter e ate reproduzi-los...por isso muita calma e boa sorte amigo

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente tens um PH elevadíssimo, mas isso sai da torneira assim, na verdade tudo depende do KH efeito tampão para poderes com mais ou menos facilidade variar. A verdade é que há por aí muito boa gente que baixa o PH com vinagre e nunca se queixaram dos peixes, mas não se sabe se realmente há alguma influencia. Não gosto muito de usar químicos, prefiro uns belos troncos ou deixar a água a descansar com turfa antes de a meter para o aquário. Mas o melhor é veres a explicação que foi dada pelo Luís Fortunato aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=26214

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

citando aqui uma frase da APK

 

"Outra alternativa é a adição, lenta e cuidadosa, de dihidrogenofosfato de potássio (KH2PO4) ou de dihidrogenofosfato de sódio (NaH2PO4). Neste caso, a adição deverá ser acompanhada por medições alternadas do valor de pH. Estas medições deverão ser feitas 30 a 60 minutos após a adição do produto, e caso a descida do valor do pH não tenha ainda sido suficiente deverá então ser feita nova adição. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...um conselho.

Primeiro altera o ph depois "mete" os discus.

As duas coisas são INCOMPATIVEIS.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais