plantas no aqua


Daniel Santos

Recommended Posts

Boas,

 

Fertilizantes como? O mais parecido com fetilizantes caseiros que conheço é tu diluires Potássio, Nitratos e Fosfato em água e fertilizares conforme as necessidades do aqua!

 

Eu uso Cloreto de Potássio para fertilizar com potássio, Nitrato de potássio para nitratos e Fosfato monopotássico para fosfatos, se estiveres interessado da uma vista de olhos pelos patrocinadores do fórum que alguns têm. Eu pessoalmente comprei na Horizonte Aquático...

 

Quanto à forma de utilização, dá uma vista de olhos na calculadora do Chuck, lá sabes tudo o que precisas!

 

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...mp;tanksize_gal

=45&tanksize_liters=170.34&mixppm=0.45+ppm+Potassium&targetppm=15-20ppm+Potassium

 

Abraço

Editado por Rui90
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as vezes o barato sai caro, penso que fertilizantes (se é este o objectivo) devem ser comprados que vêm com todas as dosagens necessárias, dúvido que uma receita caseira fique assim tão mais barata, talvez fique a longo prazo não sei.

 

Este é dos componentes que eu não arriscaria em receitas caseiras, talvez alguém possa sugerir alguma que me faça mudar de ideias:)!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que que os fertilizantes caseiros ficam mais baratos a médio prazo e as suas vantagens são observáveis a um curto prazo. Isto porque nos permite, por exemplo, definir a concentração e fazer a fertilização em separado.

 

Já os comerciais, é difícil encontrá-los em concentrações razoáveis, com os macros separados e quando isso acontece não são propriamente baratos.

 

Eu alongava-me mais, mas agora não posso! banana rock

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que que os fertilizantes caseiros ficam mais baratos a médio prazo e as suas vantagens são observáveis a um curto prazo. Isto porque nos permite, por exemplo, definir a concentração e fazer a fertilização em separado.

 

Já os comerciais, é difícil encontrá-los em concentrações razoáveis, com os macros separados e quando isso acontece não são propriamente baratos.

 

Eu alongava-me mais, mas agora não posso! banana rock

 

Então quando puderes continua que eu estava a gostar da explicação:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as vezes o barato sai caro, penso que fertilizantes (se é este o objectivo) devem ser comprados que vêm com todas as dosagens necessárias, dúvido que uma receita caseira fique assim tão mais barata, talvez fique a longo prazo não sei.

 

Este é dos componentes que eu não arriscaria em receitas caseiras, talvez alguém possa sugerir alguma que me faça mudar de ideias:)!

 

Abraço

 

 

Eu compro 1 kilo de KCl a uns 13 euros, 1 kilo de KNO3 a uns 9, KH2PO4, é o mais caro, mas a minha mulher arranja-me. Dão para uns 5 litros os primeiros 2 e para uns 20 os fosfatos. Mais água destilada, da máquina de secar roupa, no inverno, ou comprada, no verão.

 

Não duvides por um segundo sequer que fica muito mais barato... Ou pensas que quem vende é parvo?

 

Comprar micros ou ferro, ainda vá. Agora macros... Mas cada um sabe de si.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu compro 1 kilo de KCl a uns 13 euros, 1 kilo de KNO3 a uns 9, KH2PO4, é o mais caro, mas a minha mulher arranja-me. Dão para uns 5 litros os primeiros 2 e para uns 20 os fosfatos. Mais água destilada, da máquina de secar roupa, no inverno, ou comprada, no verão.

 

Não duvides por um segundo sequer que fica muito mais barato... Ou pensas que quem vende é parvo?

 

Comprar micros ou ferro, ainda vá. Agora macros... Mas cada um sabe de si.

 

Ricardo, em que quantidades depois dissolves isso?

 

Ou melhor, como é que preparas tudo para aplicar no aqua...podes dar a explicasãozita?banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, em que quantidades depois dissolves isso?

 

Ou melhor, como é que preparas tudo para aplicar no aqua...podes dar a explicasãozita?:crazyeyes:

 

Há por aqui 1 milhao e meio de explicações. Sem IVA. Com IVA, eram mais.

 

Farmácia, pedes os compostos. Há calculadoras na net.

 

Compras água destilada, uma balança de precisão, fazes contas e vês quanto tens de colocar para o teu áqua.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu compro 1 kilo de KCl a uns 13 euros, 1 kilo de KNO3 a uns 9, KH2PO4, é o mais caro, mas a minha mulher arranja-me. Dão para uns 5 litros os primeiros 2 e para uns 20 os fosfatos. Mais água destilada, da máquina de secar roupa, no inverno, ou comprada, no verão.

 

Não duvides por um segundo sequer que fica muito mais barato... Ou pensas que quem vende é parvo?

 

Comprar micros ou ferro, ainda vá. Agora macros... Mas cada um sabe de si.

 

 

Podes indicar onde compras? eu na farmácia compro 100gb por quase 3 euros lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dando o exemplo do potássio, há um no mercado que custa para aí 6€, se não mais e adiciona, 2mg/L por cada 5mL, isto num frasco de 100 mL.

 

 

Comprando em pó para dissolução, 1 kg fica perto dos 10€. Com ele consigo fazer 6 litros de fertilizante, em que cada ml adiciona 1ppm. Para aquários maiores pode-se é ter que gastar mais água destilada devido ao facto de não se conseguir atingir uma concentração tão elevada. Para ver as relações fertilizante em pó/água destilada, já se sabe, temos a famosa calculadora do Chuck que o Rui90 referiu. Podemos nós mesmos definir a concentração para um valor que nos seja mais prático.

 

 

Em relação aos NPK, já com estes macros juntos. Imaginando que no nosso aquário estamos com os fosfatos a 1,5mg/L e com os nitratos a 3mg/L. Precisávamos de aumentar os nitratos. Se utilizássemos um fertilizante NPK, ao aumentar os nitratos estaríamos a aumentar também os fosfatos, provavelmente para um valor já apetecível para o aparecimento das algas.

 

E é por isto que digo, viva os fertilizantes caseiros! :)

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dando o exemplo do potássio, há um no mercado que custa para aí 6€, se não mais e adiciona, 2mg/L por cada 5mL, isto num frasco de 100 mL.

Comprando em pó para dissolução, 1 kg fica perto dos 10€. Com ele consigo fazer 6 litros de fertilizante, em que cada ml adiciona 1ppm. Para aquários maiores pode-se é ter que gastar mais água destilada devido ao facto de não se conseguir atingir uma concentração tão elevada. Para ver as relações fertilizante em pó/água destilada, já se sabe, temos a famosa calculadora do Chuck que o Rui90 referiu. Podemos nós mesmos definir a concentração para um valor que nos seja mais prático.

Em relação aos NPK, já com estes macros juntos. Imaginando que no nosso aquário estamos com os fosfatos a 1,5mg/L e com os nitratos a 3mg/L. Precisávamos de aumentar os nitratos. Se utilizássemos um fertilizante NPK, ao aumentar os nitratos estaríamos a aumentar também os fosfatos, provavelmente para um valor já apetecível para o aparecimento das algas.

 

E é por isto que digo, viva os fertilizantes caseiros! :crazyeyes:

 

 

Onde compras o potássio a 10€ o kg?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso o que aqui tenho comprei a um membro aqui do fórum que tinha 1 kg a mais. Na Horizonte Aquático até nem chega aos 10€, o problema é que depois ainda acrescem portes, é uma questão de comparar preços e fazer as contas... Contudo, os outros macros foram lá comprados.

 

Cumps.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal,

 

Penso que o zlatan9 já explicou tudo! Não há qualquer duvida que os fertilizantes caseiros são muito melhores que fertilizantes comprados, ou NPK por assim dizer..

 

Com estes podemos adicionar o que quisermos, na quantidade que quisermos, para obter os resultados que quisermos!

 

Não há mais nada a dizer... :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.