Recommended Posts

Olá a todos, estou com alguns problemas com minha fonte, com um pequenino lago com peixes.

Meus problemas se resumem a:

1-A água do lago está ficando amarela, eu não sei se é do produto para “eliminar” o cloro, dos musgos ou então do mais provável da ausência de um filtro.

2-Inicialmente coloquei com os outros peixes 3 espadas, sendo que 2 eram fêmeas e 1 macho. Uma fêmea pulou grávida para fora da água e morreu, o macho foi o primeiro a morrer, creio que de fome porque estava sendo perseguido pela fêmea grávida. Agora restou uma fêmea que antes vivia escondida, com medo da outra. Minha dúvida é se devo colocar outro companheiro da mesma espécie para ela não ficar sozinha, apesar de agora ela parecer muito mais à vontade na fonte, sem ser perseguida.

3-Gostaria de saber o porquê dos espadas terem mudado a coloração, ficando desbotados, inclusive a fêmea sobrevivente.

4-Ficaria muito grata se me ajudassem a construir um filtro, pois uso um produto com bactérias filtradoras, mais algumas plantas e coloquei uma garrafa na bomba com uma esponja, que parece não estar resolvendo o problema da coloração da água.

5-As plantas que coloquei estão quase morrendo porque os Kinguios ficam arrancando pedacinhos das folhas, eu não sei o que fazer quanto a isso.

 

O laguinho tem 1m x 0,87 m x 0,9m.

 

Desde já agradeço a todos que tentarem me ajudar em qualquer uma dessas questões.

 

Beijos. :wacko:xs.php?h=xs123&d=08020&f=100_0019950.jpg

Editado por Luciana Dantas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tens aqui um link de um tópico que trata sobre constuir um filtro:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=67590

 

Vejo que tens ai uma carpa...as carpas podem crescer até um metro pelo que só se devem manter em lagos a partir dos 4000 litros...

 

 

Quanto a as plantas morrerem porque não colocas uma rede numa parte e as colocas lá para os peixes não as mordiscarem?Ou porque não as colocas no "pequeno lago" de cima que desagua nesse?

 

Já agora. tira o areao colorido pois fica muito feio...poe algo mais natural...

 

Cump

Editado por pedromelao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

 

Muito obrigada pelo link, ando meia perdida aqui porque sou nova, mas logo eu pego o jeito.

Tenho duas carpas e o local certamente não tem 4000 litros...Mas tem como aumentar quando elas crescerem.

Vou aproveitar para perguntar, qual o cálculo que devo fazer para calcular quantos litros tem a fonte? Só sei fazer isso com aquários...

 

O problema de colocar as plantas na parte de cima é que as plantas precisam ser muito pequenas,de preferência flutuantes, devido a reduzida quantidade de água que fica ali, sendo que plantas pequenas também não dão certo, porque quando ligo a bomba e a água começa a circular as plantas caem, já tentei colocar Salvina sem sucesso.Gostei da idéia da rede, vou estar bolando alguma coisa.

 

Quanto ao areão colorido... :wink:

Huahuahuahauhhua, isso é uma questão de gosto...Eu achei que ficou legal com as pedrinhas coloridas, porém não foi algo funcional, já que na hora da sinfonagem você deve ter imaginado o que aconteceu...

 

Mas o que você sugere que eu coloque para ficar mais natural? biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt='banana rock' />

Ainda faltar fazer algum acabamento, não só na fonte, mas no quintal também...

 

Muito obrigada pela ajuda,

 

Beijos.100_0158575.jpg

Editado por Luciana Dantas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Para ficar mais natural podes colocar areao de rio, seixos, gravilha , areia daquela usada em aquarios, etc

 

Podes fazer assim,na parte de cima colocas uma rede ou umas pedras que permitam a saída da água mas que impida as plantas de caírem para o lago e ai podes colocar algumas flutuantes.como as salvineas, lentilha, (J a c i n t o de Água)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b](aguapé), (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b](alface de água), etc

 

No lago poes uma rede numa pequena parte onde apanhe bastante sol e pões algjas plantas submersas como elodea, pinheirinho aquatico, rabo-de-raposa, etc

 

Depois podes tentar poes umas grutas, uns troncos e uns nenufares na parte onde andem os peixes...será que nenufares eles mordiscariam também?Podias protejer os rizomas dos nenufares colocandoos entre umas pedras pesadas ou um tronco...

 

Por fim umas plantas de margem tipo papiro, junco, iris nas bordas...que achas?

 

Calcular a litragem é como nos aquarios...comprimento em cm x largura em cm x altura em cm a dividir por mil e tens os litros do laguinho...

 

Já pensaste em arranjar umas razinhas para por ai?

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...ando meia perdida aqui porque sou nova, mas logo eu pego o jeito.

Tenho duas carpas e o local certamente não tem 4000 litros... Mas tem como aumentar quando elas crescerem.

Luciana, tenho certeza de que muito breve estará dominando completamente a navegação por aqui.

Quanto ao seu lago `advirto-a´ de que deves tentar diminuir um pouco a quantidade de peixes ou instalar um sistema de filtração muito bom (urgente) para não teres problemas de doenças nele. Os kinguios e as carpas são peixes muito sujões e porisso necessitam de uma ótima filtração da água (filtro mecânico) e de uma boa colônia de bactérias para fazer a filtração biológica.

 

Sabes como anda a amônia, nitrito, nitrato, etc. desse seu laguinho?

 

O laguinho tem 1m x 0,87 m x 0,9m

783 litros de água é um volume bem pequeno para tantos peixes. :wacko:

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais