Telescopio está a ser comido


Recommended Posts

Olá a todos. Registei-me hj neste forum e espero q me possam ajudar.

Este Natal ofereceram-me tres peixes. Um telescopio negro, um cometa dourado e outro laranja q n sei o que é. Estavam num mini-aquario, por isso decidi investir num aquario de 54 l(acho q seria um massacre aos peixes se os mantivesse no outro).

O laranja desconhecido morreu e os outros até jj preduram. Comprei uma guppy gravida q se encontra numa maternidade e tenho mais guppys. Para além disso tenho um Betta macho e dois caracois. Todos se deram bem até ter colocado uma fonte de oxigénio. Quando ligo a bomba os peixes exaltam-se, e os Kinguios q enram tão amiguinhos, alteraram-se. Basicamente o cometa anda atrás do telescopio qd a bomba está ligada e este já tem as barbatanas rasgadas literalmente. Devo retirar a bomba para n os stressar? :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este Natal ofereceram-me tres peixes. Um telescopio negro, um cometa dourado e outro laranja q n sei o que é.
Temos cá que o volume inicial para se criar kinguios adultos é 120 lts para o 1º e + 40 lts adicionais por cada um que fores colocando depois. Para esses 3 adultos a sugestão seria 120+40+40=200 litros de água e uma filtração (ideal) de 10 vezes o volume do água. (filtração e não somente areação).

 

Todos se deram bem até ter colocado uma fonte de oxigénio. Quando ligo a bomba os peixes exaltam-se, e os Kinguios q enram tão amiguinhos, alteraram-se. Basicamente o cometa anda atrás do telescopio qd a bomba está ligada e este já tem as barbatanas rasgadas literalmente.
Possivelmente o nível de amônia está TÃO alto que eles ficam quietos para tentar sobreviver. Ao ligar a oxigenação melhora-se "alguma" coisa e eles se locomovem e em se tratando da cauda (chamativa) do telescópio ele passa a ser alvo como se fosse alimento e com certeza a coisa tende a piorar e muiiiiiito. Possivelmente irá perder todos os peixes "se" esse quadro permanecer.

 

Devo retirar a bomba para n os stressar? ;)
Não!!! e deve é deixa-la ligada constantemente e fazer TPAs constantes com água tratada. O que está estressando os peixes é a "pessíma" condição nos parâmetros da água. Infelizmente. :puppydogeyes:

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Devias fazer o mais rapidamente possível analises à água e claro fazer entretanto trocas parciais de água, devidamente tratada. Se fores do porto, a jardiland faz analises à água gratuitas ;) e aconselham-te de acordo com o problema que apresentar.

 

Que tipo de filtro tens?

 

Cump.

Editado por Sílvia Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como já disseram o aqua é pequeno para eles e não poderá de forma alguma ser a casa definitiva deles!

 

Ciclaste o aqua?Ou deitaste os peixes para lá todos ao mesmo tempo?

 

Faz trocas parciais de agua de 30% frequentemente.

 

Qual a potencia do filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

o tipo de filtro q tenho é um da Sera. Um F 400 interno com um caudal de 400 l por hora. Não fiz ainda trocas de água porque a tratei com o Sera aquatan ainda ando a colocar tds os dias como me disseram , 5ml de culturas de bacterias. Para além disso a água ainda está em bom estado, dado q foi colocada há pouco tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como já disseram o aqua é pequeno para eles e não poderá de forma alguma ser a casa definitiva deles!

 

Ciclaste o aqua?Ou deitaste os peixes para lá todos ao mesmo tempo?

 

Não , não os deitei ao mesmo tempo. Adaptei-os primeiro ás condições do aquario. Demorei cerca de meia hora antes de os deitar lá para dentro e claro, foi um de cada vez. Porvavelmente terei mesmo que fazer os testes. Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tal como referi no inicio só tinha três peixes. Logo os outros que fui comprando coloquei somente depois. E comprei um a um com o espaço de uma semana entre cada compra. E não tenho nenhum casal. Só uma femea guppy gravida para tres machos ( também terei que tratar desse problema).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma femea guppy gravida para tres machos ( também terei que tratar desse problema).
Caso não saiba, os guppies se procriam entre sí e as femeas dão cria em média de 28 em 28 dias. Breve terás uma centena de peixes caso não haja uma seleção ou algum predador no sistema. :wacko:

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais