É desta..últimas dúvidas:)


pamivelmo

Recommended Posts

Ora pois bem, depois de ter pedido opiniões sobre esta "àrea" da killiofilia à cerca de 1 mês atrás (mais coisa menos coisa), optei por saber primeiro mais sobre aquariofilia e manutenção de aquários.

Hoje em dia considero-me um novato com conhecimentos aprofundados, pelo menos sobre as espécies que tenho (guppys, espadas, corys, etc..podem ver na minha assinatura os que tenho), por isso estou de volta para tentar a minha sorte na "killiofilia":|

 

Desculpem a seca, mas vou ter que fazer uma introdução:).

 

Tenho 3 aquários, 2 de 60x30x30 e um de 100x30x40 (isto no espaço de 1 mês..foi vicio repentino).

 

Num dos 60x30x30 tenho 4 guppys bluemoscow + 4 corydoras adolfoi + camaroes sp blue + ampularias

 

No outro 60x30x30 tenho 3 cauda de espada + ampularias + 4 corys paleatus.

 

O 100x30x40 está em projecto, dai recorrer á vossa ajuda:)

 

A minha ideia base seria juntar os viviparos e os peixes comunitários no aqua maior - 120 litros, ou seja, colocaria neste os guppys, os espadas e as corys.

Um dos 60x30x30 em principio vou vender que o dinheiro não estica (vamos la ver se consigo)

Por fim, o outro 60x30x30 ficaria para uma espécie, neste caso a hipotese seria de Killies.

 

Neste Aquario iria ficar apenas uma meia casca de côco, musgo de java e fetos de java, para além do substracto e do areao preto. Actualmente o aquário tem um filtro de 50-300L/H, iluminação 15w e termostato de 75w. Que devo tirar daqui? (o substracto e o areao estarão a mais?)

Já li um bocadinho de tudo, sobre ter ou não termostato, etc.. mas pelo que percebi, em minha casa (que é quente) o aquário não deve precisar de termostato, ou até o posso manter no aquario a uma temperatura ideal, dúvido é que se vá ligar muitas vezes. Adiante:)

 

Obviamente que um dos meus primeiros passos é fazer-me socio da APK, mas queria poder começar a idealizar o projecto, para depois não sair asneirada.

 

Depois de ler dicas do pessoal e de ler um bocado, fiz um apanhado de uma "ninharia" de espécies que me poderiam interessar, por exemplo:

 

Fundulopanchax gardneri

aplocheilus lineatus

Aphyosemion australe

austrolebias nigripinnis

austrolebias affinis "Durazo".

Nothobranchius rachovii

Aphyosemion splendopleure (Splendid Killifish)

Aplocheilus panchax panchax (Blue Panchax Killifish)

 

Que vos parece?

 

Outra questão, sei que os killies não gostam de "misturas", mas tendo em conta que o meu aquario tem 54L, que será mais indicado:

. colocar 2 ou 3 casais de uma só espécie ou de espécies compativeis?

. colocar apenas 1 casal ou trio de uma espécie?

 

Pelo que percebi os requisitos de iluminação, filtragem, etc.. não são muitos, para além do filtro que mencionei, tenho um mini-filtro que poderia utilizar, sempre dava algum movimento à água..o resto ia através de TPAS semanais.

 

 

Por fim, a pergunta mais estupida que não consegui perceber ao certo, um Killie anual tem um tempo de vida aproximadamente de um ano, um não anual

 

Gostaria de me centrar em killies não anuais, mas nesta altura queria era arrancar com o hobby, anuais ou não a dedicaçáo será igual:)

 

 

Desculpem lá o discurso, mas é a "ponta final" da decisão, eheh.

 

Abraço

Editado por pamivelmo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Confesso que fiquei um pouco baralhado com o local da tua residência: Porto/ F.Foz/ Linda a Velha.

 

Se vives em Linda a Velha o ideal é apareceres no sabado na reunião do Nucleo Sul da APK.

Aí te poderei dar todas as informações que necessites.

 

Cumprimentos,

 

Luis Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que faz ser de um pouco de todo o lado:)

 

Actualmente vivo em Linda a velha sim, o trabalho trouxe-me para cá, mas sou da Figueira da Foz e a minha vida está no Porto:)

 

Quanto a isso, eu já tinha visto, mas não me deve dar jeito ir..ainda estou a ver isso, queria esclarecer estas duvidas para completar a "imaginaçao" do projecto:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que faz ser de um pouco de todo o lado:)

 

Actualmente vivo em Linda a velha sim, o trabalho trouxe-me para cá, mas sou da Figueira da Foz e a minha vida está no Porto:)

 

Quanto a isso, eu já tinha visto, mas não me deve dar jeito ir..ainda estou a ver isso, queria esclarecer estas duvidas para completar a "imaginaçao" do projecto:)

 

Ora bolas! Estava já eu a esfregar as mãos por ir ter um killiófilo na Figueira da Foz... ;)

 

Bom... se algum dia resolveres regressar às origens diz-me alguma coisa... terei todo o prazer em te receber em minha casa para te tirar eventuais dúvidas e para veres alguns Rivulus... :puppydogeyes:

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bolas! Estava já eu a esfregar as mãos por ir ter um killiófilo na Figueira da Foz... ;)

 

Bom... se algum dia resolveres regressar às origens diz-me alguma coisa... terei todo o prazer em te receber em minha casa para te tirar eventuais dúvidas e para veres alguns Rivulus... :puppydogeyes:

 

Ricardo Nuno Santos

 

 

Oportunidades não faltam, os meus pais moram ai, vou ai quase todos os fins de semana:)

 

Já tinha visto que eras da Figueira, ehehe..para já quero tirar estas dúvidas para ver se está tudo a postos..:excl:

 

Respondam-me la:) só uns minutos de seca :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Em primeiro lugar tens dois caminhos com os killis: ou queres reproduzi-los e passa-los a outras pessoas para nao se perder a espécie ou simplesmente queres ter uns killis num aquário que pode até ser comunitário. Há especies de killies que conseguem viver em comunitário e até reproduzir-se...

 

Se optares pela criação de killis, bem isso é o que os membros da APK fazem, e para isso o teu aquario de 54 litros pode levar 3 especies diferentes, mas claro que tem de ser divididos com uma rede por exemplo...

 

A divisão serve tanto para a "privacidade" do casal ou trio para colocarem ovos como para nao haver hibridação. É certo que ha especies cujo cruzamento é impossivel, mas para isso é preciso perceber um pouco mais de killis antes de os juntar todos no mesmo aquario, pois as necessidades também sao diferentes e é preciso haver meio termo.

 

Quanto á necessidade de aquecedor isso vai depender muito de espécie para espécie, por exemplo ha killis que nao gostam nada de temperaturas a cima dos 25º como ha outros que so vivem bem a essa temperatura e depois ha os intermédios que gostam da agua por volta dos 20 - 23º...

 

Se tiveres filtro tanto melhor menos te tens de preocupar com a mudança de agua, e a filtragem pode estar no minimo que a maioria nao gosta de muita turbulencia e por isso penso que podes usar o "mini- filtro".

 

Os killis anuais chamam-se assim porque tem uma esperança média de vida de 1 ano ou menos isto porque habitam em charcos e poças que com a chegada da epoca da seca eles morrem deixam os ovos enterrados no substracto. Mas em aquarios ha alguns que vao mais longe.

 

Na minha opinião separavas o aquario em 3 partes mantinhas dois casais e guardavas o terceiro compartimento para os Juvenis. A maioria dos experts em killis da APK defendem que para principiantes é aconselhavel começarem pelos nao anuais pois necessitam de cuidados mais simples.

 

Como ja foi dito o ideal era ires a reunião pois ái ficavam com uma ideia bem mais clara e veres killis e ouvires queles que disto tanto percebem.

 

Espero ter ajudado

 

Abraços

João Chagas APK 216

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ufa, tava a ver que nem uma respostazinha ia ter:)

 

Obrigado, fos-te esclarecedor sim sr.

 

Vou procurar saber mais sobre o assunto, nomeadamente como separar o aqua em 3 partes, como segurar a rede.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais