Pedido de ajuda


rasputin

Recommended Posts

A história é a seguinte:

 

Em Junho comprei um aqua de 54 lts no qual fui colocando plantas e peixes, fazendo asneiras, aprendendo, etc. A experiencia correu bem e o "gostinho" foi tanto que passados uns 6 meses estava a comprar um aqua de 288lts, imaginando eu que iria conseguir fazer um aquário muito melhor com uma flora e fauna bonita e agradável à vista... Enganei-me redondamente.

A flora que coloquei perde a côr, fica feia e cresce pouco (algumas plantas vieram do aqua pequeno onde até cresciam bem, no novo estão a ficar uma porcaria)... Na fauna volta e meia tenho baixas que não consigo explicar...

Os parâmetros medidos ontem são:

 

Ph=6,5

gH=4

kH= Não consegui medir. Da torneira sai com kH=4. Utilizando o teste da SERA, ao colocar a primeira gota a agua devia ficar azul (na da torneira, fica), depois passar para verde e acabar em amarelo, mas mal coloco a primeira gota fica amarelo e por muitas gotas que coloque não muda de cor. Não percebo!...

NO2=0

NH3/NH4=0

 

Não faço fertilizações, nem tenho CO2 (Vou fazer este fim de semana a receita caseira, mas estou com algum receio da baixa de pH provocada pelo introdução de CO2. Daí quer fazer essa experiencia no FDS para poder estar a monitorizar e não haver desgraças).

 

Com esta descrição alguém me pode dar uma ajuda e dizer o que se poderá estar a passar?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A história é a seguinte:

 

Em Junho comprei um aqua de 54 lts no qual fui colocando plantas e peixes, fazendo asneiras, aprendendo, etc. A experiencia correu bem e o "gostinho" foi tanto que passados uns 6 meses estava a comprar um aqua de 288lts, imaginando eu que iria conseguir fazer um aquário muito melhor com uma flora e fauna bonita e agradável à vista... Enganei-me redondamente.

A flora que coloquei perde a côr, fica feia e cresce pouco (algumas plantas vieram do aqua pequeno onde até cresciam bem, no novo estão a ficar uma porcaria)... Na fauna volta e meia tenho baixas que não consigo explicar...

Os parâmetros medidos ontem são:

 

Ph=6,5

gH=4

kH= Não consegui medir. Da torneira sai com kH=4. Utilizando o teste da SERA, ao colocar a primeira gota a agua devia ficar azul (na da torneira, fica), depois passar para verde e acabar em amarelo, mas mal coloco a primeira gota fica amarelo e por muitas gotas que coloque não muda de cor. Não percebo!...

NO2=0

NH3/NH4=0

 

Não faço fertilizações, nem tenho CO2 (Vou fazer este fim de semana a receita caseira, mas estou com algum receio da baixa de pH provocada pelo introdução de CO2. Daí quer fazer essa experiencia no FDS para poder estar a monitorizar e não haver desgraças).

 

Com esta descrição alguém me pode dar uma ajuda e dizer o que se poderá estar a passar?

 

Boas,

 

Quantos Watts tens de iluminação?

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.

 

Põe as dimensões do aqua (para perceber se é muito alto), a iluminação que tens e o tipo de plantas.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rasputin

 

Também é necessário saber que tipo de peixes, porque para ph de 6,5 e se vai pôr Co2 mais vai baixar. Se quiser já sabe onde ir para algumas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respostas sobre caracteristicas do aquário estão na minha assinatura:

 

120x40x60 e 54W+54W

 

Fauna:

3 x Black Neon - Hyphessobrycon herbertaxelrodi

 

3 x Neon Tetra - Paracheirodon innesi

 

3 x Serpae Tetra - Hyphessobrycon serpae

 

2 x Corydora albina - Corydoras aeneus

 

2 x Botia Palhaço * Chromobotia macracanthus

 

10 x Tetras Glowlight (Hemigrammus erythrozonus) Neons Rosa

 

2 x Escalar - EPterophyllum scalare

 

1 x Plecostumos Borboleta - Beaufortia leveretti

 

4 x Pomacea bridgesii

 

6 x Corydoras habrosus cochui

 

3 x Jordanella floridae

 

5 x Tectra cardinal - Cheirodon axelrodi

 

1 x Ramirezi

 

Uma questão importante: Porque não consigo sequer fazer o teste de kH?

Editado por rasputin

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma questão importante: Porque não consigo sequer fazer o teste de kH?

 

Se consegues fazer o teste à agua da torneira e sai a 4.

Se colocas uma gota com o teste na agua do aquario e dá logo amarelo, é porque tens a dureza inferior a 1º. o que indica que tens algo que te está a "amaciar" a água do aquário.

Turfa, troncos, substracto fertil... há muitas hipoteses.

Há uns produtos para subir apenas o kh que podes utilizar, ou bicarbonato de sódio também serve, embora implique uma subida no ph também.

Se optares por essa via tem cuidado com as doses que pões.

 

 

Mais duvidas é só dizer.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu kh tb é de 1...

eu não me preocupo muito!!! pois é assim que eu quero ter a agua!!

tudo depende que tipo de peixes queres ter e plantas!!

pelo que vejo tens mas é uns peixes que ñ são bem para esse tipo de caractristicas!!

luz acho pouca pode ser por isso que as plnatas ñ se tão a dar grande coisa!!

e sem nitritos tb ñ há milagres!!

e tb deves andar a precisar de micro nutrientes

Editado por ptorres98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e sem nitritos tb ñ há milagres!!

 

Nitratos, amigo Pedro ;)

 

Rasputin, se não fertilizas, nunca vais ter plantas saudáveis, isso é mais que óbvio! Não lhes dás comida, não podem crescer saudáveis e acabam por morrer!

 

Meter CO2 não vai adiantar de muito! Começa é a fertilizar!

 

Cumprimentos,

Fernando

 

PS: 5 respostas e ninguém leu que ele não fertiliza?

Não faço fertilizações, nem tenho CO2
Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.