Novo Aquário


mtaugusto

Recommended Posts

  • Replies 76
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem pessoal, pelo terceiro dia seguido o ph estabilizou nos 7,5

Domingo o aquário vai recebr os seus primeiros habitantes!

Depois irei pôr mais fotos!

 

Um abraço e obrigado a todos os que me têm ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Pessoal os primeiros habitantes já chegaram!

 

Estão no aquário duas coridoras albinas e um limpa vidros!

Nas primeiras horas fartaram-se de trabalhar!

 

Tenho duas dúvidas que esperam que me possam ajudar!

 

1- Daqui a quanto tempo poderei introduzir mais peixes e qual o intervalo que devo deixar entra cada nova entrada?

 

2- A bomba de água apesar de silenciosa produz algum ruído mesmo no mínimo, tem duas saídas sendo que uma delas está dividida em duas totalizando três pedras difusoras, eu liguei a ficha ao relógio que controla a luz ou seja funciona durante 12 horas, estando outras doze horas parada, acham que é uma boa opção? Ou será assim tão importante estar 24horas ligada?

 

3- O conjunto de peixes que escolhi são estas ajudem-me se estiverem mal escolhidos:

- 2 colidoras albino

- 1 limpa-vidros

- 3 guppies (macho - 2 fêmeas)

- Casal Molly Preta

- Casal Platys vermelhos

- Betta (1macho e duas fêmeas)

Aquário de 80cm

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Daqui a quanto tempo poderei introduzir mais peixes e qual o intervalo que devo deixar entra cada nova entrada?

 

2- A bomba de água apesar de silenciosa produz algum ruído mesmo no mínimo, tem duas saídas sendo que uma delas está dividida em duas totalizando três pedras difusoras, eu liguei a ficha ao relógio que controla a luz ou seja funciona durante 12 horas, estando outras doze horas parada, acham que é uma boa opção? Ou será assim tão importante estar 24horas ligada?

 

3- O conjunto de peixes que escolhi são estas ajudem-me se estiverem mal escolhidos:

- 2 colidoras albino

- 1 limpa-vidros

- 3 guppies (macho - 2 fêmeas)

- Casal Molly Preta

- Casal Platys vermelhos

- Betta (1macho e duas fêmeas)

Aquário de 80cm

 

Obrigado

 

1 - o correcto é de semana em semana, eu pus de 3 em 3 dias e correu tudo bem.

 

2- Na minha opinião, não se deve desligar, deve tar 24h ligada, não se perde nada.

 

3- As corydoras sentem-se melhor em grupos de 6 e a sua beleza tem maior destaque, podendo até ter sucesso no que toca a reprodução. Na minha modesta opinião o betta macho está ai a mais, pode te trazer problemas (depende do temperamento do betta).

Ou seja, eu na faunda que apresentas, tirava um betta macho e uma betta femea (se gostas muito de betta deixava só uma) e metia mais 4 corys.

 

Já agora, o teu limpa vidros é um Otocinclus?

 

Apenas faço um alerta, mas julgo não ser muito grave, por exemplo os Otocinclus gostam de viver com PH neutro e as molly com ph alcalino (Perto de 8 ), mas se tens um ph estável em 7.5, penso que não é por ai.

 

 

 

 

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço

Editado por pamivelmo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá mtaugusto!

 

o volume do teu aquário é de 96L; tens a certeza que só leva 70L de água?

de qualquer forma, se o teu filtro debita 700L/h e provoca agitação na superfície da água, não há qualquer necessidade em manter a bomba de ar... tanto mais que o aumento dessa agitação pelas pedras difusoras, só contribui para maior libertação do CO2 e se tiveres plantas no aquário, isso não ajuda nada, uma vez que ele é fundamental para o seu desenvolvimento...

tambem não há necessidade em manter a luz acesa durante 12h, podes diminuir para 10h. com falta de CO2 e excesso de luz, quem vai tirar partido da situação são as algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá mtaugusto!

 

o volume do teu aquário é de 96L; tens a certeza que só leva 70L de água?

de qualquer forma, se o teu filtro debita 700L/h e provoca agitação na superfície da água, não há qualquer necessidade em manter a bomba de ar... tanto mais que o aumento dessa agitação pelas pedras difusoras, só contribui para maior libertação do CO2 e se tiveres plantas no aquário, isso não ajuda nada, uma vez que ele é fundamental para o seu desenvolvimento...

tambem não há necessidade em manter a luz acesa durante 12h, podes diminuir para 10h. com falta de CO2 e excesso de luz, quem vai tirar partido da situação são as algas...

 

Bem visto.

 

com as dimensões referidas, 80*40*30cm tens ai 96L de agua, (para calcular a litragem multiplica-se os valores todos e no final divides por 1000).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês têm razão, mas é que não é 80 mas sim 70*30*40cm!

 

Nestas primeiras 24horas as cori têm-se mostrado incansáveis, fizeram uma limpeza completa aos poucos vestígios de algas que existiam nas borrachas do termoestato estão muito activas e acho que se adaptaram bem, mas será ainda muito cedo para se saber isso talvez!

 

O limpa vidros não sei dele, deve estar dentro dos buracos por baixo do templo não o consegui ver hoje!

 

Quanto ao facto de as cori gostarem de andar em grupo já fui encomendar mais duas ficarão então 4 acham que chega?

Editado por mtaugusto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São corydoras albinas Muito engraçadas!!!

 

Uma das próximas espécies que vou arranjar.

 

Tenho as adolfoi e paleatus:)

 

Excelentes, podes ver fotos na minha assinatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nestas primeiras 24horas as cori têm-se mostrado incansáveis, fizeram uma limpeza completa aos poucos vestígios de algas que existiam nas borrachas do termoestato

 

atenção, que os corys podem ter 'limpo' as algas do termostato, mas não as comeram porque não são vegetarianos, precisam mesmo de alimento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas raspam as algas..mas comem alguma coisa, mas é verdade, deve ser alimentadas com pastilhas de fundo à base de vegetais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei deito-lhes uma pastilha de dois em dois dias!

Quando vierem as outras duas (amanhã) passo para 2 de dois em dois dias!

 

Mas obrigado na mesma poderia ser um lapso meu!!!

 

Afinal o limpa vidros apareceu mais pela noite deve ser um dorminhoco!!! Lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol..

 

Eu vou dando..geralmente vejo onde cai a pastilha e vou controlando se eles vão comendo ou não.

 

Tive uma pastilha que durou 3 dias, tive que tira-la do aqua, nunca percebi porque nao a comeram...comem sempre passado um bocado:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando vierem as outras duas (amanhã) passo para 2 de dois em dois dias!

é preferível alimentá-los diariamente, em menor quantidade! comida que não é consumida na altura, irá muito facilmente alterar os parâmetros da água: amónia (nitritos, nitratos) e fosfatos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é preferível alimentá-los diariamente, em menor quantidade! comida que não é consumida na altura, irá muito facilmente alterar os parâmetros da água: amónia (nitritos, nitratos) e fosfatos...

 

São pastilhas, deitas la para dentro, a nao ser que partas as pastilhas aos bocados (que corres o risco que seja comida antes de chegar ao fundo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, eu sei! aos meus dou JBL TABS (11 corys e 6 pangius), mas parto sempre em bocados antes de deitar para o fundo (em vários pontos do aquário), enquanto os outros peixes estão distraídos a comer outras coisas...

um comprimido é imenso, dá para muitos peixes! não nos podemos esquecer que eles tambem se alimentam da outra comida varieda que chega ao fundo e que fica retida nas folhas das plantas, troncos, etc...

volto a lembrar:

comida que não é consumida na altura, irá muito facilmente alterar os parâmetros da água: amónia (nitritos, nitratos) e fosfatos...

e das consequentes 'inesperadas' explosões de algas e caracóis...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, isso foi algo que detectei, que os caracois que apareciam vinham das pastilhas de fundo, porque de resto dava mt pouca comida, não se percebia.

 

Mas já percebi o teu ponto de vista e faz sentido.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim parece-me uma boa solução partir as pastilhas e dar aos poucos todos os dias, até porque ainda não tenho mais peixes além das coris e do limpa vidros!

 

Mas eu vi que elas comeram a pastilha toda nos dois dias porque ela caiu num lugar visivel e ao fim do primeiro dia ainda lá estava um bocado mas hoje não resta nada, acho que vou partir uma pastilha ao meio e dar diariamente.

 

Será que meia pastilha alimenta as 4 coris e um limpa-vidros diariamente? São pastilhas da sera

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu vi que elas comeram a pastilha toda nos dois dias porque ela caiu num lugar visivel e ao fim do primeiro dia ainda lá estava um bocado mas hoje não resta nada

o facto do comprimido ter desaparecido, não obriga necessariamente ao seu total consumo pelos peixes: ele desfragmenta-se e espalha-se naturalmente pelo substrato, acabando por se dissolver na água... daí que, só deve dar-se a quantidade que puder ser consumida na íntegra.

Será que meia pastilha alimenta as 4 coris e um limpa-vidros diariamente? São pastilhas da sera

não conheço o tamanho das pastilhas da Sera, mas porque não divides metade em várias partes, de modo a que os peixes não precisem de andar à cabeçada uns aos outros quando se alimentam dum bocado só? e em vez de só dares uma vez por dia, reparte em duas. tens que assistir às refeições dos corys para encontrares a medida exacta das quantidades.

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.