Mais uma duvidas sobre plantas


Jorge Jesus

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

sou um iniciado neste hobby, montei o meu primeiro aquario a apenas dia e meio, e quanto mais leio post aqui no forum mais as duvidas crescem.

 

A minha questão agora é que coloquei placas de fundo, e o areao que podem ver na foto, queria colocar já umas plantas e quando o aquario tiver o ciclo feito os benditos peixes, será que fiz mal em colocar as placas de fundo? será que cometi mais algum erro?

 

http://clientes.netvisao.pt/jjesus/imagens/IMG_0107a.jpg

http://clientes.netvisao.pt/jjesus/imagens/IMG_0108a.jpg

 

PS: vou colocar de futuro uns escalares e ainda estou a pensar nos restantes peixes.

 

obrigado

Jorge Jesus

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se as placas que te referes, são dos filtros de fundo, retira, só servirão para acumular lixo.

 

Tens um substrato com uma granulometria muito grande. A grande maioria das plantas irão ter grande dificuldade para enraizar e se agarrarem. Echinodorus e Criptocorynes devem ser as únicas excepções.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

achas que a solução pode passar por retirar as placas de fundo e misturar o substrato existente com um mais fino?

 

Obrigado e cumprimentos.

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As placas deves retirar.

 

Pela lista de plantas que coloquei no outro tópico penso que não haverá grande problema em manter apenas esse substrato. Mas se pusesses por cima uma camada de uns 2 cm de areão mais fina ficaria melhor. As espadas amazónicas por exemplo formam umas raízes muito grandes, convém teres uma altura de substrato não inferior a 5Cm. Só com esse areão ficam espaços muito grandes entre as pedras, com a fertilização das espadas amazónicas (echinodorus) com pastilhas fertilizantes enterradas no areão, pode haver libertação dos nutrientes dos fertilizantes para a coluna de água pois como há grandes espaços entre as pedras também há maior circulação de água e isso pode trazer alguns inconvenientes como o aparecimento de algas.

 

Para um aquário tipo biotopo amazónico na minha opinião fica sempre melhor um substrato escuro.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais