Ovos no Aqua


rijkaard

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tou aqui com uma grande dúvida, tenho pequenos OVOS no meu AQUA, envolvidos numa "gelatina" transparente. Estão todos colados ás plantas, se já me parecem ser umas largas dezenas.

 

Vou por aqui umas fotos, mas os ovos são tão minusculos que a qualidade desta não dá para distinguir bem.

 

aquabigyp5.jpg

 

aqui fiz um zoom ao que indiquei acima mas não me parece ter melhorado muito :

 

aquasmallcq8.jpg

 

Perguntam-me o porquê de ter posto este tópico aqui nas Doenças e Pragas, pois bem, tenho notado algum crescimento na população de Caracois "Selvagens" :crazyeyes: que têm vindo a aparecer em maior numero. Será que podem ser OVOS de Caracois? é assim que se reproduzem, é que por outro lado, tenho um Aqua de Viviparos, pelo que não me parece ser daí que venham os OVOS :shock:.

Os unicos peixes extra-viviparos são duas Corydoras, uma albina e outra "castanha" não me perguntem o "modelo" que nunca sei. Será que as duas Corydoras mesmo assim puseram OVOS?

 

Dêm-me umas dicas pois já começo a ficar preocupado se isto forem OVOS de Caracol ... quer dizer que a POPULAÇÃO destes VERMES que não os comprei, vai aumentar em muito e sendo assim vou ter de tomar algumas medidas drásticas.

Não há Vida como a do Campo ... nem Água cumó o Tinto ...



Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sem dúvida alguma... ovos de caracol!

 

Se estão a reproduzir-se em bom numero é porque têm condições para isso... ie: excesso de comida, excesso de algas no aquário...

 

Abraços e boa sorte

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta rápida.

 

Já agora aproveito para pedir então ajuda no combate á praga de Caracois, bem como ao excesso de Algas (caso curioso é que as algas só se desenvolvem emaranhadas no Musgo de Java, todo o restante aqua está OK).

 

Sei que existem produtos que eliminam estes pequenos Vermes bigsmile mas tenho um pouco de receio já que tenho uns alevins Guppy a crescerem no Aqua. Dois deles que me parecem ser Fêmeas, já estão grandinhos, mas 3 deles ainda são muito pequenos, não queria por produtos que para combater os Caracois e as Algas, fizessem "mal" aos pequenos Guppys.

 

Sei que os Botias são bons comedoras de Caracois, mas já tenho o Aqua bem povoado de momento para estar a acrescentar mais peixes :

 

5 Guppys (3 Femeas + 2 Machos) / Casal de Platys / Casal de Mollys /2 Corydora + 5 Alevins Guppy, para 54 lts até já tenho demais (aceitam-se comentários á quantidade de peixes também... :) ) , mas se me aconselharem a por um "cardumezinho" de Botias, ainda posso pensar nisso, se me resolver o problema sem aditivo de quimicos, pelo menos para a resolução da praga de Caracois, já que para as Algas o problema resolvo com a redução de Luz durante o dia.

 

Aceitam-se conselhos adicionais já á redução de comida indicada pelo Amigo na resposta ao meu tópico, esta já omeçou a ser posta em prática.

Não há Vida como a do Campo ... nem Água cumó o Tinto ...



Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confesso que estou a seguir atentamente este tópico pois acontece-me o mesmo só que no meu caso ainda só tenho 1 guppie e uma porrada de ovos colados ao vidro os caracois vou tirando.

 

Eu nos vidros não tenho nada, agora nas Plantas, estão minadas ... o que acho estranho é que não vejo folhas "ratadas" pelos caracois ... mas pronto estes não devem de ser herbívoros ... bigsmile

Não há Vida como a do Campo ... nem Água cumó o Tinto ...



Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu consegui controlar :rolleyes: a praga de caracois com um cardume de 5 Botias Palhaço.

O meu aqua tem +- 200 litros

Refiro isto porque são peixes de cardume e passado algum tempo ficam grandotes.

Assim é necessário ponderar a quantidade a introduzir dependendo da litragem disponível.

Outra coisa.

Há quem não goste deles porque são muito irrequietos e excelentes "desplantadores" .

Apesar de todas estas condicionantes na minha modesta opinião acho preferivel esta solução a introduzir quimicos.

Resta-me dizer que eu sou suspeito porque eu adoro o peixe com o seu laranja e preto, e uma boa disposição inagualável.

Com os melhores cumprimentos

 

João Pedro Bento

 

A minha peixeirada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais