Duvida na potência de iluminação


Recommended Posts

Boas pessoal, tou prestes a comprar iluminação e não sei bem que quantidade devo ter.

O aqua tem 120*50*50 e vai ser de recife, pretendo ter alguns corais e muita rocha viva, a duvida é entre uma ou duas hqi de 150w (11000k)... em principio quanto mais melhor, mas será que o acréscimo na conta da EDP justifica??? Posso manter a maior parte dos corais "normais" só com uma?

Obrigado desde já pelas ajudas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Podes manter os corais só com uma, mas vais sentir que tens zonas muito escuras no teu aqua!

 

Num aquário de 120 cm penso que vais precisar de duas de 150 (pelo menos) e dou-te o exemplo do Marco Madeira que comprou um foco de 150W (o aquário tembém tem 120 cm) e rapidamente comprou uma calha com 2 focos.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Diogo.

Então pessoal, gostava de ouvir mais opiniões, ou são todos da opinião do Diogo? Gostava de saber tambem o que acham dos 11000k, se são a temperatura mais correcta, ou se deveria ser menor com actininas, ou então de 14000, ou mesmo 20000???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que ai tb é um questão de €€€. As lampadas de 20.000 K (radium) custam quase tanto como um projector. EU actualmente uso somente as lampadas de 10000K, tenho um aquário de 1 metro. Uso um projector de 150W e em breve irei por uma actinica de 30W.

 

A opinião do Diogo parece sem duvida ser a mais correcta, dando até um exemplo concreto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

e isso Viba. 2 HQI de 150W 10.000K mais 2 T5 actinias... fica muito bem no aqua. Se tiveres duvidas podes ver o projector que uso na secao de fotos e videos... assim ficas com uma ideia da iluminacao que tenho. :)

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também confirmo.

 

Tenho um aquário de metro e uso apenas uma HQI de 150W. Nas laterais a luz não é muita realmente, embora dê para "desenrascar". Agora em 120cm esquece. 2 HQI de 150W é bom!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais