Projecto da minha Fishroom para Ciclideos Africanos!


tiagoagfaria

Recommended Posts

Olá pessoal, frequento o fórum Aquariofilia.net há não muito tempo mas sei que o pessoal é porreiro e por isso achei por bem dar-vos a conhecer um projecto que tenho vindo a idealizar a já algum tempo. No geral consiste na criação da minha fishroom que vai ficar situada na garagem onde resido com os meus pais, em Leiria. Vou passar a mostrar uma imagem da planta da garagem, onde, embora não tenha as medidas e as proporções certas já da para ter uma ideia de como vai ficar:

garagemjk5.png

GARAGEM: http://img236.imageshack.us/my.php?image=garagemjk5.png

As paredes a verde-escuro e a porta a cinza são o que posso chamar de ‘projecto’ e é o que ainda vai ser construido.

As paredes já existentes estão representadas a preto e as janelas, portas e o portão estão em cinza. A seta representa a entrada do carro para a garagem.

O rectângulo que tem o número ’1’ é onde vai ficar a primeira estante\bateria de aquários que passo então a mostrar o aspecto da bateria:

baterialq9.png

BATERIA: http://img297.imageshack.us/my.php?image=baterialq9.png

Chave:

2- Aquário de 100x40x50 com 200L

1 e 3- Filtros de decantação em vidro com duas bombas de cerca de 700L\h cada e onde irão ficar os termóstatos\aquecedores

 

4- Aquário de 50x40x40 com 80L

5- Filtro de decantação com uma bomba de 550L\h e onde ficará o termóstato\aquecedor

 

6- Aquário principal para Malawis, com 150x50x60 com 450L

7- Buracos por onde a agua cai para a sump

8- 3 Termóstatos\aquecedores de 200watts cada

9, 10, 11- Câmaras onde se irão por as matérias filtrantes.

12- Refúgio para as fêmeas que estiverem a incubar

13- Bomba com cerca de 3700L\h

 

Espero que estejam a gostar, passo a explicar na generalidade o que é o quê, e para quê.

O aquário número 2 servirá para crias até cerca de 2 ou 3cm dos Malawi e dos Julies.

O aquário número 4 é exclusivamente para um casal de Julidochromis Transcryptus de tenho e que estimo muito.

O aquário número 6 será para manter os trios e casais de Malawis para reprodução. Pretendo mbunas e haps, acham que 450L já da? Eu penso que sim.

O aquário número 12, como já disse anteriormente, servirá para as fêmeas que estiverem a incubar. Preciso de as isolar, especialmente porque só venho a casa aos fins-de-semana e só de 7 em 7 dias é que posso tirar os filhotes das bocas das mães e penso que separando-as, o ‘pior’ que pode acontecer é elas soltarem os putos e depois eu ter de os recolher. Aqui, o meu medo reside muito no facto de muito provavelmente haver corrente a mais para as fêmeas estarem calmas durante os 21 dias da sua gestação, o que acham? Como poderei resolver este problema?

Quanto aos Setups dos aquários, irão todos ter rochas calcárias, areia da praia e bastantes plantas.

Quanto a fauna ainda estou bastante receptivo e não sei bem o que meter no aquário principal numero 6. Estava a pensar em pôr diversos mbunas e somente uma espécie de Haps, possivelmente os Copadichromis Borleyi, algumas sugestões aqui? Seriam em quantidade, 1 macho e 3 ou 4 fêmeas.

Quanto aos mbunas não vou adiantar nada porque ainda nem sequer pensei muito bem nisso, mas vocês podiam-me ajudar! Quero tentar manter sempre pelo menos 2 fêmeas para um macho, dificilmente quererei só casais, até porque eles não formam ‘casais’ como por exemplo os jóias, nigros etc…

Tenho um aquário na minha sala de 120cm onde tenho:

• 1 Casal de Metriaclima greshkai albino

• 1 Trio de Metriaclima Estherae

• 1 Casal de Labeotropheus yellow sided

• 1 Casal de Copadichromis Borleyi

• 1 trio de Labidichromis sp.Hongi (não sei os sexos ao certo)

• 1 Aulonocara baenschi

Tenho ainda noutro aquário um trio de aulonocaras baenschi junto com um casal de caeruleus e um trio de greshkai e queria retirar alguns dos peixes de ambos os aquários para o novo aquário de 150cm para ‘aliviar’ o espaço e minimizar as lutas.

Com isto, espero que me possam dar uma ajuda nas espécies que deverei escolher e nas quantidades.

Quanto a iluminação, não irei meter muita, somente uma lâmpada tubular por aquário, com excepção do de 150cm onde irei meter 2 ou até 3 tubulares de 150cm.

 

Para finalizar, esta bateria que em principio vai começar a ganhar forma ainda este mês, é so o inicio e para ser sincero não irá passar muito disto, depois so mesmo mais um ou outro aquário para encher a 'sala'. Uma das coisas que me esqueci de referir é que irei ter um ou dois depósitos onde irei manter água a perder o cloro e aquece-la para as tpa’s. A logística, portanto, das manutenções já esta idealizada e penso eu sem erros.

 

Um grande agradecimento a todos os que tiveram a paciência de ler este post e aos que me ajudarem a dissipar as minhas dúvidas e a melhorar ou alterar algo que me possa ter escapado.

 

Feliz Natal

Tiago Faria

Editado por tiagoagfaria

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais