Zebra (nigrofasciatum) e ovos


Recommended Posts

Boa noite,

 

Tenho um zebra num aquário de 75 l, sei que é um aquário pequeno para este peixe, mas ele ainda é muito pequeno (uns 6 cm). Ele partilha o aquário com um Acará Azul e um SAE (eram 2 mas um desapareceu no dia em que entrou no aquário).

 

O zebra é o dono do aquário, o Acará está muitas vezes num canto para não o chatear muito. O SAE ninguém o chateia (não sei se por ser muito pequeno).

 

Hoje a minha Zebra colocou ovos, a minha questão é:

 

É normal as zebras colocarem ovos sem que haja machos no aquário?

 

Onde poderei arranjar um macho? Alguém sabe como distinguir os dois sexos?

 

Já agora aqui ficam algumas fotos:

00042ua1.jpg

00049ad3.th.jpg

00050ue2.th.jpg

 

 

Cumprimentos

Editado por mortonato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

o que tu aí tens é um nigrofasciatum (ciclídeo americano) e não um tilapia (ciclídeo africano).

acho que deves devolver o outro desgraçado que está no canto e trocá-lo por um macho para essa fêmea...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

o dimorfismo sexual nos Archocentrus nigrofasciatus é muito evidente: as fêmeas possuem a barriga avermelhada (como podes verificar na tua fêmea) enquanto que os machos mantém a uniformidade da cor azulada com riscas negras.

 

É de facto normal que as fêmeas coloquem os ovos mesmo sem a presença de um macho, no entanto esses ovos não estão fertilizados e acabarão por fungar/apodrecer.

 

 

Facilmente consegues arranjar um macho nigro numa das lojas da especialidade.

 

 

Por ser um ciclídeo americano (América Central) e não africano, vou mover o teu tópico para o sub-fórum "Ciclídeos Americanos e Asiáticos".

 

 

Um abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo feedback. Aproveito para fazer uma outra pergunta, devo tentar manter um aquário apenas com esta espécie ou posso tentar juntar com outras espécies (sem sim podiam dar uns exemplos). Aproveito para relembrar que por enquanto é um aquário de 75l, uma vez que a nigro ainda é pequena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, de novo!

 

os nigrofasciatum são, por natureza, muito agressivos e na época de reprodução tornam-se absolutamente insuportáveis para os outros peixes, chegando a matar os que não lhes conseguem fazer frente; só tens uma fêmea no aquário e repara no comportamento do outro ciclídeo que já não sai daquele canto, como tu disseste e se vê na foto... imagina agora o macho aí dentro!... é muito gratificante assistir ao babysitting dos pais, bem como ao desenvolvimento das crias, mas certifica-te que tens hipotese de os doar, a partir do momento em que eles crescerem e o aquário começar a ficar sobrelotado 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...
  • 2 semanas depois...

tens aqui um lindíssimo exemplar de um nigrofasciatus, e se nao visse o fundo, poderia mesmo dizer que era a minha:):)!!!!

tenho comigo uns alevins que teem por volta de 1cm. sao ainda muito pequenos para vender mas quando estiverem grandes, terei todo o prazer de os por a venda aqui no forum...

cumps ;)

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais