Recommended Posts

Publicado (editado)

Há uns dias apareceu um disco com os olhos salientes, mas dos 6 do grupo era o que melhor comia e brigava com todos, estava a dar um salto tremendo em termos de crescimento, cores lindas é um turquesa brilhante. Come bem não tem escamas levantadas, nem está inchado, apenas os olhos salientes, mas não enevoados. A água tem os parametros nos quais foi criado, amonia a 0, os outros peixes 5*. O peixe uma semana antes de isto acontecer mudou de um aquário para outro, mas apenas a condutividade era mais elevada no aterior aquário de resto os parametros são os mesmos. Entretanto fiz-lhe um tratamento com bactopur direct e dei-lhe uma semana de descanso, ontem novo tratamento com bactopur direct, vamos ver. Já me aconselharam a terramicina, mas não sei bem as dosagens, já comprei uma saqueta em pó, só indica saqueta de 28,4 gramas, contém 1,56g de cloridrato de Oxitetracina, dosagem para aves, suinos,vitelos e outros ruminantes.

Pic_13310_10.jpg

Pic_13310_11.jpg

Isto é popeye, ataque bacteriano, explicação não tenho, se alguém já conseguiu solucionar um caso destes que indique como procedeu, nunca tal me aconteceu e tenho encontrado pouca documentação acerca de casos deste género. Vou levar o tratamento do bactopur direct até ao fim, dar mais 2 dias de descanso e novo tratamento, senão resultar então depois de dar mais uns dias de descanso, vou tentar outra estratégia, talvez a terramicina, mas sem dosagens vai ser às apalpadelas.

Pic_13310_13.jpg

Editado por fjmr123
Publicado: (editado)

Terramicina (Oxitetraciclina=antibiótico) 500mg para 40 Litros e repetir a dose passado 3 dias.

Esses de olhos mais inchados vai ser dificil recuperarem (só com a Oxitetraciclina) mas o Backtapour direct vai ajudar a que os que estão bons não apanharem, pois isso é uma bactéria que se desenvolve essencialmente quando usado HORMONAS ;) ;) :laugh:

Calma eu não disse que usaste :-D mas os teus peixes por algum motivo tiveram em contacto com algum hormónio, essencialmente a testosterona, que faz acumular líquidos (logo eles crescem mais e mais rápido) e favorece o desenvolvimento da Pseudomonas puntacta.

Podem ter comido comida que faz realçar as cores (vermelho por exemplo), eles não usam só carotenoides :lol: ou ter herdado (hospedeiros) de algum parente próximo e/ou no mesmo aquário.

Pode tb ter sido da água da companhia, às vezes não sabemos bem ao certo o que lhe juntam!!!! :? A maior parte do pessoal desconhece que lhe juntam Iodo. 8)

Eles ficam muito assustadiços e reagem muito mal aos estímulos (quando a doença se encontra em estado avançado), deixam de comer e depois morrem, em casos graves os olhos saltam pura e simplesmente das órbitas e ficam cegos. nyah

Editado por duarte36
  • 2 meses depois...
Publicado: (editado)

Porque gosto de por aqui os resultados depois de recuperar ou não os animais, aqui fica a foto deste menino depois de totalmente recuperado, digam lá, não acreditam que seja o mesmo peixe, mas é, podem acrediar, eu acreditei sempre nele e consegui, até a minha esposa diz que nunca pensou que eu conseguisse, mas consegui e aqui está ele, um espetáculo, belo macho 14 meses, 14-15 cm, filho casal João Machado (STENDKER), comprado ao meu amigo Margarido, com 2-3 meses. Um abraço para eles e para o Duarte pelas dicas, e vivam os Discos, são lições destas é que nos fazem crecer e cada vez mais gostar deste hobby.

Pic_12975_32.jpg

Francisco Ramalho.

Editado por fjmr123
Publicado:

Parabéns, são estes momentos que nos fazem gostar cada vez mais deste hobbie, mas quando surgem os problemas também nos esmorece da mesma forma pois gastamos muitos euros e tempo com tudo isto.

Acho que fazes bem em colocar os resultados, pois na maior parte das vezes lemos conselhos para determinados sintomas mas nunca chegamos a saber se realmente funcionaram.

Por vezes chego a pensar se este é um hobbie saudável, pois no meu caso sinto que tem uma influência significativa na minha maneira de estar, ou seja se corre tudo bem, maravilha, agora quando corre mal é desesperante.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Publicado:

Muito bom!

Passou se uma situação comigo, mas com um escalr, que começou a apresentar hexamita e ficou com a cabeça vermelha e cheia de puz, para além de pop eye, como o teu.

Não recorri a quimico nenhum!

Puz sal na agua, e com uma pipeta tirava lhe o puz para que as bactérias não aumentassem muito mais.

Remedio santo.

Hoje tá fino!

Parabéns pela força :(

Daniel Almeida