Olhos salientes


fjmr123

Recommended Posts

Há uns dias apareceu um disco com os olhos salientes, mas dos 6 do grupo era o que melhor comia e brigava com todos, estava a dar um salto tremendo em termos de crescimento, cores lindas é um turquesa brilhante. Come bem não tem escamas levantadas, nem está inchado, apenas os olhos salientes, mas não enevoados. A água tem os parametros nos quais foi criado, amonia a 0, os outros peixes 5*. O peixe uma semana antes de isto acontecer mudou de um aquário para outro, mas apenas a condutividade era mais elevada no aterior aquário de resto os parametros são os mesmos. Entretanto fiz-lhe um tratamento com bactopur direct e dei-lhe uma semana de descanso, ontem novo tratamento com bactopur direct, vamos ver. Já me aconselharam a terramicina, mas não sei bem as dosagens, já comprei uma saqueta em pó, só indica saqueta de 28,4 gramas, contém 1,56g de cloridrato de Oxitetracina, dosagem para aves, suinos,vitelos e outros ruminantes.

 

Pic_13310_10.jpg

 

Pic_13310_11.jpg

 

Isto é popeye, ataque bacteriano, explicação não tenho, se alguém já conseguiu solucionar um caso destes que indique como procedeu, nunca tal me aconteceu e tenho encontrado pouca documentação acerca de casos deste género. Vou levar o tratamento do bactopur direct até ao fim, dar mais 2 dias de descanso e novo tratamento, senão resultar então depois de dar mais uns dias de descanso, vou tentar outra estratégia, talvez a terramicina, mas sem dosagens vai ser às apalpadelas.

 

Pic_13310_13.jpg

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terramicina (Oxitetraciclina=antibiótico) 500mg para 40 Litros e repetir a dose passado 3 dias.

 

Esses de olhos mais inchados vai ser dificil recuperarem (só com a Oxitetraciclina) mas o Backtapour direct vai ajudar a que os que estão bons não apanharem, pois isso é uma bactéria que se desenvolve essencialmente quando usado HORMONAS ;) ;) :laugh:

 

Calma eu não disse que usaste :-D mas os teus peixes por algum motivo tiveram em contacto com algum hormónio, essencialmente a testosterona, que faz acumular líquidos (logo eles crescem mais e mais rápido) e favorece o desenvolvimento da Pseudomonas puntacta.

 

Podem ter comido comida que faz realçar as cores (vermelho por exemplo), eles não usam só carotenoides :lol: ou ter herdado (hospedeiros) de algum parente próximo e/ou no mesmo aquário.

 

Pode tb ter sido da água da companhia, às vezes não sabemos bem ao certo o que lhe juntam!!!! :? A maior parte do pessoal desconhece que lhe juntam Iodo. 8)

 

Eles ficam muito assustadiços e reagem muito mal aos estímulos (quando a doença se encontra em estado avançado), deixam de comer e depois morrem, em casos graves os olhos saltam pura e simplesmente das órbitas e ficam cegos. nyah

Editado por duarte36
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Porque gosto de por aqui os resultados depois de recuperar ou não os animais, aqui fica a foto deste menino depois de totalmente recuperado, digam lá, não acreditam que seja o mesmo peixe, mas é, podem acrediar, eu acreditei sempre nele e consegui, até a minha esposa diz que nunca pensou que eu conseguisse, mas consegui e aqui está ele, um espetáculo, belo macho 14 meses, 14-15 cm, filho casal João Machado (STENDKER), comprado ao meu amigo Margarido, com 2-3 meses. Um abraço para eles e para o Duarte pelas dicas, e vivam os Discos, são lições destas é que nos fazem crecer e cada vez mais gostar deste hobby.

 

Pic_12975_32.jpg

 

Francisco Ramalho.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, são estes momentos que nos fazem gostar cada vez mais deste hobbie, mas quando surgem os problemas também nos esmorece da mesma forma pois gastamos muitos euros e tempo com tudo isto.

Acho que fazes bem em colocar os resultados, pois na maior parte das vezes lemos conselhos para determinados sintomas mas nunca chegamos a saber se realmente funcionaram.

Por vezes chego a pensar se este é um hobbie saudável, pois no meu caso sinto que tem uma influência significativa na minha maneira de estar, ou seja se corre tudo bem, maravilha, agora quando corre mal é desesperante.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!

Passou se uma situação comigo, mas com um escalr, que começou a apresentar hexamita e ficou com a cabeça vermelha e cheia de puz, para além de pop eye, como o teu.

Não recorri a quimico nenhum!

Puz sal na agua, e com uma pipeta tirava lhe o puz para que as bactérias não aumentassem muito mais.

Remedio santo.

Hoje tá fino!

Parabéns pela força :(

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais