Recommended Posts

Publicado

Boas,

Já li varios posts deste forum mas é a primeira vez que vou dizer algo, isto porque sou meigo um leigo dos aquarios e que gosta de aprender com quem sabe.

A verdade é que já tive 3 aquarios (incluindo um que comprei a 2 semana, e ja tem 4 peixes, mas um não o comprei, mas já digo o que se passou para o ter ).

No 1 aquario que tive com 100l, fartei-me de ler coisas da net, comprar testes e testes, ou seja tudo o que quem sabe aconcelha, resultado, de tempos a tempos tinha os peixes todos a nadar de lado no aquario a de cima.

Comecei a pensar que adorava aquarios mas que os ter não era pra mim, esqueci os testes, mudagens de agua, limpesas de filtro eram quase de ano a ano, resultado os peixes já não morriam, mas o aquario tava feio, a agua amarelada. Tentei neste aquario por plantas, mas isso é que foi sempre impossivel, morriam sempre, outra desilusão.

Um dia o aquario começou a deitar agua e resolvi dar uns quantos peixes e comprar no modelo um de 50l, so pra ter, com meia duzia de peixes, os outros dei a uns amigos.

Com este aquuario, ainda menos cuidado, mas mortes no aquario, isso e mentira, tenho la um peixe ainda, que não sei o nome, que tem só uns 30 e tal cm ( medida a olho), não sei o nome tecnico, mas é um daqueles limpa fundos, que se colam a parede do aquario, e o pormenor, esse aquario nem filtro tem, e o raio do peixe ta em grande, aquilo é quase tudo dele, nem se consegue virar quase.

Agora comprei um aquario, de 150l, todo bonito, e de marca, lol, pus uma leia duzia de plantas (adorava ter sorte desta vez ), e passado dois dias fui comprar 3 peixes e mais umas plantas (li que os peixes era bom pra iniciar o tal ciclo ), e é desta compra que resulta o meu 4 peixe ( um tubarao azul com a barbatana laranja, tb não sei o nome tecnico), este peixe veio junto com o saco da planta, sem agua, só humido da planta tar dentro de agua e o saco aberto, quando tava a tirar a planta reparei no peixe, é de notar que demorei cerca de hora e meia ate chegar a casa desde a compra, o peixe tava sem se mexer, e como é obvio não liguei, pensei logicamente que tava morto, errado, toquei sem querer no peixe, e não é que tava vivo e de saude (se me contassem nao acreditava ), tive de o agarrar com as maos e por no aquario, onde ta mt bem de saude.

A historia já vai longa, mas foi a minha apresentação, gostaria era de fazer um pedido ao pessoal daqui, se alguem me pudesse dar uma dicar pra manter as plantas vivas, os peixes parece que tenho mt sorte, mas uma dicas como se eu fosse muito muito burro, agradecia, é que se não a minha mulher mata-me por eu gastar tanto dinheiro numa coisa que não tenho jeito nenhum.

Publicado:

Eh!Eh!

Boas!

Vai lendo... lê uma coisas sobre plantas, na secção delas. Compra plantas fáceis, para começar. Um fertilizante e segue as instruções. (se não tens muitas plantas, não exageres na fertilização). Se colocaste um substrato fértil, provavelmente ou não é necessário fertilizar ou é necessário fertilizar menos (isso depende de tantos factores...)

Com o tempo vais percebendo melhor as coisas e podes começar a fertilizar micros e macros em separado, fazer upgrade de luz, etc... ou entender que plantas fáceis é bom e bonito e continuar com elas porque dá menos trabalho, etc.

Quanto aos peixes... lê sobre o ciclo do azoto, não facilites na fase em que estás a ciclar... se não tens testes, joga pelo seguro e faz tpa´s mais assiduamente... (diárias, 2 em 2 dias...)

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado: (editado)

olá e benvindo, AfundoGSXR

TPA = Troca Parcial de Agua

absolutamente fundamental para o sucesso de qualquer aquário! 20 ou 30% todas as semanas e a maioria dos problemas comuns em aquariofilia nunca terão lugar!

essa água deverá ser tratada antes da introdução no aquário de modo a estar à mesma temperatura, mesmo ph e já sem cloro.

ha 3 factores basicos na manutenção das plantas: iluminação, substrato e fertilização; daqui resultará a escolha da flora, uma vez que existem plantas que vão desde o 'muito sensível' ao 'pouco exigente'. portanto convirá mencionares o setup do teu aquario, para sabermos do que estás a falar.

absolutamente essenciais são tambem os testes da água: pH, dureza, amónia, nitritos e nitratos, no mínimo, para termos noção do que se passa dentro do aquario.

sem isto, é um 'tiro no escuro' introduzirmos qualquer habitante... para além disso, os peixes têm necessidades distintas, dependendo do seu habitat de origem e devem ser agrupados de acordo com essas mesmas necessidades.

acho fantastico que esse peixe tenha sobrevivido nas condiçõoes que referes, é um lutador, portanto! :) não creio tratar-se de um tubarão, mas sim de um botia modesta; vê lá isto: http://www.loaches.com/species-index/yasuhikotakia-modesta

se for o caso, tem cuidado porque, sendo o unico, pode tornar-se bastante agressivo.

boa sorte! :)

Editado por josé mendonça
Publicado:
olá e benvindo, AfundoGSXR

TPA = Troca Parcial de Agua

absolutamente fundamental para o sucesso de qualquer aquário! 20 ou 30% todas as semanas e a maioria dos problemas comuns em aquariofilia nunca terão lugar!

essa água deverá ser tratada antes da introdução no aquário de modo a estar à mesma temperatura, mesmo ph e já sem cloro.

ha 3 factores basicos na manutenção das plantas: iluminação, substrato e fertilização; daqui resultará a escolha da flora, uma vez que existem plantas que vão desde o 'muito sensível' ao 'pouco exigente'. portanto convirá mencionares o setup do teu aquario, para sabermos do que estás a falar.

absolutamente essenciais são tambem os testes da água: pH, dureza, amónia, nitritos e nitratos, no mínimo, para termos noção do que se passa dentro do aquario.

sem isto, é um 'tiro no escuro' introduzirmos qualquer habitante... para além disso, os peixes têm necessidades distintas, dependendo do seu habitat de origem e devem ser agrupados de acordo com essas mesmas necessidades.

acho fantastico que esse peixe tenha sobrevivido nas condiçõoes que referes, é um lutador, portanto! :) não creio tratar-se de um tubarão, mas sim de um botia modesta; vê lá isto: http://www.loaches.com/species-index/yasuhikotakia-modesta

se for o caso, tem cuidado porque, sendo o unico, pode tornar-se bastante agressivo.

boa sorte! :)

Obrigado

Sou mesmo fraquito nisto ainda, nem sabia o que era um TPA, lol.

O teste do PH já fiz, ta a 6,5 mais ou menos, os outros ainda não fiz nenhum, tenho de fazer.

Quanto ao peixe lutador, tambem achei fantastico, alias, achei inacreditavel, mas o certo é que aconteceu mesmo, e por isso até resolvi fazer uma pesquisa na net pra saber de que peixe se trata ( ele merece ), e já sei, é um Tubarão de cauda vermelha ( Labeo Bicolor), ehehe, até já sei o nome tecnico do bicho.

Já agora, como voces costumam fazer os TPA, ou seja, poem a água onde pra a preparar, como conseguem por logo a agua á temperatura da do aquario??

Eu no fundo do aquario pus apenas areao de 2 a 4 mm, e plantei as plantas, pus ontem foi fertelizantes liquidos, NUTRAFIN PLANT GRO, um com co2 (NPK) e outro enriquecido em ferro. Tenho 2 lampadas e tao ligadas 12 horas por dia, se faltar aguma coisa digam sff, e já agora se não for pedir muito como faço para por o que falta.

Publicado:

ola e bem vindo a este forum afundoGSXR tens de acabar de preencher o teu perfil para a malta saber de onde es .

em relacao as dicas acho que devias meter um bom substrato em baixo do areao ve aqui tens muita escolha depois tens de ver quantos wats tens de iluminacao e veres quais as plantas que se adaptam a esses wats

depois da uma vista de olhos neste sait aqui tambem e muito util

TOYOTA

Publicado:

como disseste que o peixe era azul e laranja, não pensei no labeo bicolor, mas sendo assim, esse pode ser chato, mas menos agressivo.

quanto ao resto, as perguntas básicas:

- qual o volume do teu aquário?

- iluminação de quantos watts?

- potencia do filtro (L/h)?

TPAs:

1- verifica o pH da água da torneira, enche garrafões com ela, de modo a teres 20/30%; deixas repousar destapados para o cloro evaporar durante 1 ou 2 dias, ou adicionas condicionador. corriges o ph se a diferença for muita, relativamente à agua do aquario.

2- com um sifão retiras água do aquário (aspirando tambem o fundo), na mesma quantidade dos garrafões em reserva.

3- repões a água em falta com a nova, tendo tambem o cuidado de estar à mesma temperatura e adicionas o produto para as bacterias, na mesma proporção.

nada mais facil! isto é a rotina semanal acrescida da limpeza dos vidros e remoção das folhas velhas. a manutenção do filtro dependerá da sua potência.

não sei há quanto tempo tens o aquário montado, mas cuidado com os fertilizantes nesta fase, porque se as plantas ainda não estão adaptadas, não irão consumi-los e as algas poderão atacar em força, havendo nutrientes em excesso...

portanto:

- data da montagem?

- plantas, quantas e quais?

como vês, é da boa combinação de todos estes factores que depende o sucesso do teu aquário, por isso não hesites em expor as tuas duvidas.

não encares isto como um bicho de 7 cabeças, mas sim como um hobby! muita pesquisa e muita paciencia, tornam os resultados extremamente gratificantes. :)

Publicado:
como disseste que o peixe era azul e laranja, não pensei no labeo bicolor, mas sendo assim, esse pode ser chato, mas menos agressivo.

quanto ao resto, as perguntas básicas:

- qual o volume do teu aquário?

- iluminação de quantos watts?

- potencia do filtro (L/h)?

TPAs:

1- verifica o pH da água da torneira, enche garrafões com ela, de modo a teres 20/30%; deixas repousar destapados para o cloro evaporar durante 1 ou 2 dias, ou adicionas condicionador. corriges o ph se a diferença for muita, relativamente à agua do aquario.

2- com um sifão retiras água do aquário (aspirando tambem o fundo), na mesma quantidade dos garrafões em reserva.

3- repões a água em falta com a nova, tendo tambem o cuidado de estar à mesma temperatura e adicionas o produto para as bacterias, na mesma proporção.

nada mais facil! isto é a rotina semanal acrescida da limpeza dos vidros e remoção das folhas velhas. a manutenção do filtro dependerá da sua potência.

não sei há quanto tempo tens o aquário montado, mas cuidado com os fertilizantes nesta fase, porque se as plantas ainda não estão adaptadas, não irão consumi-los e as algas poderão atacar em força, havendo nutrientes em excesso...

portanto:

- data da montagem?

- plantas, quantas e quais?

como vês, é da boa combinação de todos estes factores que depende o sucesso do teu aquário, por isso não hesites em expor as tuas duvidas.

não encares isto como um bicho de 7 cabeças, mas sim como um hobby! muita pesquisa e muita paciencia, tornam os resultados extremamente gratificantes. :)

Antes de mais muito benvindo:)

Estava a ver muita resposta e realmente estava pouco esclarecido quanto a certas questões do teu aquario, principalmente no que refere à fauna e Flora, mas o carissimo José Mendonça adiantou-se às minhas questões:)

Apenas acrescento algumas questões:

Tens termostato?

Colocas-te substracto por baixo do areao?

Acima de tudo, a escola das plantas passam pelo tipo de iluminação que temos, é isso que condiciona a nossa escolha. Eu por exemplo tenho 0,3W por litro, condiciona me bastante na escolha. Em regra geral, a iluminação ideal é de 0,5 ou 1w por litro.

Dá uma leitura por Aqui

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!