Mais uma voltinha....mais uma moedinha....


aquas

Recommended Posts

Boas,

Vou tentar novamente ter um aquario com umas plantas, depois de umas experiencias muito mal sucedidas e rios de $$$ mal gastos num outro aqua, mas preciso de umas opiniões antes de fazer asneira novamente :

O aquario vai tem 100x40x50, cerca de 180 litros reais com 2x30 watts

Portanto , só posso por especies pouco exigentes em termos de luz certo? (anubias,valisneras e afins)

Vale a pena meter co2 de fermentação?

Que acham se o solo for constituido por jbl aquabasis (5 litros) e depois com areao inerte em cima (25 litros) (ou é melhor argila?)

 

Que plantas sugerem para pouca manutenção e que sejam pouco exigentes em termos de luz?

 

Mais alguma sugestao?

 

Cumps

Editado por aquas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem. Deves ter um aquatlantis, como eu tenho. Só que meu agora é do tuning.

 

TEns duas opções: ou fazes com o que tens, ou investes e fazes algo para teres tudo como queres.

 

Assim, em resposta ás tuas perguntas:

 

- Sim, mas podes juntar a isso hygrophilas, rotalas em geral, limnophila sessiglora e outras. Procura no advanced search da tropica.

 

- Vale, sem muita pressão.

 

- É melhor o substrato fértil JBL.

 

Eu agora tenho 4x39W t5, garrafa de CO2 de 2Kg, filtro Eheim 2215. Vou remontar o meu amanhã.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá aquas! bem vindo!

 

vais ver que desta vez não precisas de gastar rios de dinheiro e vai ter um aquário porreiro! vou tentar encorajar-te! banana rock

 

tenho 5 aquários, uns com substrato fertil, outros sem... não injecto cO2 em nenhum, a única coisa que faço são muitas TPAs e umas gotas de Flourish da Seachem.

quanto à iluminação, embora não seja a tal regra do w/L, tenho mais que tu, sensivelmente 0,7w/L em todos eles e mantenho saudáveis as seguintes plantas, embora as de crescimento rápido, como é obvio, se desenvolvam muito mais:

 

- anubias (3 espécies)

- bacopa monieri

- ceratophylum demersum

- cladophora aegagropila

- crinum calamistratum

- cryptocorynes (3 ou 4 espécies)

- echinodorus quadricostatus 'magdalensis'

- echinodorus 'rubin'

- higrophila corymbosa 'siamensis 53B'

- higrophila difformis

- hydrocotyle leucocephala

- limnophila sessiliflora

- microsorum pteropus (2 espécies)

- monosolenium tenerum

- nymphaea rubra

- riccia fluitans

- taxiphillum alternans (taiwan moss)

- vallisnerias (sp. ?)

 

(ofereceram-me uma rotala sp green, que já tem uma serie de ramificações novas, embora as folhas estajam pequenas... mas não a incluo na lista porque está 'à experiência'...)

 

como vês, em termos de plantas pouco exigentes, dá para variar bastante os lay-outs, só temos que perceber quais as que se adapatm bem às condições dos nossos aquários :sleeping:

 

boa sorte! :)

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ESqueci-me completamente das cryptos e echinodorus...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O teu rácio de Watts/litro é bastante inferior ao do josé mendonça.

 

Eu excluia todas as plantas de caule. Mesmo que as consigas manter, ficarão sempre muito espigadas e com pouca apresentação. As Echinodorus de tom vermelho também não incluia.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ricardo Diogo

 

Sim o meu aqua é um aquatlantis ambiance , daqueles com tampa em cima .

Ja agora essa tua iluminação que tens esta colocada na calha do aquario a substituir a original? Ou é daquelas calhas suspensas tipo lifetech?

Se der para alterar a calha original, ainda penso em efectuar a alteração

 

@Jose Mendonça

 

Essa lista ja me da uma grande ajuda , obrigado!

 

@Jose Cruz Silva

Pois... essas vermelhas como sao tão bonitas, calculei logo que seriam mais exigentes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu rácio de Watts/litro é bastante inferior ao do josé mendonça

sim, bem feitas as contas, tu irás ficar com metade da iluminação que eu tenho... ora, mesmo para plantas pouco exigentes, isso irá limitar mais a diversidade;

não é que um aquário não possa ficar fantástico só com musgos e fetos, por exemplo, mas não sei se é este o teu 'filme' ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um bom exemplo do que podes fazer com plantas fáceis.

 

439059619_f1e20eaa37_o.jpg

 

Pena que o autor não pare muito por este fórum, todos tinhamos muito a aprender com ele. Podes ver mais aqui http://aquazine.blogspot.com/

 

 

Seguindo o exemplo, o melhor conselho será:

 

Escolhe apenas duas ou tres espécies de plantas, faz um layout em "U" ou invertido.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ricardo Diogo

 

Sim o meu aqua é um aquatlantis ambiance , daqueles com tampa em cima .

Ja agora essa tua iluminação que tens esta colocada na calha do aquario a substituir a original? Ou é daquelas calhas suspensas tipo lifetech?

Se der para alterar a calha original, ainda penso em efectuar a alteração

 

@Jose Mendonça

 

Essa lista ja me da uma grande ajuda , obrigado!

 

@Jose Cruz Silva

Pois... essas vermelhas como sao tão bonitas, calculei logo que seriam mais exigentes...

 

TRansformei a calha. Está nos DIY a maneira de o fazer.

 

Dá para ter quase todas as cryptos e as echinodorus.

 

Zeneo, acredita que há muitas plantas de caule que dão para manter com esta luz...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zeneo, acredita que há muitas plantas de caule que dão para manter com esta luz...

 

Eu não disse que não davam para manter.

 

Mesmo que as consigas manter, ficarão sempre muito espigadas e com pouca apresentação

 

Não sei qual a altura do aquario, se 40 ou 50. Se for 50, com os 60 Watts prácticamente todas se excluem. Tirando as hygrohpila ou bacopa duvido muito que outras fiquem minimamente apresentáveis, desculpem lá mas limnophila sessiflora todas espigadas com 5cm de caule entre os nós das folhas como se vêem muitas por aqui no fórum a mim não me agradam. Acho que seguindo o exemplo que dei, seja com fetos ou com Echinodorus por exemplo se conseguem resultados bem melhores.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TRansformei a calha. Está nos DIY a maneira de o fazer.

 

Dá para ter quase todas as cryptos e as echinodorus.

 

Zeneo, acredita que há muitas plantas de caule que dão para manter com esta luz...

 

Desculpa la chatear-te outra vez, mas as tuas 2 calhas t5 2x39 watts é o que o membro ramirezi(aquaedem) vende como balastros electronicos certo?

Para alem dos balastros e das lampadas, que mais compraste?

Foi complicado de montar/desmontar?

Estas satisfeito com o upgrade?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são 2 calhas, afaptei a que vem com o aqua.

 

Agora por ordem:

 

- Não.

- Foi, bastante.

- Demais, ficou perfeito.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais