Serão Parasitas???


Recommended Posts

Tenho alguns peixes que no anus parecem ter umas "coisas vermelhas" tipo agulhas!! Serão parasitas? Se alguém me poder ajudar agradecia!

Já subi um bocado a temperatura! Será bom adicionar sal???

Obrigado pela atenção.

 

João Vitorino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana Rita e obrigado pela resposta.

É assim eu vi o site, mas o meu inglês não é muito bom logo não percebi alguns termos. Se não fosse pedir muito podias-me dar uma explicação do que vem lá escrito! Eu aumentei a temperatura e adicionei um bocadinho de sal! Fiz mal??

 

Obrigado mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello!

 

Então é assim o site sugere a aplicação de um medicamento o Fenbendazol na comida, segundo o artigo o medicamento deverá constituir aproximadamente 0.25% da comida.

Como os peixes podem não querer a comida medicada, pode ser necessário suspender a alimentação durante uns dias antes da aplicação do medicamento.

O autor do artigo diz ainda que segundo a experiência pessoal dele, o uso de extracto de alho fresco pode ser usado para controlar estes parasitas.

Segundo o que tenho lido tens ainda outros medicamentos para usar nestes casos: Sterazin da Waterlife, Flagyl, Fluvermal entre outros.

Aqui tens um tópico que fala de tratamentos para várias doenças e parasitas entre as quais vermes intestinais, que te pode interessar:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...mes+intestinais

 

Quanto ao aumento da temperatura, e da adição de sal, já não sei. Segundo o que tenho lido isso não influência em nada o tratamento de vermes intestinais, mas como não sou nenhuma expert posso estar errada. A única coisa que te posso dizer é que o uso de sal nos aquários é um assunto muito controverso e deves analisar bem os prós e os contras antes de o utilizares.

Nada do que se sonha é tão estranho como aquilo que se vê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!!

Mais uma vez obrigado pela resposta!

Em relação ao medicamento que sugeriste, por acaso não sabes aonde o posso arranjar?

 

Desculpa a minha ignorancia mas sou mais ou menos novo nisto!

 

Eu tive a ver o os medicamentos da sera e existe um que é para flagelos intestinais, achas que resultaria! Ou então existe outro para doenças de vermes!!!

 

Que achas dessas hipoteses?

 

obrigado pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Não tens de pedir desculpa por não saber, eu também não sou nenhuma expert nisto, tento ajudar naquilo que possso mas os meus conhecimentos são muito limitados!

Só sei mesmo aquilo que tenho lido no fórum e em alguns sites, mas não quer dizer que esteja correcto! :(

Ainda por cima a minha experiência pessoal nestas doenças é nula, porque os meus peixes nunca tiveram vermes intestinais ou mesmo outras doenças mais graves (graças a Deus!). Apenas tento ir lendo sobre isso como forma de prevenção, porque se algum dia o azar me bater à porta, já estou minimamente preparada.

Quanto aos medicamentos é assim: aquele que estava no site inglês, o Fenbendazol, não sei onde se arranja; o da Waterlife penso que encontrarás numa loja de animais; flagyl penso que seja na farmácia; o Fluvermal penso que encontras em clínicas veterinárias.

 

De qualquer maneira se quiseres saber mais sobre alguns medicamentos deixo-te um excerto do texto do utilizador Rui Ferreira de Almeida sobre o tratamento de doenças (aquele que te indiquei na mensagem anterior, e aconselho-te a lê-lo todo porque está muito bom):

 

"Pranzinquantel : 2 mg/ lt no aquário ( seguro para todos os peixes, plantas e filtro biologico ).Mudar 30 % da água e repetir passada 1 semana .Clínicas veterinárias e Farmácia - Tenilvet , Droncit , Paraquistel .Eu consigo arrajar sempre os príncipios activos em pó que saem mais baratos .

 

Formalina ou formalina + verde malaquite:1 a 2,5 ml por 100 lt de água;usar só em aquários com filtro maduro porque mata parte do filtro biologico . Repetir no dia seguinte com metade da dose nos casos graves apos 50 % de TPA. Repetir passada uma semana .Existem vários produtos com esta mistura em aquariofilia .Tens da seachem e da Tetra ( quickcure ). Eu preparo a que uso .poderas obter a formalina na farmacia com receita medica ,mas o Verde malaquite ( oxalato ) é dificil .

 

Fluvermal( fluvermal de medicina humana e Flubenol de mediocina veterinária) - bom para Dactylogyrus e para os vermes intestinais (não tem ou tem pouca eficacia contra o Hexamita ,por isso não substitui o Metronidazol ). Eu não uso porque não gosto do excipiente, é pouco soluvel e pouco concentrado nas preparações disponíveis e para o seu espectro de acção prefiro o prazinquantel .

 

Metronidazol (flagyl na farmácia ) . Eu arranjo o principio activo em pó .250 mg / litro de água ,3 dias seguidos se os peixes não comerem ou preferivelmente 1000 mg por 100 gr de comida durante uma semana ."

 

Quanto aos medicamentos da Sera acho que seriam uma boa hipótese, mas atenção isto é só a minha opinião!

Espera um pouco e pode ser que alguém mais entendido te dê uma opinião melhor. ;)

Nada do que se sonha é tão estranho como aquilo que se vê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Muito obrigado pela ajuda! Eu não consegui esperar mais, até porque um dos meus peixes morreu e tive de actuar! Comprei os medicamentos da sera e vou agora esperar o resultado!! São três dias de tratamento e logo te digo como correu ok!

 

Mais uma vez obrigado pela tua atenção, foste fantástica!

 

Espero encontrar muita gente como tu cá no forum!

 

Beijinhos fica bem :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

Eu também não sou nenhum experte na matéria, mas falando um pouco por experiência própria, os medicamentos que conheço e que servirão para matar vermes intestinais são o Fluvermal 100 (flubendazole) e o flagyl (metronidazole), o 1º é mais usado em Discus para tratar a doença chamada Hexamita e o 2º é mais usado na doença chamada "malawi bloat", ambos servem para tratar doenças intestinais nos peixes.

A rita fala aí num "fenbendazole" não conheço nem nunca ouvi falar mas pode ser que também seja usado para esses fins.

No entanto se colocares umas fotos onde se veja os sintomas ajuda, e também tem interesse a espécie do peixe, já que alguns peixes não toleram alguns princípios activos dos medicamentos.

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joalmag

 

"fenbendazole" não conheço nem nunca ouvi falar

 

Pois, realmente eu só vi o nome no site inglês que indiquei no post, mas fora isso também nunca tinha ouvido falar, mas também como já disse não sou nenhuma expert. Tou um pouco curiosa para saber do que se trata por isso se alguém soubesse alguma coisa sobre isto e pudesse satisfazer a minha curiosidade agradecia! :)

Nada do que se sonha é tão estranho como aquilo que se vê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João e Ana

 

Quer o flubendazol quer o fenbendazol são desparasitantes usados em vários animais incluindo os humanos que servem para matar vermes redondos ( tipo lombrigas ) ,vermes lanceolados ( em forma de lança ,tal como a Fasciola hepatica nos bovinos e os Dactylogirus e Gyrodactilus nos peixes ) .Têm ainda alguma acção em certo tipo de ténias .Ambos os medicamentos encontram-se nos Veterinários ( Flubenol em pasta para gatos e Panacur em suspensão para gado ) . O flubendazol encontra-se na Farmácia ( Fluvermal ).

Joâo, o Flubendazol não se usa para hexamita nos Discus mas sim para os Dactylogyrus, embora eu prefira de longe o Prazinquantel. Para hexamita o medicamento de eleição é o Metronidazol (flagyl ).

Nos parasitas referidos neste topico ( parecem ser Calamanus) eu usaria o fluvermal na comida ( 250 mg para 100 gr de comida).

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais