O meu Aqua


bferreira

Recommended Posts

Ola a todos,

 

Agradecia a vossa ajuda para a montagem de um aqua com 80x40x30, comprei um Kit que trazia uma calha com 1 lampada de 30w e 1 filtro Aquapor AQ-300 que faz 300l/h. Até ao momento apenas enchi o fundo com àgua para ver se tinha fugas, ao que parece tudo em ordem.

 

Estava a pensar em colocar um cardume de Neons uns Guppies e um casal de Bettas, isto só depois de terminar o ciclo, para daqui a uns tempos tava a pensar em juntar uns Discus.

 

Agradecia os vossos conselhos para saber o que material preciso para ter tudo a 100%

 

 

Obrigado desde já

Editado por bferreira

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos,

 

Agradecia a vossa ajuda para a montagem de um aqua com 80x40x30, comprei um Kit que trazia uma calha com 1 lampada de 30w e 1 filtro Aquapor AQ-300 que faz 300l/h. Até ao momento apenas enchi o fundo com àgua para ver se tinha fugas, ao que parece tudo em ordem.

 

Estava a pensar em colocar um cardume de Neons uns Guppies e um casal de Bettas, isto só depois de terminar o ciclo, para daqui a uns tempos tava a pensar em juntar uns Discus.

 

Agradecia os vossos conselhos para saber o que material preciso para ter tudo a 100%

Obrigado desde já

 

com um casal de bettas vai haver vitimas ...

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos,

 

Agradecia a vossa ajuda para a montagem de um aqua com 80x40x30, comprei um Kit que trazia uma calha com 1 lampada de 30w e 1 filtro Aquapor AQ-300 que faz 300l/h. Até ao momento apenas enchi o fundo com àgua para ver se tinha fugas, ao que parece tudo em ordem.

 

Estava a pensar em colocar um cardume de Neons uns Guppies e um casal de Bettas, isto só depois de terminar o ciclo, para daqui a uns tempos tava a pensar em juntar uns Discus.

 

Agradecia os vossos conselhos para saber o que material preciso para ter tudo a 100%

Obrigado desde já

Olá Bferreira! Aconselho-te a leres bastante antes de te aventurares com este fantastico hobby. Primeiro tens de escolher se queres ter peixes de águas ácidas (PH<7) ou de águas alcalinas (PH>7). Os Néons por ex. gostam de águas ácidas (+-6.5), já os Guppy's preferem águas alcalinas (+-7.3).Por isso não é boa ideia juntar peixes de diferentes PH.

 

Os Bettas são peixes que requerem algum conhecimento,pois um casal se tiver junto o macho pode matar a fêmea.Esta deve estar separada do macho e só devem estar juntos na época de acasalamento,depois do macho ter criado o ninho de bolhas.

 

Para terminar esse aquário quanto a mim é pequeno para Discus.Um aqua de Discus deve ter uns 200L no minimo,são peixes que ficam muito grandes e gostam de águas extrememente limpas,precisam de ser desparasitados regularmente,etc.É um peixe para aquariofilistas mais experientes quanto a mim. E são incompativeis com Guppy's,por causa do PH e das caudas destes,que rapidamente iam ser ratadas!

 

Por isso é melhor leres antes de ires para a loja de aquariofilia,pois podem dizer-te coisas que não são verdade só para venderem peixes,acontece frequentemente.

 

Esses kits geralmente têm um senão...é o material que trazem dentro.Por ex. esse filtro de 300L/H devia ser um pouco mais potente para esse aqua de 90L, 500L/H era o indicado e exterior,os filtros interiores ocupam precioso espaço dentro do aqua,e são mais dificeis de limpar.

 

Não te esqueças de ciclar o aqua durante 3 a 4 semanas,coloca uns caracois ou um pouco (muito pouca) comida para peixe dia sim,dia não,durante esse mês,para as bactérias colonizarem o filtro.Depois mete apenas um peixe,e espera mais uma semana,faz uma tpa(Troca Parcial de Agua) e mete os outros um a um. Depois tpa's semanais de 25% para sempre,é um seguro de vitalidade imprescindivel!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bferreira! Aconselho-te a leres bastante antes de te aventurares com este fantastico hobby. Primeiro tens de escolher se queres ter peixes de águas ácidas (PH<7) ou de águas alcalinas (PH>7). Os Néons por ex. gostam de águas ácidas (+-6.5), já os Guppy's preferem águas alcalinas (+-7.3).Por isso não é boa ideia juntar peixes de diferentes PH.

 

Os Bettas são peixes que requerem algum conhecimento,pois um casal se tiver junto o macho pode matar a fêmea.Esta deve estar separada do macho e só devem estar juntos na época de acasalamento,depois do macho ter criado o ninho de bolhas.

 

Para terminar esse aquário quanto a mim é pequeno para Discus.Um aqua de Discus deve ter uns 200L no minimo,são peixes que ficam muito grandes e gostam de águas extrememente limpas,precisam de ser desparasitados regularmente,etc.É um peixe para aquariofilistas mais experientes quanto a mim. E são incompativeis com Guppy's,por causa do PH e das caudas destes,que rapidamente iam ser ratadas!

 

Por isso é melhor leres antes de ires para a loja de aquariofilia,pois podem dizer-te coisas que não são verdade só para venderem peixes,acontece frequentemente.

 

Esses kits geralmente têm um senão...é o material que trazem dentro.Por ex. esse filtro de 300L/H devia ser um pouco mais potente para esse aqua de 90L, 500L/H era o indicado e exterior,os filtros interiores ocupam precioso espaço dentro do aqua,e são mais dificeis de limpar.

 

Não te esqueças de ciclar o aqua durante 3 a 4 semanas,coloca uns caracois ou um pouco (muito pouca) comida para peixe dia sim,dia não,durante esse mês,para as bactérias colonizarem o filtro.Depois mete apenas um peixe,e espera mais uma semana,faz uma tpa(Troca Parcial de Agua) e mete os outros um a um. Depois tpa's semanais de 25% para sempre,é um seguro de vitalidade imprescindivel!

 

 

Obrigado Zogli pela tua ajuda vou ter que pensar seriamente que especies vou colocar. Entretanto aqui seguem as fotos do meu aqua.

Editado por bferreira

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá bferreira!

 

possivelmente o areão é calcário, por isso o ph não irá baixar nunca...

tira uns quantos grãos, deixa secar bem e deita umas gotas do Ph Ajust; se fizer efervescência, já sabes que é disso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá bferreira!

 

possivelmente o areão é calcário, por isso o ph não irá baixar nunca...

tira uns quantos grãos, deixa secar bem e deita umas gotas do Ph Ajust; se fizer efervescência, já sabes que é disso...

 

Obrigado Jose Mendonça,

 

Já fiz o teste e nao fez reacção. Penso que não seja disso.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Jose Mendonça,

 

Já fiz o teste e nao fez reacção. Penso que não seja disso.

 

Boa tarde.

 

Assegura-te que estás a usar a dosagem certa. De qualquer forma, sê paciente. A alteração do Ph não é imediata. Experimentar testar novamente amanhã antes de adicionares mais produto no aquário.

 

Alguns comentários. A iluminação que vinha com o kit é claramente insuficiente. Se quiseres ter plantas naturais, precisas no mínimo de 100w. O filtro é médio, um da Eheim ou da Fluval seria melhor, mas esse dá para as curvas. O que acho esteticamente bastante feio é o areão. Sugiro que compres um areão mais fino, em minha opinião, dá um look mais bonito...mas gostos não se discutem.

 

Quanto a peixes. A minha opinião? Esquece os discus - o teu aquário é pequeno para eles e são peixes muito exigentes (totalmente desaconselhados para iniciados). Guppy's e neons são incompatíveis por causa do ph, como já te disseram. E os betta's, apesar de muito bonitos são peixes muito territoriais e mesmo que optes por um macho (um casal vai dar porrada da boa) vais ter guerras com outros peixes, nomeadamente guppies.

 

Se preferires os guppy's aos neons, podes complementar com plattys, espadas e mollys. São peixes fáceis de manter, pouco exigentes, ou seja ideais para um iniciado como tu. E by the way, têm cores muito bonitas! Complementa ainda com corys (2) para equipa de limpeza do fundo e com um plecustomos (limpa vidros).

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Assegura-te que estás a usar a dosagem certa. De qualquer forma, sê paciente. A alteração do Ph não é imediata. Experimentar testar novamente amanhã antes de adicionares mais produto no aquário.

 

Alguns comentários. A iluminação que vinha com o kit é claramente insuficiente. Se quiseres ter plantas naturais, precisas no mínimo de 100w. O filtro é médio, um da Eheim ou da Fluval seria melhor, mas esse dá para as curvas. O que acho esteticamente bastante feio é o areão. Sugiro que compres um areão mais fino, em minha opinião, dá um look mais bonito...mas gostos não se discutem.

 

Quanto a peixes. A minha opinião? Esquece os discus - o teu aquário é pequeno para eles e são peixes muito exigentes (totalmente desaconselhados para iniciados). Guppy's e neons são incompatíveis por causa do ph, como já te disseram. E os betta's, apesar de muito bonitos são peixes muito territoriais e mesmo que optes por um macho (um casal vai dar porrada da boa) vais ter guerras com outros peixes, nomeadamente guppies.

 

Se preferires os guppy's aos neons, podes complementar com plattys, espadas e mollys. São peixes fáceis de manter, pouco exigentes, ou seja ideais para um iniciado como tu. E by the way, têm cores muito bonitas! Complementa ainda com corys (2) para equipa de limpeza do fundo e com um plecustomos (limpa vidros).

 

Espero ter ajudado!

 

Obrigado pela opinião reefdiver,

 

Sobre o filtro tou a pensar em arrajar um externo e quanto à iluminação ando a pesquisar para fazer umas alterações, mas ainda não consegui perceber quando falam em 4500K e 6800K. Relativamente ao areão este tem pedras entre os 3mm o os 5mm, mas foi o mais fino que consegui arranjar corri algumas 5 lojas de animais e foi o melhor que consegui.

 

Para os peixes já esqueci os Bettas, mas a pancada ;) por Discus mantêm-se, tava a pensar em optar só pelos neons e pelos Discus.

 

Obg

Editado por bferreira

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o filtro tou a pensar em arrajar um externo e quanto à iluminação ando a pesquisar para fazer umas alterações, mas ainda não consegui perceber quando falam em 4500K e 6800K.

 

a) Potência – Medida em wats. Utilizamos como referência 1w por litro de água.

 

b) Temperatura de côr (medida em graus kelvin - K): diz-nos se a cor da luz é amarela, branca ou azulada . Quanto maior o nº de Kelvins (k) mais azul é a luz.

Luz amarela ,mais próxima da luz solar – aproximadamente 6500 K;

Luz branca , quando a luz solar entra na água vai ficando progressivamente mais branca – 10000 K

Luz branca azulada – 14000 K

Luz azul intenso – actínica 20000 K

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma duvida, algem me sabe dizer se um filtro externo com caudal maximo de 1000L/H seria recomendado para um aqua de 96 litros???

 

Agradeço os vossos comentarios

 

o aconselhado é um filtro com um caudal de 5 vezes o volume do teu aquário. No teu caso, isso significa cerca de 500L/h.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aconselhado é um filtro com um caudal de 5 vezes o volume do teu aquário. No teu caso, isso significa cerca de 500L/h.

 

 

Já vi que gostas de regras.

 

As regras, como em muitas outras coisas, são uma base, por vezes util, outras inutil.

 

Um filtro depende do que pretendes lá meter. Se o objectivo final são discus, para já o aqua é pequeno. Depois é mais importante ser um bom filtro que um filtro com um grande caudal. Se o objectivo é rodar a água, punham uma bomba das dos salgados. Os gajos não gostam de corrente. Depois a luz é insuficiente se quiser um plantado, se não for esse o objectivo (não deve ser, visto que quer discus) chega perfeitamente para ter plantas.

 

Essa do caudal, dos W/litro ou outras regras estranhas e ridiculas deviam passar de moda aqui pelo forum. Eu tenho 200 litros com um 2215, que faz 600 litros e chega perfeitamente. Tenho rasboras, platys, mollies. Para este tipo de peixes até sobra.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bferreira! Parece que tu tens jeito,gostei da disposição! Sendo assim não te acanhes,arranja mais plantas e anche esse aquário de vida! Um 'upgrade' na luz,e um filtro externo também ficava melhor.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que ficou bem giro.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Obrigado a todos que me têm ajudado,

 

Agora surgiu-me uma duvida, estou com os seguintes valores no aqua, já está montado à 1 mês

 

 

PH 6.5

Amonia 1.5mg/l

Nitritos 0.0mg/l

Nitratos 5mg/l

 

 

Porque que a amonia está táo elevada e os nitritos estão a 0.0

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens colocado comida para peixe dentro do aqua,de modo a alimentares as bactérias? Essas bactérias que moram no filtro é que vão transformar a amónia,umas a amónia em nitritos,outras nitritos em nitratos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens colocado comida para peixe dentro do aqua,de modo a alimentares as bactérias? Essas bactérias que moram no filtro é que vão transformar a amónia,umas a amónia em nitritos,outras nitritos em nitratos.

 

Tenho posto comida, alias, já tenho habitantes. Também tenho Co2 caseiro será que é o Co2 que me aumenta a amonia?

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho posto comida, alias, já tenho habitantes. Também tenho Co2 caseiro será que é o Co2 que me aumenta a amonia?

 

boas

 

ja vi que tens um kit da aquapor.

 

com esse filtro nao te vais safar tem muito pouco espaço para materias filtrantes.

dai talvez uma amonia um pouco elevada por a colonia de bacterias nao ser suficiente grande para esse volume de agua.

 

investe num adequado e externo que nao te arrependes.

apartir dai é brincar um pouco com este hobby e sempre a aprender.

 

para esse aquario recomendo

 

fluval 205 ou jbl cristalprofi 120 que sao os que tenho e nao tenho razao de queixa

eheim e sera tambem oiço falar que sao bons mas nao tenho experiencia com eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um filtro externo da eheim classic 2213 encaixa ai na prefeição pois tem um caudal de 440L/h q é o ideial para o teu aqua... retiras o interno e ganhas mais um pouco de espaço...

 

Em relação à luz.. depende do tipo de plantas que queres ter... eu recomendo plantas de crescimento rapido como Rotalas,cambobas e tb de façil manutenção como anubias etc... com este tipo de plantas nao necessitas de muita luz, se o teu aqua tem 90LT eu apontava para 60 a 70w... pois quanto mais luz tiveres mais cuidado tens de ter com nutrientes vs luz vs CO2...

 

Se já tens peixes faz 2 TPa de 25% por semana... para baixares o niveis da amonia enquanto nao tens bactérias suficientes.. (para evitar mortes no aqua)

 

Essa descida de PH.. deve ser consequencia dos troncos e do CO2.. ou seja tenta manter o CO2 sempre com o mesmo fluxo... pois se deixares acabar o ph volta a subir...

 

Nao te metas já em discus, pois sao peixes caros e requerem mt conhecimento, para os manteres saudaveis... começa por viviparos e tenta manter o PH a 7... futuramente quando estiveres mais a vontade.. é que investes nos discus...

 

CUMPS

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.