fertilizante a usar


Telmalf

Recommended Posts

boas.

 

 

peço desde já desculpas pelo possível spam, mas é o seguinte. no meu aquário tenho algumas plantas, não se trata de um plantado, apenas gosto de ter algumas plantas. o problema é que acho que não as estou a tratar da melhor forma..

1º porque só tenho areão, não tenho nenhum substrato nem nada disso.

2º porque não uso nenhum fertilizante, e acho que elas precisavam.

3ºporque acho que não tenho luz suficiente, mas isso vai ser difícil porque a lâmpada esta na tampa do aqua, já vinha assim (são a porcaria dos kits)

4º porque apenas uso CO2 caseiro de vez em quando e penso que não uso da melhor maneira.

 

queria que me ajuda-se da seguinte forma, me sugerissem um bom fertilizante que satisfize-se as necessidades das plantas e que não fosse muito caro. e de preferencia que não tivesse muitos fosfatos, porque segundo os meus testes o fosfato está bem alto.

 

e que me ajudassem a usar correctamente o CO2, de preferencia o caseiro.

 

 

muito obrigada e desculpem se já alguém fez estas perguntas..

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Telmalf!

Em primeiro lugar podias-nos dizer o tamanho do aqua e quantidade de luz,de modo a ver quanta necessitas de modo a que tenhas as plantas sempre saudáveis.Depois podias comprar umas pastilhas fertilizantes e enterrar junto das raizes das plantas,acredita que iria fazer toda a diferença,as plantas não acabam por morrer sem fertilização adequada.Depois arranja um fertilizante que tenha Macros e Micros,tudo junto,há muitos nas lojas de aquariofilia,e muitos são baratos.Este tipo de fertilizantes colocam-se 1x por semana depois das tpa's,podes também dividir a dose em 2 e fertilizar 2x por semana.A maior parte não tem nem Fosfatos nem Nitratos.Tens por ex. o 'PlantMin' da 'Tetra'

 

Quando tiveres a luz adequada e a fertilização semanal podes avançar para o CO2.Arranja uma solução casira,há muitas receitas que podes fazer. O CO2 vai baixar o PH do aqua,por isso e para este não andar sempre a descer e a subir o CO2 deve estar a trabalhar 24h por dia,de noite coloca a saida do filtro à superficie da água,de modo a produzir mais óxigénio.De dia torna a colocar a saida mais baixa,para o CO2 não ser libertado.

 

Vais ver que as plantas vão ficar ai bem saudáveis.Quando te sentires à vontade podes avançar para plantas mais complicadas e em mais quantidade,e ai podes optar por um substrato fértil e/ou por uma fertilização de Macros diária e de Micros e Ferro semanal ou 2x por semana.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem o meu aqua é de apenas 60L

a iluminação é de 45w, se não estou em erro, se estiver é de 40..=x

as plantas que tenho sao anubias, feto de java e musgo de java, tenho também outra mas nao sei o nome..=x

 

já uso CO2 a algum tempo mas só de vez em quando.

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem o meu aqua é de apenas 60L

a iluminação é de 45w, se não estou em erro, se estiver é de 40..=x

as plantas que tenho sao anubias, feto de java e musgo de java, tenho também outra mas nao sei o nome..=x

 

já uso CO2 a algum tempo mas só de vez em quando.

45w para 60L dará se as plantas forem todas de fácil manutenção.Embora eu colocasse 60W.O CO2 é que deves usar sempre,senão o PH vai andar a subir e a descer.Eu tenho um aqua com fetos,samambaias,anubias e não tenho CO2,mas nesse aqua tenho alguns peixes que garantem o CO2 às plantas.Claro que se tivesse era melhor,mas optei por não usar,também porque o aqua naturalmente já tem o PH que quero que é 6.5.

 

Agora fertilizante é que tens de colocar mesmo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigada pelas dicas Zogli.. eu por mim aumentava a iluminação, o pior é que a calha esta embutida na tampa do aqua e não sei como vou resolver isto..=x

 

já agora deixo a pergunta, existem lâmpadas com o mesmo tamanho mas mais potentes?

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigada pelas dicas Zogli.. eu por mim aumentava a iluminação, o pior é que a calha esta embutida na tampa do aqua e não sei como vou resolver isto..=x

 

já agora deixo a pergunta, existem lâmpadas com o mesmo tamanho mas mais potentes?

A tua calha é T8? As lâmpadas T8 tem a potência de acordo com o tamanho...Só se mudasses para T5,mas isso só com outra calha.O que podias fazer era um upgrade com umas lâmpadas PLL,aproveitavas só o caixilho da calha e alteravas tudo por dentro,mas terias de arranjar topos e balastros,etc.

 

Mas como tens fetos,anubias e musgo de java esses 45W dão perfeitamente,se fosse a ti concentrava-me mais na fertilização e no CO2.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais