PH - Neutro - O que significa isso?


markyvenus

Recommended Posts

Boa noite!

 

Tenho lido alguns tópicos referentes ao PH da água e sempre observo que há peixes de água alcalina ou ácida e nunca ouço os demais membros do fórum falarem a respeito do PH neutro, pergunto isso, porquê o PH do meu aquárionovo e ciclando; está com o PH neutro; estável faz 01 semana. Por fim, gostaria de saber se os peixes de água alcalina se dão bem com o PH neutro? Obrigado. Obs. a aguá da torneira é alcalina + ou - 6.8.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

Tenho lido alguns tópicos referentes ao PH da água e sempre observo que há peixes de água alcalina ou ácida e nunca ouço os demais membros do fórum falarem a respeito do PH neutro, pergunto isso, porquê o PH do meu aquárionovo e ciclando; está com o PH neutro; estável faz 01 semana. Por fim, gostaria de saber se os peixes de água alcalina se dão bem com o PH neutro? Obrigado. Obs. a aguá da torneira é alcalina + ou - 6.8.

Olá Markyvenus! O facto do teu aqua estar com o PH neutro (7.0) não quer dizer que esteja estável.o PH depende de vários factores,se injectas CO2 no aqua,se tens plantas e troncos ou pedras calcárias,etc.Vê-se se um aqua está estável se a amónia estiver a 0,os nitritos muito baixos e os nitratos a serem produzidos.Com apenas uma semana de ciclagem é muito cedo para o aqua estar com a colonia de bactérias a trabalhar em pleno.Também porque necessitas de algo para alimentar as bactérias,ou comida para peixe ou largares uns caracois e alimenta-los durante 2 semanas,os dejectos deles vão servir como comida às bactérias,sem isso elas não se vão multiplicar. Antes de introduzires o primeiro peixe vê os niveis de amónia,nitritos e nitratos.

 

Disseste que a tua água da torneira é alcalina,mas se tem um PH de +- 6.8 é ácida.És de que região?Aqui em Lisboa onde vivo a água vem a 7.3,ligeiramente alcalina.

 

A maioria dos peixes vive bem em PH 7.0 (neutro),porém é muito melhor colocar peixes que preferem águas alcalinas em PH alcalino,vivem melhor. Vê-se muitas vezes peixes como Néons habitarem aquas de Guppy's e isso quanto a mim é errado,pois um deles estará fora do seu PH. É mais correcto fazer um aqua com peixes de PH ácido e outro aqua com PH alcalino.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A explicação para nao se ler muito sobre PH neutro, ou melhor, por haver pouca gente com esses valores, é mesmo pela exigencia dos peixes, poucas são as espécies que exigem essas condições, por norma ou é mais abaixo ou mais acima:) Mas por exemplo, um peixe que se dá em águas acidades, 6.8, em principio também se aguenta em 7 (ph neutro) e o mesmo se passa com os que necessitam de ph acido, porém o objectivo e o desafio da aquariofilia passa por conseguir atingir exactamente os valores recomendados para as nossas espécies.

 

PH acido < 7

PH neutro = 7

PH Alcalino > 7

 

Que espécies pensas por no teu aqua e ja agora, diz-nos o setup dele (dimensoes, litragem, etc.). O PH é regulavel adicionando certas componentes ao aqua.

 

A ciclagem varia de aquario para aquario, dependendo dos produtos que possas usar, do material que tens, etc..mas 1 semana é sempre muito pouco, tens a ciclar à 1 semana ou esta "estavel" à uma semana?

 

Abraço e continuação:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A explicação para nao se ler muito sobre PH neutro, ou melhor, por haver pouca gente com esses valores, é mesmo pela exigencia dos peixes, poucas são as espécies que exigem essas condições, por norma ou é mais abaixo ou mais acima:) Mas por exemplo, um peixe que se dá em águas acidades, 6.8, em principio também se aguenta em 7 (ph neutro) e o mesmo se passa com os que necessitam de ph acido, porém o objectivo e o desafio da aquariofilia passa por conseguir atingir exactamente os valores recomendados para as nossas espécies.

PH acido < 7

PH neutro = 7

PH Alcalino > 7

 

Que espécies pensas por no teu aqua e ja agora, diz-nos o setup dele (dimensoes, litragem, etc.). O PH é regulavel adicionando certas componentes ao aqua.

 

A ciclagem varia de aquario para aquario, dependendo dos produtos que possas usar, do material que tens, etc..mas 1 semana é sempre muito pouco, tens a ciclar à 1 semana ou esta "estavel" à uma semana?

 

Abraço e continuação:)

 

 

Concordo, tirando o bold.

 

Para mim, devemos tetar ter espécies para o pH da água que temos e não adaptar imenso a água que temos aos peixes que queremos.

 

Eu tambem o faço, tenho um aqua de africanos e o pH anda pelos 9, mas aí é simples. Calcário e siga para bingo. Mais baixo implica uma diminuição da dureza da água e uma maior facilidade em haverem oscilações de pH, o que é pior que ter um pH "errado".

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que isso tambem varia de opiniao para opiniao..concordo com a tua maneira de ver também, mas como se costuma dizer e ler por ai, acima de tudo o importante é a paixao que se tem pelos peixes, depois é possivel moldar o ph, mas concorcordo inteiramente sobre termos que levar isso em conta, pelo menos a nivel de dificuldades é certinho que se encontra mais dificuldades quando se gosta de uma especie com caracteristicas especiais que requer um forte trabalho e manutençao para atingir as caracteristicas que se pretende, ph inclusivé.

 

Mas é outra maneira de ver as coisas, eu pessoalmente e dando voz à minha total inexperiencia, julgo que 1º iria pelo gosto da espécie pensando depois em atingir os valores pretendidos. No meu caso vou optar por especies de mais fácil manutenção, mas penso que nem todos pensam assim.

 

São maneiras de ver as coisas, concordo com as duas se queres que te diga:) Cada caso é um caso, cada pessoa age consoante pensa e acha bem agir, mas dou-te razão (obviamente) que com a tua maneira de pensar e agir o sucesso será mais garantido do que com a minha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos que responderam... Inicialmente, sou do Brasil, Rio de Janeiro, também, sou iniciante no ramo, por isso, ao pesquisar no google, esse forum foi um dos primeiros a aparecer na pesquisa e gostei das colocações.

 

Continuando, quanto aos outros parâmetros, só a amônia eu testei (parâmetro - zero) e o cloro (parâmetro - zero), não penso em injetar CO2.

 

Quano ao setup, há pedras de rio, troncos e plantas resistentes que não precisam de CO2, vou ver se coloco fotos no final de semana.

 

Por fim, esclarecendo, o aquário está ciclando a 01 semaa com água bem clara e sem cheiro e penso em colocar peixes de água alcalina, por isso, a minha dúvida quanto ao PH da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que ninguém se importará por te indicar, se ainda não conheceres, um espaço brasileiro que também tem boa informação. Assim podes comparar os teus valores da agua da torneira com os restantes habitantes do país, entre outras coisas que aqui nao se fala tanto.

 

Aquaonline

 

 

Neste forum - aquariofilia.net - também há muito pessoal brasileiro que te poderá dar algum termo de comparação sobre os valores da tua água.

 

Boa sorte.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos que responderam... Inicialmente, sou do Brasil, Rio de Janeiro, também, sou iniciante no ramo, por isso, ao pesquisar no google, esse forum foi um dos primeiros a aparecer na pesquisa e gostei das colocações.

 

Continuando, quanto aos outros parâmetros, só a amônia eu testei (parâmetro - zero) e o cloro (parâmetro - zero), não penso em injetar CO2.

 

Quano ao setup, há pedras de rio, troncos e plantas resistentes que não precisam de CO2, vou ver se coloco fotos no final de semana.

 

Por fim, esclarecendo, o aquário está ciclando a 01 semaa com água bem clara e sem cheiro e penso em colocar peixes de água alcalina, por isso, a minha dúvida quanto ao PH da água.

É assim,colocaste comida para peixes no aqua? Sem comida para peixes ou sem peixes não irás fazer o ciclo.A amonia está a zero porque ainda não tens nada que a produza no aqua.É melhor não colocares peixes nestas condições,ou então coloca um peixe que seja resistente,durante 3 semanas.Eu colocava pequenos pedaços de comida durante 2 semanas,depois apenas um peixe mais uma.

 

Se tens a água da torneira ácida,opta por peixes dessas caracteristicas,Néons,Cardinais,Viuvas,etc.Toma atenção para não colocares predador/presa.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.