Iliminação AJUDA


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aqua em casa que montei a algum tempo! Fui apreendendo sozinho a ler uma coisas aqui no forum e na net mas as minhas plantas nao crescem pq nao tenho ilimunação adequada... Queria saber que tipo de iluminação punha no aqua, o meu aqua tem 80 comprimento, 30 largura e 40 de altura! Tenho uma tampa em madeira feita por mim que tem 80 de comp. 22 de larg. e 10 de altura e tem 6 lampadas tipo economizadoras de energia! Não sei nada de iluminação de aquas... Se quiserem posso enviar foto! Ajudem me sff!

 

Cumprimentos

Salvador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um aqua em casa que montei a algum tempo! Fui apreendendo sozinho a ler uma coisas aqui no forum e na net mas as minhas plantas nao crescem pq nao tenho ilimunação adequada... Queria saber que tipo de iluminação punha no aqua, o meu aqua tem 80 comprimento, 30 largura e 40 de altura! Tenho uma tampa em madeira feita por mim que tem 80 de comp. 22 de larg. e 10 de altura e tem 6 lampadas tipo economizadoras de energia! Não sei nada de iluminação de aquas... Se quiserem posso enviar foto! Ajudem me sff!

 

Cumprimentos

Salvador

 

a regra mais utilizada aqui no forum é a regra de que a iluminação tem que ser pelo menos maior ou igual a 0,5W por litro..ora ,se tu tens sensivelmente 90 litros nesse aqua..devias ter pelo menos 45W de luz nessa calha que fizeste.o problema é que são lampadas economizadoras...eu já cometi o mesmo erro..construi uma calha com lampadas economizadoras e o resultado não tem mesmo nada a ver com o resultado de colocares lampadas T5, T8 ou até as PC...O que te aconselho a fazer é refazeres essa calha com Umas T8 (equivalente a 75W de luz ou a volta disso)se não quiseres gastar muito dinheiro, visto os balastros para este tipo de lamp. seresm mais baratos pois nao necessitam de ser electrónicos.Assim já ficas com uma luz bastante boa e podes variar os espectros das lampadas conforme achares melhor..

Agora, tens que ter em conta que não é apenas a luz que faz as plantas crescer e sim um conjunto de factores que tens que lhes dar..assim como nutrientes,CO2 e uma boa manutenção...

Tudo o que disse esta aqui no forum.TUDO

Basta pesquisares, nomeadamente na secção DIY e Plantas

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um aqua em casa que montei a algum tempo! Fui apreendendo sozinho a ler uma coisas aqui no forum e na net mas as minhas plantas nao crescem pq nao tenho ilimunação adequada... Queria saber que tipo de iluminação punha no aqua, o meu aqua tem 80 comprimento, 30 largura e 40 de altura! Tenho uma tampa em madeira feita por mim que tem 80 de comp. 22 de larg. e 10 de altura e tem 6 lampadas tipo economizadoras de energia! Não sei nada de iluminação de aquas... Se quiserem posso enviar foto! Ajudem me sff!

 

Cumprimentos

Salvador

 

Boas,

 

Tudo vai depender de que tipo de plantas queres manter.

 

Com essas dimensões isso terá +/- 96 l brutos, com descontos deve andar pelos 80 l certo?

 

Podes optar pelas PLL ou pelas T8. Podes ver no patrocinador Aquaeden.

 

PLL - 2 x 55w (cada uma tem 53.5cm)

 

T8 - 4 x 25w (cada um tem 74cm).

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço a resposta! Não percebo nada de lampadas e dessas coisas! O q sáo essas lampadas T8?? e balastro como monto isso?? Tenho Co2 e ponho um fertilizante de plantas! penso faltar apenas a luz... Obrigado

 

Cumprimentos

Salvador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu post, onde está escrito PLL e T8 são links, clikas lá e vais para um tópico sobre as lâmpadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto a temperatura da cor quatos K ponho?? Acho que vou optar por 2 x 55 W PLL

 

Cumprimentos

Salvador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto a temperatura da cor quatos K ponho?? Acho que vou optar por 2 x 55 W PLL

 

Cumprimentos

Salvador

 

Normalmente utilizada é a 6500 k, são boas para as plantas e aos nossos olhos não deixam a água de cor amarela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.