Ainda a escolher a Fauna ...


João Teixeira

Recommended Posts

Até agora e depois de devidamente plantado decidi optar por colocar :

 

5 Plati (1 macho e 4 femeas)

 

Estou agora na dúvida em relação à equipa de limpeza, nomeadamente se deverei colocar 2 exemplares de apenas uma destas espécies de Corys :

  • Corydoras sodalis
  • Corydoras panda
  • Corydoras albina
  • Corydoras aeneus

Pergunto isto porque segundo o que li, as aeneus penso serem as mais resistentes, as panda são lindas embora dificeis de encontrar em Coimbra, e as albinas que vi parecem frenéticas não estando muito tempo ocupadas na limpeza do fundo ... sendo as sodalis consideradas para aquas de 60 litros no mínimo ou mais ... Quais as que por vossa experiência limpam melhor o fundo ? e deverão ser adquiridas para um aqua de 30 litros (35 x 25 x 35)

 

Tenho reparado que algum 'verdete' se tem estabelecido no aquário, embora nenhum para já nos vidros, apenas numa pedra, filtro e no tubo da oxigenação, pelo que considero a possibilidade de adquirir igualmente um Otocinclus spp. será que apenas um servirá para o aqua que tenho ou sentir-se-ia muito sozinho ?

 

Sendo assim teria para o aqua a seguinte fauna:

 

5 Plati

2 Cory (a definir a espécie com a vossa ajuda)

1 Oto (eventualmente 2 ....)

 

Com filtro cascata de 250 l/h (~8 x o aqua), boa oxigenação e plantado total no aqua e considerando tpa's de ~5 Litros semanais não deverei ter problemas com a carga organica ...

 

Em relação a algas segundo o que li ficaria precavido, visto ter lido que os plati sempre conseguem ajudar na limpeza das algas filamentosas, se eventualmente aparecerem ... e os que entretanto nascerem serão para dar.

 

Agradecia muito as vossas opiniões em relação à equipa de limpeza.

 

Obrigado!

Editado por Jota-T
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Corydoras aeneus são bastante resistentes, mas a maioria das outras tb o são... penso que n terás grandes problemas a cuidar das panda, eu ia pra essas.

 

Para as algas em questão, o ideal seria um SAE, mas tendo em conta o tamanho do aqua, o otto será suficiente. Sinceramente n sei bem o que dizer qto ao número... já "ouvi" de tudo, desde a serem muito territoriais a serem muito "carentes". Eu mantenho três em 50L e nunca tive problemas... Assim sendo, eu acho que dois ottos, duas corys e as platis vão fazer um bom serviço :mrgreen:

 

E já agora, uma opinião pessoal: acho que essa selecção de peixes é muito gira: cor, forma e movimento:)

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, vem em linha de conta com o contei ser o ideal, mas como no diagnóstico dos médicos gostaria de obter mais opiniões para consubstanciar a minha linha de pensamento ou então para a deitar por terra e fazer com que aprenda algo novo :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Corydoras aeneus são bastante resistentes, mas a maioria das outras tb o são... penso que n terás grandes problemas a cuidar das panda, eu ia pra essas.

 

Para as algas em questão, o ideal seria um SAE, mas tendo em conta o tamanho do aqua, o otto será suficiente. Sinceramente n sei bem o que dizer qto ao número... já "ouvi" de tudo, desde a serem muito territoriais a serem muito "carentes". Eu mantenho três em 50L e nunca tive problemas... Assim sendo, eu acho que dois ottos, duas corys e as platis vão fazer um bom serviço bigsmile

 

E já agora, uma opinião pessoal: acho que essa selecção de peixes é muito gira: cor, forma e movimento:)

 

Boa sorte!

 

 

Os SAE, só se sentiria bem num aqua de 100 litros (em estado adulto, pode atingir os 15cm)

 

Eu ia para as cory panda e 2 ottos. A questão aqui é realmente o excesso de residentes com que poderás ficar.

 

Ficas com 9 peixes num aqua de 30L ( que pelo que percebi, com areao, decoração e plantas, fica mais reduzido), mas é como tudo, pelas "regras" da escolha de espécies por litragem, esta exagerado, pelo que já vi na prática de muitos outros aquariofilistas. Esta na média:)

 

Abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá uma olhada no meu... lol

Também tem 30L e também exagerei na quantidade de peixes, o que nos primeiros tempos causou algumas baixas, especialmente entre os menos resistentes neons.

Mas o truque é ires adicionando lentamente mais carga organica... mas só a experiencia te acaba por ensinar como cuidar o melhor possivel dos teus peixes!

Já agora, se tens o aqua plantado, uma boa opção eram também os camarões. São pequenos (bons para o volume do aquario), limpam tanto o fundo como as plantas, e são resistentes... excepto se forem comidos! bigsmile

Caso queiras manter mesmo peixes, a opção por duas corys e dois oto's parece razoavel :P mas cuidado com o sitio onde compras otos, que eles muitas vezes estão enfraquecidos nas lojas e acabam por não resistir à mudança das condiçoes da agua!

 

Boa sorte com o novo aqua!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.