MiguelSCosta Publicado Dezembro 1, 2007 Share Publicado Dezembro 1, 2007 O que pensam os entendidos sobre a junção de Melanochromis cyaneorhabdos Aos meus: . Metriaclima estherae (Blue) (5) . Cynotilapia afra (Cobue) (6) . Pseudotropheus spec."Acei Tanzanian Black" (3) ?????? abraço, são 250L brutos e estamos a falar da junção de juvenis que consoante os comportamentos e sexos irão sendo separados. Cumprimentos, Miguel Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Monteiro Publicado: Dezembro 1, 2007 Share Publicado: Dezembro 1, 2007 (editado) Boas, quando se trata do género Melanochromis é preciso ter sempre algum cuidado no que diz respeito ao seu temperamento, no entanto, a espécie em questão não é de todo das mais agressivas. Se me falasses de um Auratus diria que seria muito arriscado juntares com as outras espécies que tens e que por sinal têm igualmente personalidades muito vincadas (caso por exemplo das Metriaclimas Estherae). Os Acei serão dos mais calminhos e em minha opinião, para 250 litros não terás grandes problemas ou pelo menos conseguirás controlá-los. Obviamente que tens de levar em linha de conta o número de machos que tens presente em cada uma das espécies (desconheço) porque, embora juvenis, tenho a certeza que logo cedo começarão a rivalizar pelo território e por conseguinte a realçar a sua agressividade. Um abraço, Editado Dezembro 1, 2007 por Marco Monteiro Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MiguelSCosta Publicado: Dezembro 2, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 2, 2007 Boas,quando se trata do género Melanochromis é preciso ter sempre algum cuidado no que diz respeito ao seu temperamento, no entanto, a espécie em questão não é de todo das mais agressivas. Se me falasses de um Auratus diria que seria muito arriscado juntares com as outras espécies que tens e que por sinal têm igualmente personalidades muito vincadas (caso por exemplo das Metriaclimas Estherae). Os Acei serão dos mais calminhos e em minha opinião, para 250 litros não terás grandes problemas ou pelo menos conseguirás controlá-los. Obviamente que tens de levar em linha de conta o número de machos que tens presente em cada uma das espécies (desconheço) porque, embora juvenis, tenho a certeza que logo cedo começarão a rivalizar pelo território e por conseguinte a realçar a sua agressividade. Um abraço, Pois... Neste momento só sei mesmo quantos machos tenho de Metriaclima estherae (2 machos para 3 fêmeas). Obrigado. Cumprimentos, Miguel Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Monteiro Publicado: Dezembro 3, 2007 Share Publicado: Dezembro 3, 2007 Pois... Neste momento só sei mesmo quantos machos tenho de Metriaclima estherae (2 machos para 3 fêmeas).Obrigado. Então podes começar já a pensar em manter apenas um trio desses meninos (M*F*F), caso contrário um dos machos vai ter sérios problemas. Um abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MiguelSCosta Publicado: Dezembro 3, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 3, 2007 hummm, mas os macho têm 2cm ainda... são bastante mais pequenos que as fêmeas. Não posso deixar as 3 fêmeas? E não sabendo qual dos macho vai acasalar com elas, até quando é que posso deixá-los a ambos no aquário? Quando um deles acasalar será já muito tarde para o outro se safar? Será melhor tirar rapidamente um dos macho e ter esperança na virilidade do outro? abraço Cumprimentos, Miguel Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Monteiro Publicado: Dezembro 3, 2007 Share Publicado: Dezembro 3, 2007 hummm, mas os macho têm 2cm ainda... são bastante mais pequenos que as fêmeas. Não posso deixar as 3 fêmeas? E não sabendo qual dos macho vai acasalar com elas, até quando é que posso deixá-los a ambos no aquário? Quando um deles acasalar será já muito tarde para o outro se safar? Será melhor tirar rapidamente um dos macho e ter esperança na virilidade do outro? abraço Com 2 cm ainda são pequenitos, não te preocupes para já. Assim que começarem as confusões, retiras um dos machos. Abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
papuca Publicado: Dezembro 13, 2007 Share Publicado: Dezembro 13, 2007 Olá Miguel, eu tive um trio de Melanochromis cyaneorhabdos e tive de me ver livre deles pois eram os peixes mais agressivos que tinha no aquário (tinha no momento Caureleus, Saulosi e Lombardoi), e mesmo assim não era o dominante, nem o maior, por isto é capaz de se equivaler em termos de agressividade às tuas Metriaclima e Cynotilapia. E de facto eles não se vão confundir, pois o Melanochromis tem um padrão diferente de todos os outros que tens. As fêmeas é que são um pouco sem graça, parecem uns carapaus, mas o macho é um espectáculo de cor. Quanto aos machos que poderás ter a mais, quando os peixes aproximarem os 4/5cm e se notares que estão com tamanhos muito próximos, aconselho-te a deixar só um macho o mais depressa possível, pois se um decide matar o outro, não dura mais de 15 minutos. Infelizmente aconteceu-me há pouco tempo com uns Acei iguais aos teus. Os machos tinham perto dos 6cm e não são nada agressivos comparados com as restantes espécies que tens. Cumprimentos, Moisés Pereira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MiguelSCosta Publicado: Dezembro 14, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 14, 2007 Epa, esqueci-me de assinalar para receber avisos de resposta a este tópico e só por acaso vi que um tópico meu estava no topo da lista do fórum Malawi... Obrigado pela resposta. Realmente o que me levou a interessar por eles foi ter visto o macho... Acho que para já vou manter-me quieto quanto à aquisição de novos peixes, os acei são os que estão maiorzitos de momento, pelo que vou começar a estar atento a eles. Tenho um muito escuro e um quase cinzento, pelo que julgo serem de sexos diferentes. Já o terceiro tem um tom intermédio, mas fica a esperança de mais uma fêmea;-) abraço Cumprimentos, Miguel Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts