Melanochromis cyaneorhabdos


MiguelSCosta

Recommended Posts

O que pensam os entendidos sobre a junção de Melanochromis cyaneorhabdos

 

Aos meus:

 

. Metriaclima estherae (Blue) (5)

 

. Cynotilapia afra (Cobue) (6)

 

. Pseudotropheus spec."Acei Tanzanian Black" (3)

 

??????

 

abraço, são 250L brutos e estamos a falar da junção de juvenis que consoante os comportamentos e sexos irão sendo separados.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

quando se trata do género Melanochromis é preciso ter sempre algum cuidado no que diz respeito ao seu temperamento, no entanto, a espécie em questão não é de todo das mais agressivas. Se me falasses de um Auratus diria que seria muito arriscado juntares com as outras espécies que tens e que por sinal têm igualmente personalidades muito vincadas (caso por exemplo das Metriaclimas Estherae). Os Acei serão dos mais calminhos e em minha opinião, para 250 litros não terás grandes problemas ou pelo menos conseguirás controlá-los. Obviamente que tens de levar em linha de conta o número de machos que tens presente em cada uma das espécies (desconheço) porque, embora juvenis, tenho a certeza que logo cedo começarão a rivalizar pelo território e por conseguinte a realçar a sua agressividade.

 

 

Um abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

quando se trata do género Melanochromis é preciso ter sempre algum cuidado no que diz respeito ao seu temperamento, no entanto, a espécie em questão não é de todo das mais agressivas. Se me falasses de um Auratus diria que seria muito arriscado juntares com as outras espécies que tens e que por sinal têm igualmente personalidades muito vincadas (caso por exemplo das Metriaclimas Estherae). Os Acei serão dos mais calminhos e em minha opinião, para 250 litros não terás grandes problemas ou pelo menos conseguirás controlá-los. Obviamente que tens de levar em linha de conta o número de machos que tens presente em cada uma das espécies (desconheço) porque, embora juvenis, tenho a certeza que logo cedo começarão a rivalizar pelo território e por conseguinte a realçar a sua agressividade.

Um abraço,

 

Pois... Neste momento só sei mesmo quantos machos tenho de Metriaclima estherae (2 machos para 3 fêmeas).

Obrigado.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... Neste momento só sei mesmo quantos machos tenho de Metriaclima estherae (2 machos para 3 fêmeas).

Obrigado.

 

Então podes começar já a pensar em manter apenas um trio desses meninos (M*F*F), caso contrário um dos machos vai ter sérios problemas.

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummm, mas os macho têm 2cm ainda... são bastante mais pequenos que as fêmeas.

 

Não posso deixar as 3 fêmeas? E não sabendo qual dos macho vai acasalar com elas, até quando é que posso deixá-los a ambos no aquário? Quando um deles acasalar será já muito tarde para o outro se safar?

 

Será melhor tirar rapidamente um dos macho e ter esperança na virilidade do outro?

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummm, mas os macho têm 2cm ainda... são bastante mais pequenos que as fêmeas.

 

Não posso deixar as 3 fêmeas? E não sabendo qual dos macho vai acasalar com elas, até quando é que posso deixá-los a ambos no aquário? Quando um deles acasalar será já muito tarde para o outro se safar?

 

Será melhor tirar rapidamente um dos macho e ter esperança na virilidade do outro?

 

abraço

 

 

Com 2 cm ainda são pequenitos, não te preocupes para já. Assim que começarem as confusões, retiras um dos machos.

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Miguel,

 

eu tive um trio de Melanochromis cyaneorhabdos e tive de me ver livre deles pois eram os peixes mais agressivos que tinha no aquário (tinha no momento Caureleus, Saulosi e Lombardoi), e mesmo assim não era o dominante, nem o maior, por isto é capaz de se equivaler em termos de agressividade às tuas Metriaclima e Cynotilapia. E de facto eles não se vão confundir, pois o Melanochromis tem um padrão diferente de todos os outros que tens. As fêmeas é que são um pouco sem graça, parecem uns carapaus, mas o macho é um espectáculo de cor.

 

Quanto aos machos que poderás ter a mais, quando os peixes aproximarem os 4/5cm e se notares que estão com tamanhos muito próximos, aconselho-te a deixar só um macho o mais depressa possível, pois se um decide matar o outro, não dura mais de 15 minutos. Infelizmente aconteceu-me há pouco tempo com uns Acei iguais aos teus. Os machos tinham perto dos 6cm e não são nada agressivos comparados com as restantes espécies que tens.

 

Cumprimentos,

Moisés Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, esqueci-me de assinalar para receber avisos de resposta a este tópico e só por acaso vi que um tópico meu estava no topo da lista do fórum Malawi...

 

Obrigado pela resposta. Realmente o que me levou a interessar por eles foi ter visto o macho... Acho que para já vou manter-me quieto quanto à aquisição de novos peixes, os acei são os que estão maiorzitos de momento, pelo que vou começar a estar atento a eles. Tenho um muito escuro e um quase cinzento, pelo que julgo serem de sexos diferentes. Já o terceiro tem um tom intermédio, mas fica a esperança de mais uma fêmea;-)

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais