Planorbis, ampulárias e Tuberculata.


papuca

Recommended Posts

Olá ppl,

 

o Planorbis é ideal para plantados (como foi dito pelo nosso amigo Zogli!), mas será também para Malawi?

 

Alguns tempos atrás comprei duas ampulárias na ornimundo, coloquei na cresce Malawi que tenho (60cm) e duraram três dias. Optei agora pelos Tuberculata, tendo em conta que são mais resistentes, mas no Malawi comunitário não sobra comida nenhuma pois as pestes dos Mbunas comem tudo. Isto leva-me a estas questões:

 

Será que tenho de esconder comida debaixo do areão para alimentar os Tuberculata?

 

Será que posso optar pelos Planorbis para a cresce Malawi (já os tenho num "plantado")?

 

As ampulárias são sensíveis a trocas de água (água da torneira apenas com descanso com pedra difusora para remoção de cloro)?

 

Muito obrigado desde já ppl.

Moisés Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Papuca! Qual p PH que tens nesse aqua? Se calhar as ampulárias morreram porque sentiram a diferença de PH,provavelmente viveram a vida toda num PH acido. É melhor escolheres caracois jovens e habitua-os ao novo PH,mete-os num recipiente e introduz a nova água e retirando a antiga gradualmente.Porque para muitos caracois,PH alcalinos e com um alto GH são melhores para eles,desde que se habituem.

 

Quanto aos Planorbis são muito resistentes,adaptar-se-ão muito bem de certeza.Quanto à alimentação coloca vegetais meio-cozidos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Zogli,

 

de facto o PH é 8, mas tinha lido algures no fórum que as ampularias não ligavam ao PH?!? por isso nem a adaptação fiz à nova água. E de facto elas já eram grandes! Deve ter sido esse o problema.

 

Uma outra questão, os caracois podem ciclar um aquário?

 

Cumprimentos,

Moisés Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Zogli,

 

de facto o PH é 8, mas tinha lido algures no fórum que as ampularias não ligavam ao PH?!? por isso nem a adaptação fiz à nova água. E de facto elas já eram grandes! Deve ter sido esse o problema.

 

Uma outra questão, os caracois podem ciclar um aquário?

 

Cumprimentos,

Moisés Pereira

Qualquer animal sente as mudanças de PH e as ampulárias não são diferentes.Arranja-as pequeninas,muito jovens adaptam-se melhor.Aqui no fórum arranjas.

 

Eu fiz o ciclo a todos os meus aquas com Planorbis Corneus.Envio 5 ou 6 lá para dentro,meto uma pastilha de peixes de fundo ocasionalmente e passado 3 a 4 semanas tenho o ciclo já em andamento quando meto o primeiro peixe. E para os caracois é canja,são muito resistentes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Será que tenho de esconder comida debaixo do areão para alimentar os Tuberculata?

 

acho os tuberculata uma boa escolha, ate porque existe tambem uma variante de tuberculatas no lago malawi, para os alimentares, basta fazeres como o zogli disse ou entao optar por colocar pastilhar para peixes de fundo, que polui menos a agua do aqua...

 

Será que posso optar pelos Planorbis para a cresce Malawi (já os tenho num "plantado")?

 

poder podes, mas na minha opiniao nao condiz pois ao contrario dos tuberculata, nao existem no Malawi

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de facto o PH é 8, mas tinha lido algures no fórum que as ampularias não ligavam ao PH?!? por isso nem a adaptação fiz à nova água. E de facto elas já eram grandes! Deve ter sido esse o problema.

 

 

primeiro, que tudo, o problema foi um choque osmotico por uma mudança brusca dos parametros da agua, pois por nao ligarem ao ph, apenas nos diz que se adaptam facilmente a ph´s alcalinos e acidos, mas nao dispensao nunca uma abientaçao :)

 

 

Uma outra questão, os caracois podem ciclar um aquário?

 

sim, claro que podes, e é a maneira mais correcta de fazeres...na minha opiniao

 

espero ter ajudado

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pinguim,

 

foram boas a vossas dicas, e de facto acho que os Tuberculata ficam melhor em Malawi, não só pelo biótopo mas também pelo facto de só estarem activos durante a noite, quando os possíveis predadores estão a dormir. Mas mesmo assim, de vez em quando lá conseguem desenterrar um de dia, mas com a concha que têm, os Mbunas não parecem ter hipótese. Vou continuar com os Planorbis no plantado e ver se os Tuberculata safam-se com as pastilhas para plecos que tenho colocado (Isto para o comunitário Malawi, na cresce sobra muita comida).

 

Muito obrigado pessoal.

 

Fiquem bem.

Moisés Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...

Olá Papuca! Qual p PH que tens nesse aqua? Se calhar as ampulárias morreram porque sentiram a diferença de PH,provavelmente viveram a vida toda num PH acido. É melhor escolheres caracois jovens e habitua-os ao novo PH,mete-os num recipiente e introduz a nova água e retirando a antiga gradualmente.Porque para muitos caracois,PH alcalinos e com um alto GH são melhores para eles,desde que se habituem.

 

Quanto aos Planorbis são muito resistentes,adaptar-se-ão muito bem de certeza.Quanto à alimentação coloca vegetais meio-cozidos.

 

ola ja agora aproveito este forum :), podes-me dizer que tipo de vegetais os planorbis comem eu devo ter prai uns 60 no aquario :drool3:

e se esses vegentais nao farao mal aos meus guppys ;)

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais