Killis


pamivelmo

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Como alguns ja devem ter percebido, sou mais um futuro aquariofilista, pelo menos pseudo-aquariofilista, ehehe.

 

Nas minhas imensas pesquisas diárias sobre o assunto, deparei-me com a vossa associação e respectivas espécies.

 

O que eu gostava de saber é se a killiofilia é para iniciados, pessoas que nunca tiveram nenhum aqua, que é o meu caso.

 

Tenho um 60 x 40 x 40, 54L , com iluminação 75w, filtro 50 - 300L/H.

 

Relativamente à flora, ando a ver e pensei em:

 

Anubia ana

Cryptocoryne Willisii

Lysimachia Nummularia

Musgo de Java

Feto de Java

Riccia

Sagitária Subulata

Rotala Rotundifolia

 

 

O que eu queria saber, é se caso dê para me virar para estas espécies, quais são as que mais se adequam a este setup e em que quantidades devo ter cada sub-espécie (casal, trio, etc.). Relembro que nunca tive um aquário, só agora tenho as noções básicas da aquariofilia. Vou por este fim de semana o meu aquário a fazer o ciclo, ainda nem as plantas tenho, por isso ainda posso mudar ;).

 

 

Fico à espera de uma opinião vossa, já que são os experts na materia:)

 

Abraço e obrigado

Editado por pamivelmo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Nessa fase provavelmente a killifilia não é a melhor das hipóteses para si, no entanto há algumas espécies "fáceis" com as quais poderia eventualmente ter sucesso...

 

Nesse sentido indico-lhe que normalmente não usamos areão (o que nos limita em termos de plantas, normalmente usamos apenas musgo de java, fetos de java ou plantas envasadas(cryptocorynes maioritariamente)) nos nossos aquários pois facilita, e muito, as tarefas de limpeza....

 

Afirmo que provavelmente este não é o melhor caminho pois raramente os aquários de killis têm a beleza que os aquariófilos iniciantes querem nos seus aquas.....

 

 

se mesmo assim optar por fazer parte desta "família" dou-lhe desde já as boas vindas

 

 

Com os melhores cumprimentos

Ricardo António

APK209

Ricardo António

APK 209

KCA165

FORUM APK -->WWW.APK.PT/FORUM

Participem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Nessa fase provavelmente a killifilia não é a melhor das hipóteses para si, no entanto há algumas espécies "fáceis" com as quais poderia eventualmente ter sucesso...

 

Nesse sentido indico-lhe que normalmente não usamos areão (o que nos limita em termos de plantas, normalmente usamos apenas musgo de java, fetos de java ou plantas envasadas(cryptocorynes maioritariamente)) nos nossos aquários pois facilita, e muito, as tarefas de limpeza....

 

Afirmo que provavelmente este não é o melhor caminho pois raramente os aquários de killis têm a beleza que os aquariófilos iniciantes querem nos seus aquas.....

se mesmo assim optar por fazer parte desta "família" dou-lhe desde já as boas vindas

Com os melhores cumprimentos

Ricardo António

APK209

 

Olá!

 

Possivelmente vou entrar sim, com um segundo aquario:), vou criar um comunitário e um para killi´s.

 

Trate-me por tu que eu sou um joBemmm:)

 

Obrigado pelas dicas, quantas mais melhor.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Nessa fase provavelmente a killifilia não é a melhor das hipóteses para si, no entanto há algumas espécies "fáceis" com as quais poderia eventualmente ter sucesso...

 

Nesse sentido indico-lhe que normalmente não usamos areão (o que nos limita em termos de plantas, normalmente usamos apenas musgo de java, fetos de java ou plantas envasadas(cryptocorynes maioritariamente)) nos nossos aquários pois facilita, e muito, as tarefas de limpeza....

 

Afirmo que provavelmente este não é o melhor caminho pois raramente os aquários de killis têm a beleza que os aquariófilos iniciantes querem nos seus aquas.....

se mesmo assim optar por fazer parte desta "família" dou-lhe desde já as boas vindas

Com os melhores cumprimentos

Ricardo António

APK209

 

 

Boas!

 

Há algumas hipóteses para elaborar aquários bonitos... eu tenho cá em casa 1 fortemente plantado com vários casais de Aphyosemion australe Gold e um casalito de Austrolebias nigrippinis. Tem também uns camarõesitos e umas ampularias marfins. Como gostei da experiência vou tentar colocar mais uns assim dentro de casa... e no barraco ficam os feiotes apenas com as mops. Por isso há sempre alternativas para quem se quer aventurar na killifilia gradualmente sem avançar logo para a nossa habitual "saudável barbaridade" de dezenas de aquários só com musgo, fetos e mops.

 

Um abraço

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora outra questão, o não dever ter killis inicialmente centra-se apenas por puder ficar desiludido porque a estetica nao e tao boa, ou por questoes de manutençao?

Editado por pamivelmo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja tudo o que não é rivulus é bonito...

Tudo o que é rivulus (feitotes) no barraco!

 

P.s- Peço desculpa este offtopic mas não resisti à hipótese de provocar aqui o meu amigo Ricardo "Rivulus" Santos (eu sei que te estavas a referir aos aquários em si...)!

 

 

"Sai um Rivulus xiphidius para a mesa do canto!" ;)

 

Vê é se arranjas umas importações de Rivulus para cá e deixa-te de peixes maricas... :silly: Ando aqui com umas ideias de montar uns nanos cá em casa e a maior parte deles vão ter Rivulus... vamos lá ver se não fico só pelas ideias... bang

 

Quanto à tua questão pamivelmo... quando apenas pretendes criar killies de uma forma controlada, ou seja uma única espécie / população por aquário, o areão só atrapalha... questões de facilidade de manutenção (leia-se limpeza dos fundos).

 

Há espécies complicadas e espécies simples... o facto de poderes ter uma desilusão centra-se no aspecto que a estética não é tão boa... num aquário como já anteriomente referi. Mas se montares um aquário bem plantado e bem decorado, não há por que ficar desiludido. Aliás, continuo a achar que os killies são os peixes ideais para nanos...

 

Há apenas um senão... enquanto se tiveres um casal de guppies num aquário bem plantado poderás ter muito sucesso com a reprodução, com os killies não contes muito com isso...torna-se bem mais complicado.

 

Um abraço

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma razão para gostar desta espécie.

 

Não gosto de coisas fáceis..ehheh..gosto de algo em que tenhamos que usar a cabeça, ter cuidados e que haja desafio para atingir o sucesso, o fácil perde a piada:p

 

Estou cada vez mais inclinado em ter o meu comunitario sim sr, mas a ter um Nano, mais barato e mais pequeno para um casal de Killis, para tentar integrar-me nesta especie que nada tem de vulgar.

 

 

Vou ver se arranjo um nano de 30 ou 40L para ter 1 ou 2 casais, tenho que ler mais sobre o assunto para ver quais as condicões ideias, se vivem em casais, trios, a quantidade por litro..etc..etc..

 

Obrigado pelas dicas:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma razão para gostar desta espécie.

 

Não gosto de coisas fáceis..ehheh..gosto de algo em que tenhamos que usar a cabeça, ter cuidados e que haja desafio para atingir o sucesso, o fácil perde a piada:p

 

Estou cada vez mais inclinado em ter o meu comunitario sim sr, mas a ter um Nano, mais barato e mais pequeno para um casal de Killis, para tentar integrar-me nesta especie que nada tem de vulgar.

Vou ver se arranjo um nano de 30 ou 40L para ter 1 ou 2 casais, tenho que ler mais sobre o assunto para ver quais as condicões ideias, se vivem em casais, trios, a quantidade por litro..etc..etc..

 

Obrigado pelas dicas:)

 

Boas

 

Só uma correção... não digas nesta "espécie"... os killies são centenas de espécies diferentes... bowdown

 

Dá uma vista de olhos pelas mensagens aqui do fórum... vais encontrar muita informação sobre a manutenção dos killies... em caso de dúvida pergunta... tens aqui muito "boa gente" para te ajudar...

 

Ah... bem vindo ao hobby mais viciante que existe: a "Killifilia" :)

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão e obrigado pela correcção:)

 

Vou ver que espécies posso ter num aqua mais pequeno.

 

Esclareçam-me so uma coisa, se não colocam areao ou substracto no fundo, como agarram o musgo de java, o feto de java, etc..?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão e obrigado pela correcção:)

 

Vou ver que espécies posso ter num aqua mais pequeno.

 

Esclareçam-me so uma coisa, se não colocam areao ou substracto no fundo, como agarram o musgo de java, o feto de java, etc..?

 

Não agarramos... anda tudo à solta... ou então colocamos um peso nas raízes dos fetos... bowdown

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não agarramos... anda tudo à solta... ou então colocamos um peso nas raízes dos fetos... bowdown

 

Ricardo Nuno Santos

 

 

So truques:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
uma coisa.

pode-se ter killies juntamente com mollys?

 

Poder podes, desde que não seja uma espécie agressiva, mas de qualquer maneira, com killies num aquário de mollys não vais safar nem um alevim delas, porque se há coisa que os killies gostam, é de comida viva... :P

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais