areia da praia


carl0os

Recommended Posts

Boas...antes de mais desculpem estar sempre a fazer perguntas..mas voces sabem e eu nao...a questao e a seguinte...eu sempre tive ciclideos com

areia da praia no aquario...o aquario era pequeno e tinha muita areia...a areia fazia me subir o pH o que era bom pois eles davam-se bem com o aquario alto...Agora eu adequiri um aquario(360lts) so com discus e pos no fundo cerca de 20kg de areia da praia so para agarrar algumas plantidas

e tapar o fundo...a minha duvida e a seguinte faz mal aos discus?

 

os testes de pH que eu fiz nao sao expilcidos o da treta da me um pH de 8...e um de de folha que me deram...que e utilizado na marinha

para testes da agua da-me pH de 7 / 7.5....qual sera o mais certo?

 

Obrigado

Editado por carl0os
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...antes de mais desculpem estar sempre a fazer perguntas..mas voces sabem e eu nao...a questao e a seguinte...eu sempre tive ciclideos com

areia da praia no aquario...o aquario era pequeno e tinha muita areia...a areia fazia me subir o pH o que era bom pois eles davam-se bem com o aquario alto...Agora eu adequiri um aquario(360lts) so com discus e pos no fundo cerca de 20kg de areia da praia so para agarrar algumas plantidas

e tapar o fundo...a minha duvida e a seguinte faz mal aos discus?

 

os testes de pH que eu fiz nao sao expilcidos o da treta da me um pH de 8...e um de de folha que me deram...que e utilizado na marinha

para testes da agua da-me pH de 7 / 7.5....qual sera o mais certo?

 

Obrigado

sendo uma agua "normal" com ph normal, usando essa areia da praia, vai fazer sempre que suba o teu ph. ir até ph 8 não é nada dificil, até provavelmente sera o que esta certo.

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu caro,

 

Antes de mais convem saber qual o pH normal da tua água, para perceber qual o impacto que a areia da praia poderá ter na água.

 

A areia da praia é constituida na sua maioria por sílica, teoricamente inofensiva para peixes e plantas, contudo, tem um grande teor de elementos calcáreos (restos de conchas e carapaças) que poderão fazer aumentar o pH da água e, mais importante do que o pH, a sua dureza.

 

Digo isto porque referes que o aquário tem ou terá só discus! Ora é sabido que os Discus provêm de água extremamente moles e de pH baixo... e poderás estar a criar condições exactamente opostas, pH elevado e dureza média a alta.

 

Se o pH pode não ser muito crítico (há quem mantenha discus em pH de 7 e 7,5, se bem que não concordo) já a dureza da água poderá ser um problema a partir do momento que interfere com os mecanismos de osmoregulação dos peixes que estão "preparados" para lidar com concentrações de sais na água muito reduzidos. Não é por acaso que muitas das pessoas que mantêm Discus e outros peixes de águas moles e de baixo pH, utilizam água destilada ou sistemas de osmose inversa para as TPA's.

 

A areia da praia é mais adequada para aquários de ciclideos africanos e marinhos e não é, certamente, a melhor opção para quem quer manter plantas!

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem areia da praia e ciclideos americanos , não combinam nesses termos que referes , quanto ás plantas bem é sabido que a areia da praia é rica em minerais .O crescimento de plantas se forem de ph acido é morte certa ás plantitas , assim como aos peixitos , porque garantido que o ph vai subir acima de 8.

 

Usa-se como foi dito em ciclideos africanos . ou quem quer ter molinésias outra forma de criar ph alcalino para elas é adicionar parte de areia de praia ao substrato , assim como algumas variantes de invertebrados (nossos amigos red cherrys) gostam de ph alcalino , mas Discos não , e apesar de poderem estar bem a ph altos , leva o seu periodo de habituação mas não é o ideal , mesmo em discos de cativeiro ,sabendo que há quem os tenha assim em ph alcalino mas ronda os 7,4 , nada de 8´s pra cima , isso é morte certa chama-se alcalinose , pode ser rápido ou lenta consoante o peixe .

 

Solução , retira pelo menos metade dessa areia e mete substrato(a JBL tem um excelente caro mas ideal) no meio pode ser até turfa que compras no aki 3 euros 20L (demora mais a deixar de largar detritos na água) com uma dose de areao ao teu gosto , podes comprar areia do rio tb no AKI , 2,5 euros 25kg , ou branca de rio tb , se bem que os discos gostam de coisas mais sombrias . Podes também adicionar turfa no filtro ( tem propria para filtros compras em loja de aquariofilia) , e eu uso folhas de amendoeira da india que também ajuda em várias coisas , além de baixar o PH , sendo uma folha que inicia o processo de decomposição , faz isso , e mata muita bicheza da água pelas suas propriedades .um abraço , espero que ajude estas dicas.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...obrigado pelas dicas...acho que vou mesmo entao passar para areia do rio

e alguma turfa...ja agora como e que aplico a turfa?

 

Outra questao se eu por pedra do rio e nao areia?Sempre a mais sombrio.

 

desculpem la outra vez as perguntas..pareço um garoto na idade dos porques :D

 

Obrigado

Editado por carl0os
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...obrigado pelas dicas...acho que vou mesmo entao passar para areia do rio

e alguma turfa...ja agora como e que aplico a turfa?

 

Outra questao se eu por pedra do rio e nao areia?Sempre a mais sombrio.

 

desculpem la outra vez as perguntas..pareço um garoto na idade dos porques :twisted:

 

Obrigado

 

 

Olá , no problem .... pergunta há vontade. A turfa tens duas versões que escrevi, os sacos de terra (turfa) para vasos , que funciona como substrato para plantas , fica no meio da areia da praia e da areia de rio e o que compras para meter em filtros externos .São próprias para se meter num dos copos do filtro externo.

 

Quanto as pedras de rio atenção de que

rio e zona , porque existe zonas de águas calcárias, = pedras calcárias na zona desse rio.

 

Podes testar o que metes no aqua de decors desse tipo metendo num balde de água da torneira e sabendo os parametros que tem a dita água ao metere lá algo dentro em 24horas testas e vÊs se a água muda de PH , por exemplo, dureza de carbonatos KH, e Dureza geral GH , estes testes são importantes , como o de amonia , fosfato, nitrites, nittratos, co2, ferro , todos estes testes vão ser de grande uso porque pelo que percebi queres ter Discos num plantado, um bom desafio :silly: .

 

Podes também comprar pedrinhas de silica preta que ajudam a escurecer o fundo , mas a areia de rio normal é acastanhada , sem problemas .um abraço.

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , no problem .... pergunta há vontade. A turfa tens duas versões que escrevi, os sacos de terra (turfa) para vasos , que funciona como substrato para plantas , fica no meio da areia da praia e da areia de rio e o que compras para meter em filtros externos .São próprias para se meter num dos copos do filtro externo.

 

Quanto as pedras de rio atenção de que

rio e zona , porque existe zonas de águas calcárias, = pedras calcárias na zona desse rio.

 

Podes testar o que metes no aqua de decors desse tipo metendo num balde de água da torneira e sabendo os parametros que tem a dita água ao metere lá algo dentro em 24horas testas e vÊs se a água muda de PH , por exemplo, dureza de carbonatos KH, e Dureza geral GH , estes testes são importantes , como o de amonia , fosfato, nitrites, nittratos, co2, ferro , todos estes testes vão ser de grande uso porque pelo que percebi queres ter Discos num plantado, um bom desafio :D .

 

Podes também comprar pedrinhas de silica preta que ajudam a escurecer o fundo , mas a areia de rio normal é acastanhada , sem problemas .um abraço.

Jose Palma

 

Obrigado...Ja fiquei esclarecido...agora vou ver os preço e a qualidade do material que encontro...depois dou novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais