pamivelmo Publicado Novembro 26, 2007 Publicado Novembro 26, 2007 Olá a todos. Esta é a minha primeira participação no fórum, mas vou procurar o sitio correcto para me apresentar Depois de ler um bocado (muito..lol) sobre o assunto e já estar dentro da matéria, pelo menos para me iniciar neste "hobbie", gostaria de saber o que acham do que vou comprar e se está tudo ok, se posso avançar com a compra:P Aquario 60 x 30 x 30 - 54L Filtro 75w Iluminação 75w O objectivo é criar um aquário comunitário com: 2 Platty´s - 2 femeas e 1 macho 4 guppy´s - 2 femeas e 2 machos 2 Molly - 1 macho e uma femea Penso que isto seja o ideal, embora gostasse de por mais 2 caudas espada - 1 macho e uma femea, embora me parece já muito residente para o espaço que tem, que acham? Também pelo que vi é importante ter limpa vidros ou limpa fundos ne? será preferivel abdicar de uma das espécies que mencionei para colocar um ou dois desta especie? Gostaria ainda de plantar qualquer coisa, mas ainda não sei bem pelo que optar, tenho que ver o que é mais fácil de plantar e manter, para não me por já em aventuras, se me puderem dar umas dicas, agradecia:) Quanto à manutenção, conto fazer TPA´s semanais de 5 litros de água, acham bom, exagerado ou insuficiente? Vou ter o aquário no próximo fim de semana e depois deixo-o 1 semana a fazer o ciclo, apenas ponho la um casal de peixes de uma das espécies que mencionei. Dêm me a vossa opinião:) Abraço e obrigado Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Smoklin Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 Vais instalar um termostato ou não?' Convem comprares, por exemplo: -(Tu das o caso de teres 3 platis, pelo o que percebi) convem ser uma fêmea e dois machos, os guppies então é fatal, além de dar.te muita mais cor ao aquario, akredita k em breve irás ter ainda mais cor, hehehe, compras três machos e uma femea apenas, convem comprares talvez umas corys, eu tenho corys "palaetus" e são demais nunka param. E tambem tenho um limpa-vidros... Quando tiveres o aquario montas tudo e deixas, no minimo 3 semanas não é nada aconselhavel pores lg peixes, eu sei que custa teres ali o aquario sem nd mas eu quando montei o meu plea primeria vez esperei cerca de um semana e kualker coisa e introudzi os peixes, olha foi fatal em cerca de 10 peixes apenas fikem com dois o cory e uma guppie -.-' Não comecei a muito tempo mas estes são os meus concelhos, plantas , poderei dizer que estas são muito boas: -Eleocharis "Mínima" -Musgo de Java -Cabomba Verde -Sagitária Penso que estas plantas além de bonitas são faceis... hehe mas atenção convem comprares adubo para elas, e vitaminas! Dá Noticias... Abraços e espero que tenha ajudado! Citar
pamivelmo Publicado: Novembro 26, 2007 Autor Publicado: Novembro 26, 2007 Obrigado pela resposta:) Vou por termostato sim:) Quanto ao introduzir peixes após a 1ª semana, pelo que li é importante colocar peixes passado pouco tempo para ajudar ao ciclo para a agua ficar nas condições ideais, deve-se colocar peixes mais resistentes, é assim ou nao? Sempre pensei que mais machos que femeas poderia dar barulho:), mas também tenho que ter cuidado porque em 54L de agua nao posso colocar peixes à maluca. Limpa vidros para eventualmente comer algas e tal, acho indispensavel. Vou esperar mais opinioes:) Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
winterburn Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 Olá a todos. Esta é a minha primeira participação no fórum, mas vou procurar o sitio correcto para me apresentar Depois de ler um bocado (muito..lol) sobre o assunto e já estar dentro da matéria, pelo menos para me iniciar neste "hobbie", gostaria de saber o que acham do que vou comprar e se está tudo ok, se posso avançar com a compra:P Aquario 60 x 30 x 30 - 54L Filtro 75w Iluminação 75w O objectivo é criar um aquário comunitário com: 2 Platty´s - 2 femeas e 1 macho 4 guppy´s - 2 femeas e 2 machos 2 Molly - 1 macho e uma femea Na minha opinião mais fêmeas que machos é indispensável. Na proporção de 2 para 1 ou mesmo de 3 para 1. Quanto ao resto. Filtro de 75W? o que queres dizer com isso? Filtro interno, externo, e de que capacidade de filtragem? (litros por hora) Tal como já aqui foi dito, é necessário um aquecedor (esse sim de 75 ou 100W). Penso que isto seja o ideal, embora gostasse de por mais 2 caudas espada - 1 macho e uma femea, embora me parece já muito residente para o espaço que tem, que acham? Com 50 litros +- fica-te por 12 peixes adultos, já a contar com os de fundo. Se os guppies, espadas, platies ou mollies se reproduzirem, depressa o aquário começa a ficar pequeno Também pelo que vi é importante ter limpa vidros ou limpa fundos ne? será preferivel abdicar de uma das espécies que mencionei para colocar um ou dois desta especie? Uma sugestão para peixes de fundo: 2 Corydoras 2 Ottocinclus Gostaria ainda de plantar qualquer coisa, mas ainda não sei bem pelo que optar, tenho que ver o que é mais fácil de plantar e manter, para não me por já em aventuras, se me puderem dar umas dicas, agradecia:) Para plantas precisas de areão. Há vários tipos e depende do gosto pessoal de cada um. Não esquecer que é preciso lavar-lo muito bem antes de o introduzir no aquário. Quanto a plantas, é precisamente o que tu dizes. De fácil manutenção para começar. Procura no site da tropica (há outros, eu é que gosto mais desse) quais as que são de mais fácil manutenção e começa por aí. Começa por por mais plantas do que peixes. As plantas são o melhor filtro natural que conheces. Alem disso para as espécies de peixes que referes são óptimos refúgios para futuros recem nascidos. A disposição fica ao teu gosto pessoal, mas como regra... plantas grandes atrás, plantas pequenas à frente. Quanto à manutenção, conto fazer TPA´s semanais de 5 litros de água, acham bom, exagerado ou insuficiente? Se tirares um balde de agua (10l), ou seja, dois garrafões não perdes nada. Evita meter agua directamente da torneira. Tem cloro e faz mal aos peixes. Na semana anterior deixa a os garrafões que enches de agua nova destapada para o cloro evaporar, e troca por essa agua na semana seguinte. Vou ter o aquário no próximo fim de semana e depois deixo-o 1 semana a fazer o ciclo, apenas ponho la um casal de peixes de uma das espécies que mencionei.Dêm me a vossa opinião:) Abraço e obrigado Para começares, mete apenas as plantas. As que puderes, quantas mais melhor que se adequem ao que queres e ao que tens. Uma semana após mete os Corydoras. Ao mesmo tempo que comprares os peixes de fundo compra também 3 teste essenciais para saberes como está a tua agua de inicio: Teste de pH Teste de Amónia. Teste de Nitritos. O aquário vai ciclar, e apenas quando voltares a ter os valores de amónia e nitritos a zero é que te aconselho a meter o resto dos peixes. Antes não. Em média o ciclo demora um mês. Se procurares no forum há imensa informação sobre isso de casos semelhantes de colegas nossos. Abraço e boa sorte. Mais duvidas é só colocar, estamos todos aqui é para ajudar. Citar Nuno Monteiro Os meus aquários: Amazonic Marriage Tropical Winter
pamivelmo Publicado: Novembro 26, 2007 Autor Publicado: Novembro 26, 2007 Excelente:) Obrigado pela resposta..quanto ao filtro, disse uma bacoradazinha:) O filtro é interno, aquarel fan1 plus 50 - 30L/h, é suficiente? O termostato é que é de 75w:) Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
pamivelmo Publicado: Novembro 26, 2007 Autor Publicado: Novembro 26, 2007 ja agora, que tipo de areao é aconselhavel para as plantas? Areia Sílica 2 a 3 mm - esta serve para plantar? ou areia é mesmo diferente do dito areao? Abraço e obrigado pelas dicas Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
winterburn Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 Excelente:) Obrigado pela resposta..quanto ao filtro, disse uma bacoradazinha:) O filtro é interno, aquarel fan1 plus 50 - 30L/h, é suficiente? O termostato é que é de 75w:) Acho que esse filtro é de 300L/h e não de 30... faltou um zero... É só uma impressão. Se assim for é suficiente Citar Nuno Monteiro Os meus aquários: Amazonic Marriage Tropical Winter
winterburn Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 ja agora, que tipo de areao é aconselhavel para as plantas? Areia Sílica 2 a 3 mm - esta serve para plantar? ou areia é mesmo diferente do dito areao? Abraço e obrigado pelas dicas Desde que seja poroso, e não seja demasiado grosso ou demasiado fino, serve um qualquer se a finalidade não for a construção de um aquário mais dedicado às plantas do que aos peixes. É tudo uma questão de gosto pessoal. Areia de silica serve, mas talvez seja fina demais, mas é como te digo, isso já é mais ao gosto de cada um. Desde que não altere os valores da água como é o caso de areia calcária por exemplo, está tudo bem. Isto para iniciar como é claro. Mas escolhe bem o areão, porque não é coisa que chegues e não gostes... e mudas. Implica desmontar o aqua todo o que não é muito agradável. Para resumir tudo o que disse: Escolhe um nem muito grande nem muito pequeno a uma cor que te agrade. Acho que é suficiente. PS: Quanto melhor começares, menos trabalho a corrigir erros no futuro terás. Abraço Citar Nuno Monteiro Os meus aquários: Amazonic Marriage Tropical Winter
pamivelmo Publicado: Novembro 26, 2007 Autor Publicado: Novembro 26, 2007 Desde que seja poroso, e não seja demasiado grosso ou demasiado fino, serve um qualquer se a finalidade não for a construção de um aquário mais dedicado às plantas do que aos peixes. É tudo uma questão de gosto pessoal. Areia de silica serve, mas talvez seja fina demais, mas é como te digo, isso já é mais ao gosto de cada um. Desde que não altere os valores da água como é o caso de areia calcária por exemplo, está tudo bem. Isto para iniciar como é claro. Mas escolhe bem o areão, porque não é coisa que chegues e não gostes... e mudas. Implica desmontar o aqua todo o que não é muito agradável. Para resumir tudo o que disse: Escolhe um nem muito grande nem muito pequeno a uma cor que te agrade. Acho que é suficiente. PS: Quanto melhor começares, menos trabalho a corrigir erros no futuro terás. Abraço Ja agora, tens sujestao de um areao adequado? O meu objectivo é criar este aqua, nao mt grande, para depois investir num em condições, ou até em mais que um, é uma área que me fascina mas ainda nao tinha "arrancado" agora quero começar pa ver o que sai daqui e depois logo se ve:) Abraço e mais uma vez obrigado pelas dicas Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
pamivelmo Publicado: Novembro 26, 2007 Autor Publicado: Novembro 26, 2007 Acho que esse filtro é de 300L/h e não de 30... faltou um zero... É só uma impressão. Se assim for é suficiente Tens toda a razão, é 300L/H Abraço Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Ricardo Diogo Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Só para dizer que o smoklin disse para pores 3 macho e 1 fêmea, está errado, e é ao contrário. 2/3 macho por cada fêmea. Decide bem o que queres e não povoes demais o aqua. Para esse tamanho, eu metia um casal de apistos ou rams ou então saltava logo para um casal de tanganikas. se meteres viviparos, só um tipo. Escolhes. Não é necesário meteres peixes para todos os niveis de água. As corys substituem-se por camarões, por exemplo... Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
pamivelmo Publicado: Novembro 27, 2007 Autor Publicado: Novembro 27, 2007 (editado) Só para dizer que o smoklin disse para pores 3 macho e 1 fêmea, está errado, e é ao contrário. 2/3 macho por cada fêmea. Decide bem o que queres e não povoes demais o aqua. Para esse tamanho, eu metia um casal de apistos ou rams ou então saltava logo para um casal de tanganikas. se meteres viviparos, só um tipo. Escolhes. Não é necesário meteres peixes para todos os niveis de água. As corys substituem-se por camarões, por exemplo... Boas ricardo. Antes de mais obrigado pela tua resposta, mas deixas-te me com algumas duvidas. Porque achas que não devo por mais que 1 especie de viviparos? Quanto aos corys por camaroes, para já não era isso que queria, estou virado para os peixes para ja. Já agora, qual seria para ti a fauna ideal para este aquario dentro do que mencionei? Abraço e obrigado Editado Novembro 27, 2007 por pamivelmo Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
pamivelmo Publicado: Novembro 27, 2007 Autor Publicado: Novembro 27, 2007 Entretanto sugiro uma fauna que gostava: casal de guppys casal de platys casal Apistogramma Panda casal Tanichthys albonubes casal Corydoras elegans Total 10 peixes com media de 5 cm´s. Se calhar é exagerado né? terei que abdicar de um casal talvez, o aqua tem 54Litros. Serão todos compativeis? Ainda ando a pensar nisso, tenho tempo que so para a semana é que vou por o aqua a fazer o ciclo. Abraço Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Ricardo Diogo Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Entretanto sugiro uma fauna que gostava: casal de guppys casal de platys casal Apistogramma Panda casal Tanichthys albonubes casal Corydoras elegans Total 10 peixes com media de 5 cm´s. Se calhar é exagerado né? terei que abdicar de um casal talvez, o aqua tem 54Litros. Serão todos compativeis? Ainda ando a pensar nisso, tenho tempo que so para a semana é que vou por o aqua a fazer o ciclo. Abraço Isso é para escolher un e só uns, certo? É que não vai dar para pores sequer duas dessas escolhas. Agora... Corydoras acho que fica um bocado despido. Tanichtys são peixes de cardume. Uma boa opção para teres alguns peixes. No teu caso, 8 ou 10. Apistos, só um casal, mais nada. Pode parecer que é pouco, mas depois vais gostar. platys ou guppies, só um trio ou quatro, sempre só com um macho e o resto fêmeas. Podes tambem, caso aches graça, colocar um casal de kribensis. Eu, em 20 litros, tenho neolamprologus brevis. Podes por similis... No fundo, procura, mas essas hipóteses estão respondidas. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
pamivelmo Publicado: Novembro 27, 2007 Autor Publicado: Novembro 27, 2007 (editado) Isso é para escolher un e só uns, certo? É que não vai dar para pores sequer duas dessas escolhas. Agora... Corydoras acho que fica um bocado despido. Tanichtys são peixes de cardume. Uma boa opção para teres alguns peixes. No teu caso, 8 ou 10. Apistos, só um casal, mais nada. Pode parecer que é pouco, mas depois vais gostar. platys ou guppies, só um trio ou quatro, sempre só com um macho e o resto fêmeas. Podes tambem, caso aches graça, colocar um casal de kribensis. Eu, em 20 litros, tenho neolamprologus brevis. Podes por similis... No fundo, procura, mas essas hipóteses estão respondidas. Bem, devo tar enganado entao :D , pelo que li a escala é de 1cm de peixe por cada litro de água, ou seja, 10 guppys de 5 cm´s em 50 litros. Não poderei ter em vez dos 10 guppys por - um casal guppys + um casal de platys + 2 Apistogramma Panda + 2 limpa fundos /vidros? (por exemplo estes) Não faz sentido este raciocinio? agora fiquei baralhado:P Abraço Editado Novembro 27, 2007 por pamivelmo Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Ricardo Diogo Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Bem, devo tar enganado entao :D , pelo que li a escala é de 1cm de peixe por cada litro de água, ou seja, 10 guppys de 5 cm´s em 50 litros. Não poderei ter em vez dos 10 guppys por - um casal guppys + um casal de platys + 2 Apistogramma Panda + 2 limpa fundos /vidros? (por exemplo estes) Não faz sentido este raciocinio? agora fiquei baralhado:P Abraço Essa "fórmula", como muitas outras, não é para ser levada à letra. Imagina um peixe que fique com 40 cms de comprimento. Podes meter no teu aqua de 54 litros? Óbvio que não. No teu, pensa assim: não ligues a peixes de fundo. Ou, no máximo, para não ouparem espaço, 2 ottocinclus (eu não punha, mais espaço e são tambem peixes que gostam de andar acompanhados por semelhantes). depois, escolhe um casal (caso sejam peixes "de casal" - apistos, rams, kribs) ou uma tripla ou, no máximo, 4 (3 fêmeas/1 macho). Os ovoviviparos são muito "chatos" com as fêmeas, logo tens de dispersar atenções. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
pamivelmo Publicado: Novembro 27, 2007 Autor Publicado: Novembro 27, 2007 Essa "fórmula", como muitas outras, não é para ser levada à letra. Imagina um peixe que fique com 40 cms de comprimento. Podes meter no teu aqua de 54 litros? Óbvio que não. No teu, pensa assim: não ligues a peixes de fundo. Ou, no máximo, para não ouparem espaço, 2 ottocinclus (eu não punha, mais espaço e são tambem peixes que gostam de andar acompanhados por semelhantes). depois, escolhe um casal (caso sejam peixes "de casal" - apistos, rams, kribs) ou uma tripla ou, no máximo, 4 (3 fêmeas/1 macho). Os ovoviviparos são muito "chatos" com as fêmeas, logo tens de dispersar atenções. Ricardo, mais uma vez obrigado pela tua ajuda. Vou ver para onde me virar, gostava de ter alguma quantidade de peixes, mas realmente nao me interessa nada prejudica-los. Vou ver se opto por um casal ou uma tripla, vou ver isso bem dentro do que é mais facil de manter sem grandes problemas para nao os prejudicar. Vou por bastantes plantas, depois se por acaso tiverem filhotes, penso logo noutro aquario, dai querer começar por um mais modesto com espécies faceis de manter, para me ir habituando aos testes, aos cuidados a ter..etc..etc.. 1 casal de apistos, 3 guppys e um ou 2 limpa fundos (por realmente gostar deste tipo de peixe) já me agradavam bastante, mas é como digo, a cima de tudo o bem estar dos "bixos". Como disse, tenho muito tempo pa decidir isso ja que so daki a 1 mes ou mais e que posso por peixes:) Mais uma vez, obrigado pelas dicas. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Recommended Posts