Rocha morta para Rocha viva


Recommended Posts

Boas pessoal. Eu nao tenho quase nenhum conhecimento especifico sobre agua salgada em aquario mas vim aqui em nome de um projecto escolar.

 

Já decidido com preços e tudo o aquario ficará com 500L ( 2/0.5/0.5, em metros). Até ai tudo bem ...mas isto requer 100Kg de Rocha viva pelo que eu tenho lido por aqui. Gostava de saber:

 

- Como colonizar a rocha morta? ( com algum produto, etc)

 

- O tempo de espera até começar a ciclar ( e já agora o tempo do ciclo ate introduçao dos peixes) de acordo com estas dimensoes.

 

- Que tipo de rocha deverá ser colonizada e onde arranjar.

 

- E, finalmente, a rocha pode ser introduzida logo aseguir de encher o aqua e começar a colonizar?

 

Bem depois disto tudo, era mesmo uma grande ajuda se me podessem responder =)

O objectivo era não gastar mesmo dinheiro em Rocha viva mas opiniões sao bem vindas !

 

Obrigado, Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

 

Vou comecar a responder seguido os teus pontos

 

-A rocha morta so se vai colonizar bem se estiver num aquario com rocha viva para gastares pouco com referiste o melhor era 50% de morta e 50% de viva.

 

- Assim que introduzires rocha viva o ciclo começa e pode demorar de 1mês ate 3 meses so no final desse ciclo deves introduzir alguns peixes

 

-Se for viva ou morta tenta sempre da melhor qualidade aqui nao tentes poupar (quem poupa aqui esta errado)

 

- Pode e deve ser logo colocada

 

penso que e sempre bom alertar pois não vi nada que o referisse mas antes do que acabei de te responder tens de ter uns equipamentos que são fundamentais para um aquario ex. escumador, calha de luz, bombas de circulação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela resposta. Mas o que realmente gostava de saber era se dá para colonizar rocha morta e torna la viva sem ter rocha viva no aqua. Isto é se ha alguma produto a venda ou assim.

 

Cumps

 

Que eu saiba não existe produto que possa fazer isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela resposta. Mas o que realmente gostava de saber era se dá para colonizar rocha morta e torna la viva sem ter rocha viva no aqua. Isto é se ha alguma produto a venda ou assim.

 

Cumps

Não há e mesmo que houvesse, sendo algo completamente anti-natura, não recomendaria que fosse utilizado... a pressa é inimiga da perfeição :grab:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela resposta. Mas o que realmente gostava de saber era se dá para colonizar rocha morta e torna la viva sem ter rocha viva no aqua. Isto é se ha alguma produto a venda ou assim.

 

Isso seria o mesmo que esperar que um pedaço de deserto se transformasse num ano num roseiral :grab:

 

Não é com "algum produto" que vais arranjar os milhares de bichinhos que vêm com a rocha viva... Claro que podes comprar 1Kg de rocha viva de muito boa qualidade e esperar que colonize 50Kg de rocha morta... Vais ter é que esperar uns anitos.

 

Se tiveres 20Kg de rocha viva e 20 de rocha morta daqui a um ano já deve estar colonizada. E se tivers 50Kg de rocha viva e meteres 10 de rocha morta fica colonizada ao fim de 2 ou 3 meses... Só tens de decidir quanto tempo queres esperar :(

 

Eu devo ter cerca de 70Kg de viva e uns 50Kg de morta. Ao fim de quase 1 ano é que noto que a morta está cheia de bichinhos e com bastante coralina, mas demorou.... Eu fazia um esforço para meter pelo menos metade de rocha viva.. Se achas muito cara nas lojas (16 a 20€ / Kg) tenta comprar em 2ª mão a alguem num forum. Mesmo pagando a viagem para a ir buscar fica muito mais barata, e consegue-se por vezes rocha melhor que a das lojas, porque já vem com polipos de alguns coraizitos.

 

Já agora, não é pior comprar de varios sitios diferentes em vez de comprar tudo no mesmo sitio, porque a fauna tende a ser bastante variada de sitio para sitio. Eu fui comprando em 6 ou 7 sitios diferentes, sendo a maior parte em 2ª mão e valeu bem a pena. No inicio tinha mais rocha morta, mas fui substituindo por rocha viva e passando a morta para a sump.

 

Boa sorte com o reef...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já decidido com preços e tudo o aquario ficará com 500L ( 2/0.5/0.5, em metros).
De certeza que pensaram bem nestas medidas? A meu ver isso vai parecer um caixão, 200*50*50 ;) , no minimo recomendava que fosse feito com 200*60*60 ou 200*60*70. 50cm de profundidade é muito pouco, não dá profundidade para se fazer em condições um layout a 3D, bem como a altura, empilhadas 3 rochas e estão esgotados esses 50cm ;) , é só a minha opinião...

 

Quanto à rocha já te disseram tudo.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

boa tarde .gostaria de saber como comprar rocha viva aqui no fórun,a quem posso comprar,e o preço por quilo.porque nas lojas o mais barato que consegui foi 16 euros .tenho um aquario de 1,80 por 60 por 70. e so tenho + ou - 30 kilos de rocha viva.ja agora andam aparecer um caracois esverdiados e acastanhados no aquario que so aparecem a noite sera que faz mal?tenho que tiralos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais